...
Possibilitar o vínculo entre projeto e almoxarifado, de modo que os saldos de estoque por projetos podem ser obtidos por meio dos saldos de estoque destes almoxarifados.
UTILIZAÇÃO
Para a utilização desta funcionalidade, primeiramente deve-se cadastrar um "almoxarifado modelo", no "Cadastro de Almoxarifados". Este "almoxarifado modelo", assim chamado, pode possuir qualquer código, descrição e configuração que o usuário desejar. Este será utilizado posteriormente quando da criação dos projetos de último nível, ou seja, projetos que possuem seu tipo igual ao nível de projetos configurado nos "Parâmetros da Contabilidade" (será explicado mais a frente). A figura 01 ilustra a criação de um almoxarifado modelo:
ativar o parâmetro "Controle de Almoxarifado por Projeto", bem como, informar o "Almoxarifado Modelo", conforme ilustra a figura 01.
1. Criar parâmetro no módulo “Estoque” chamado “Controle de Almoxarifado por Projeto”. Este campo somente ficará ativo, permitindo que seja selecionado, caso o campo “Níveis de Projetos” no parâmetro da contabilidade seja diferente de “0”.
Este campo será preenchido como padrão a opção “N - Não”.
*Observação:
• Uma vez ativado, o será gravado log da ativação do parâmetro.
3. Criar um campo no “Cadastro de Projetos” chamado “Almoxarifado”. Este campo deverá exibir o almoxarifado gerado automaticamente para o projeto. O código do almoxarifado será sequencial de quatro dígitos, composto por uma letra e três números.
Não será permitindo ao usuário alterar este código.
Este campo estará visível somente se o parâmetro “Controle de Almoxarifado por Projeto” seja informado “S - Sim”.
3.1. Ao cadastrar um novo projeto o sistema deve gerar automaticamente um almoxarifado padrão para este, utilizando a parametrização do almoxarifado modelo automático – item 2.
*Observação:
• Somente nos projetos analíticos que são os projetos correspondentes ao último nível que a empresa está usando, conforme campo “Níveis de Projetos” no parâmetro da contabilidade.
4. Caso a empresa esteja utilizando o “Controle de Almoxarifado por Projeto”, ao realizar qualquer lançamento que seja necessário informar almoxarifado, o sistema deverá preencher automaticamente o campo almoxarifado do documento com o almoxarifado que estiver amarrado ao projeto cadastro de projeto, não permitindo ser alterado pelo usuário. Caso seja detectado alguma inconsistência entre o almoxarifado informado no cadastro de projeto X almoxarifado do documento, deverá ser exibido uma mensagem de alerta e não permitir que salve o documento.
4.1 Processos previstos para modificação: Solicitação de Compras, Pedido de Compra, Nota Fiscal de Entrada, Pedido de Venda, Nota Fiscal de Saída, Ordem de Produção, Requisição de Material, Vale de Produção, Movimentação Interna.
*Observação:
• Esta condição deve alterar o preenchimento automático do almoxarifado padrão do produto (que é realizado em algumas telas).
• Para os “Pedidos de Vendas” onde o projeto é preenchido somente no rateio gerencial do documento, a informação passará a ser preenchida na linha do item, onde através do projeto selecionado o sistema preencherá o almoxarifado e ao efetivar o pedido levará automaticamente o projeto para o rateio gerencial, neste caso, o centro de custo também deverá ser preenchido na linha do item.
• Se o parâmetro “Controle de Almoxarifado por Projeto” seja informado “S - Sim” passará a ser obrigatório o preenchimento destes campos.
5. Todos os lançamentos existentes no sistema que tenham a informação do projeto devem ser contabilizados considerando esta informação.
Hoje o sistema não está levando para a contabilidade o projeto amarrado ao processo de produção (Vale de Produção, Movimentação Interna, Requisição de Material, MOD, GGF, Etc.), sendo necessário esta alteração para que o sistema trate esta situação, eliminando diferenças no resultado da empresa e no controle dos projetos.