...
Após realizar a movimentação do produto, o cadastro do controle de série não poderá ser alterado, ou seja, se o produto nasce controlando número de série então o mesmo não poderá deixar de controlar, e vice-versa.
Figura 01 - Cadastro do Produto, campo Controla Série
...
Não é possível controlar Lote e Série no mesmo produto ao mesmo tempo.
Documento de entrada
No documento de entrada, após preencher os dados do cabeçalho e itens, será necessario coletar os números de série dos equipamentos que controlam série. Do lado esquerdo da janela "Documento de Entrada" terá a opção "Série" para realizar o cadastro, conforme indicado na figura 02.
Figura 02 - Documento de Entrada, cadastro de Série
Ao clicar no botão "Série" será apresentado a janela para coletar os números de série que poderá ser feito manualmente ou por leitura de código de barras. Cada produto terá um número de série que será único no sistema.
Para o processo de importação será necessario coletar os números de série antes de realizar o recebimento do material.
Na figura 03 é possível verificar a janela de recebimento das Séries do equipamento.
Figura 03 - Recebimento do Código de Série
Produção
Visto que o rastreio é apenas de um código de série por produto, o atendimento da série do equipamento no documento de entrada foi alterado, e a janela de séries não permitirá alterar a quantidade, sendo o valor fixo igual a um (1), o sistema já possui uma validação para que inclua a quantidade de série igual à quantidade de produto que está entrando na empresa;
Exemplo: Ao cadastrar um documento de entrada que possua produto com que controle de a série, e que este produto possuir a quantidade igual a 10 itens, na janela de série do equipamento deve possui 10 códigos série do mesmo produto.
No cadastro de requisição de matéria prima o sistema realizará automaticamente o lançamento dos itens que controlam série, e será incluso o código de série por ordem de entrada, esse processo será realizado nos atendimentos de requisição do tipo 1, tipo 2 e atendimento automático. Foi criado também um novo botão apenas na janela de Requisição de Matéria Prima, e esse botão terá como principal função a visualização ou alteração dos códigos de série lançados automaticamente para os produtos que controlam série, para visualizar as séries lançadas é necessário selecionar um item no quadro "Itens da Requisição de Material" e abrir a janela de série pelo novo botão. Na Figura 04 é possível ver a janela de Requisição de Matéria Prima com o novo botão de "Série".
Figura 04 - Requisição de Matéria Prima
Faturamento
Movimentação Interna
Para incluir o rastreio pelo número de série dos equipamentos é necessario acessar o cadastro do "Produtos" > "Complementos" > "Complementos 1" no campo "Controla Série".
Ao incluir que o produto possui rastreio do número de série
Quando o produto possui controle por série (a verificação do controle por série do produto é realizado em "Produtos" > "Complementos" > "Complementos 1" no campo "Controla Série"), porem ao utilizar o produto na o sistema não realiza o rastreio do número de série do produto.
No cadastro do produto deverá ser informado se o produto será controlado por número de série. O controle de número de série do produto não poderá ser alterado se o produto for movimentado, ou seja, se o produto nasce controlando número de série então o mesmo não poderá deixar de controlar, e vice-versa.
Visto que o rastreio é apenas de um código de série por produto, o atendimento da série do equipamento no documento de entrada foi alterado, e a janela de séries não permitirá alterar a quantidade, sendo o valor fixo igual a um (1), o sistema já possui uma validação para que inclua a quantidade de série igual à quantidade de produto que esta entrando na empresa;
Exemplo: Ao cadastrar um documento de entrada que possua produto com controle de série, e que este produto possuir a quantidade igual a 10 itens, na janela de série do equipamento deve possui 10 códigos série do mesmo produto.
No cadastro de requisição de matéria prima
Após o preenchimento dos dados do cabeçalho e itens será necessario coletar os números de série dos equipamentos que controlam série, para realizar a coleta foi disponibilizado do lado esquerdo da janela "Documento de Entrada" a opção "Série" para realizar o cadastro, conforme indicado na figura 02.
Figura 02 - Documento de Entrada, cadastro de Série
Ao clicar no botão "Série" será apresentado uma janela para captar os números de série que poderá ser feito manualmente ou por leitura de código de barras. Cada produto terá um número de série que será único no sistema.
