Resumo das alterações
Gerais
Faturamento
- ERP-52356
Nota Fiscal Eletrônica v4.0
NF-e: Tipo de Emissão "Formulário de Segurança"
Devido à necessidade da impressão do Danfe em contingência, porém sem haver a transmissão da NF, foram adicionados os tipos de emissões FS-IA "Formulário de Segurança" e FS-DA "Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico".
A utilização destes emisões é para a situação em que exista algum impedimento para obtenção da autorização de uso da NF-e, como por exemplo, um problema no acesso à internet ou a indisponibilidade da SEFAZ de origem do emissor.
Neste caso, o emissor pode optar pela emissão da NF-e em contingência com a impressão do DANFE em Formulário de Segurança.
O envio das NF-e emitidas nesta situação para SEFAZ de origem será realizado quando cessarem os problemas técnicos que impediam a sua transmissão.
Para utilizar o Formulário de Segurança, deve-se acessar as configurações da NF-e (através do menu “Parametrização” botão “Configurações”), e alterar o campo "Tipo Emissão:" para FS-DA ou FS-IA. Após realizar a configuração, o sistema estará apto para a geração do arquivo Danfe com as informações do Formulário de Segurança.
O processo de geração do Danfe em FS, é idêntico como se fosse realizar a transmissão da NF para a Sefaz, deve-se filtrar e selecionar os documentos a serem gerados e pressionar o botão “NFe Completo” e aguardar realizar a geração do XML e Danfe, que salvará o no diretório informado nas configurações.
A única diferença entre a emissão em Normal e FS, é que, não haverá comunicação com a Sefaz, isso quer dizer que, o sistema apenas gerará o XML e o Danfe.
Processo a ser realizado após cessar o problema:
Após cessar o problema será necessário realizar a mudança do tipo de emissão para NORMAL, e transmitir para a Sefaz os documentos gerados em FS.
Para identificação das NF geradas em FS, foi disponibilizado na tabela ao lado do campo "Status NF" o campo "Tipo Emissão", a informação apresentada neste campo é o tipo de emissão que foi transmitido para a Sefaz, e para os casos de FS o sistema informará "GERADO DANFE FS", após transmissão e aceite da Sefaz, este campo continuará com a informação "GERADO DANFE FS" e será apresentado no campo "Status NF" como "Autorizado".
Observações:
- A definição do tipo de emissão do documento se é FS-IA ou FS-DA, é por conta da empresa, visto que a diferença é o formulário no qual será impresso as informações do Danfe.
- O sistema somente disponibilizará o formulário retrato com canhoto superior para geração do Danfe, caso haja a necessidade de outro tipo de formulários será necessário solicitar o desenvolvimento do mesmo.
- A configuração do formulário nas configurações da NF-e é por conta de cada empresa, então quando alterar o tipo de emissão para FS, será necessário rever as informações do Danfe.
- O sistema não realizará a cópia dos arquivos gerados (XML e DANFE) para o caminho informado nas configurações, campo “Diretório de cópia dos arquivo(s) após transmissão”.
Labels