Para o processo de importação é necessario coletar os números de série antes de realizar o recebimento do material.
Na figura 03 é possível verificar a janela de recebimento das Séries do equipamento.
Figura 03 - Recebimento do Código de Série
Produção
No cadastro da ordem de produção, requisição de matéria prima e atendimento automático o sistema realizará automaticamente o lançamento dos itens que controlam série , e será incluso o código de série por ordem de entrada, esse processo será realizado nos atendimentos de requisição do tipo 1, tipo 2 e atendimento automáticobuscando pelo processo FIFO (na ordem de produção será lançado o atendimento automático ao gerar a requisição). Foi criado também um novo botão apenas na janela de "Requisição de Matéria Prima", e esse botão terá como principal função a visualização ou alteração dos códigos de série lançados automaticamente para os produtos que controlam série, para visualizar as séries lançadas é necessário selecionar um item no quadro "Itens da Requisição de Material" e clicar para abrir a janela de série pelo novo botão. Na Figura 01 04 é possível ver verificar a janela de Requisição de Matéria Prima com o novo botão de "Série".Ao solicitar
Figura 04 - Requisição de Matéria Prima
Ao clicar para visualizar as Séries cadastradas na requisição o sistema abrirá uma nova janela apresentando o código do produto, almoxarifado, lote e quantidade atendida que foi lançada no item que foi selecionado no quadro "Itens da Requisição de Material", na Figura 02 05 é apresentado apresentada a nova janela para edição ou atualização das séries lançadas, lembrando que apenas o campo "Código Série" pode ser inserido/alterado.
Figura 02 05 - Série do Equipamento
O sistema terá processo no Vale de Produção será com duas novas validações ao salvar/alterar o cadastro do Vale de Produção que quando possuir produto que controla série, que sãoe as validações serão as seguintes:
- Será verificado se todos os produtos da requisição de matéria prima que controla controlam série, se possuem código de série para a quantidade total dos produtos liberados, caso não possua a quantidade total o sistema não permitirá salvar o vale de produção até resolver a pendência;
- E se o produto a ser produzido no Vale de Produção controlar série é necessário que informe será liberado o novo botão de "Série", e será necessário informar o código de série para a quantidade total produzida, e para isso foi criado um novo botão "Série" na janela "Vale de Produção", para que informe as séries manualmente (Figura 0306), o código de série deve ser lançado antes de salvar o vale de produção, e a janela de "Série" será a mesma apresentada na Figura 0205, porem o campo "Código Série" deve ser informado um novo código de série, e não terá a opção de seleção (apenas um campo simples para preenchimento).
Figura 03 06 - Vale de Produção
Faturamento
Movimentação Interna
Lançamentos de movimentações no estoque para ajustes, quando no produto for marcado a opção Controla Série.
Movimentação de Transferência
A movimentação de transferência será utilizada quando for necessário transferir o produto de almoxarifado. Na tela de movimentações internas o usuário irá selecionar a operação do tipo - 95, e em seguida deverá selecionar o produto, neste momento o sistema verificará se no produto está ativado a opção controla série, caso a opção controla série estiver ativada o sistema apresentará um campo para o usuário informar o número de série para transferir o almoxarifado.
Movimentação de entrada (Custo informado e custo atualizado)
A movimentação de Entrada será utilizada quando for necessário fazer uma entrada manual do produto para o estoque. Na janela de movimentações internas ao selecionar a operação do tipo 91, e em seguida selecionar o produto que controla série, o sistema realizará o mesmo processo da transferência de almoxarifado, apresentando o campo para informar o número de série, que poderá ser manualmente ou por leitura de código de barras.
Movimentação de saída (Custo informado ou custo atualizado)
Operação: SC1 e SC2 (tipo da operação: 92)
A movimentação de Saída será utilizada quando for necessário baixar do estoque o produto. Na janela de movimentações internas ao selecionar a operação do tipo 92, e em seguida selecionar o produto que controla série, neste momento o sistema aparecerá um campo para que seja informado o número de série que será baixado do estoque.
Observação: O rastreio é realizado apenas de uma quantidade do produto pelo seu código de série.
...