Resumo das alterações
Gerais
Faturamento
- ERP-27513
Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
Mensagem ao clicar em gerar arquivo 'Referencia de objeto não definida para uma instância de um objeto'.
Efetuada correção quando da geração da NFSE do município de Valinhos o sistema poderia emitir o erro 'Referencia de objeto não definida para uma instância de um objeto' devido a falta de preenchimento do registro especial do tomador. A partir de agora o sistema apresentará a mensagem de validação da falta de preenchimento do campo. - ERP-34596
Vendas/Outras Saídas
Valor de DIFAL em NF conjugada serviço/produto
No calculo do pedido de venda conjugado (produto e serviço) que possua valor de DIFAL, o sistema ao faturar o pedido lançava erroneamente o valor no cabeçalho da NF de serviço. Esta situação foi corrigida, passando a considerar apenas o lançamento do DIFAL na NF de produtos e não mais em serviço.
- ERP-34960
Nota Fiscal Eletrônica v3.0 (XML)
Transmissão de NF do tipo “Retorno de Vendas”
Na transmissão da NF de retorno ao preencher as informações de Difal o sistema não verifica se a operação de NF de Vendas é sujeita Difal (visto que essa é captada na NF de vendas), desta maneira o sistema buscava erroneamente as informações e lançava no XML ocasionando um erro no preenchimento do mesmo. Como correção foi incluso uma validação verificando se a operação de Saída é sujeita Difal para realizar o lançamento correto dos valores apenas nesses casos.
- ERP-29612
Nota Fiscal Eletrônica v3.0 (XML)
Melhoria no processo de transmissão de NF´s Ti9 x SEFAZ
1. Ao executar o sistema de transmissão da notas fiscais para a Sefaz, uma verificação foi criada para informar se existem documentos a serem transmitidos. Será verificado também notas ficais canceladas no ERP que não possuem transmissão do cancelamento para a Sefaz
Uma nova janela será exibida para identificação das notas fiscais com as seguintes informações:
- Deve ser transmitida
- Deve ser cancelada
- Tipo da NF (Entrada ou Saída)
- Data de emissão
- Número do documento
- Série do documento
- Cliente
2. Foi inclusa uma nova validação no envio do cancelamento para a Sefaz para que a transmissão seja permitida apenas para notas fiscais que estiverem canceladas no ERP. (Saída ou Entrada)
** Observações:
a. O filtro começara a validar a apresentação apenas das NF's que possuem emissão a partir de "01/01/2017".
b. Foi liberada uma nova janela para verificação desses documentos, a mesma se encontra em Complementos > "NF Sem Transmissão".
PCP
- ERP-34463
Geração de OP x Pedido de Vendas
Sistema não gera requisição de material com baixa parcial, conforme definido no parâmetro de custos.
Quando a opção "Permite Baixa Parcial (Baixa somente os itens atendidos totalmente)" em ”Parâmetros de Custos” está marcada, o sistema não gerava as requisições de materiais caso encontrasse algum produto sem saldo disponível, o que não era poderia ocorrer, pois deveria ignorar estes produtos sem saldo disponível e baixar a requisição sem eles (conforme marcação mencionada).
Esta situação foi corrigida no sistema, respeitando sempre a marcação da opção indicada nos Parâmetros de Custos.
- ERP-34059
Central de Planejamento e Controle de Produção
Melhorias para a Central de Planejamento e Controle de Produção
As necessidades manuais incluídas no planejamento serão salvas e mantidas até o processamento do planejamento.
Ao inserir uma necessidade manual, o campo de quantidade vem preenchido com uma vírgula e alguns zeros após o código, dificultando o preenchimento do usuário. A partir de agora ao incluir uma nova necessidade, o campo de quantidade estará em branco, e a máscara de formatação padrão do campo será aplicada depois de retirado o foco deste campo.
ERP-34967
Ordens Por Máquina
Cálculo do Tempo pelo Grupo de Atividades.
Adicionada funcionalidade no Chão de Fabrica referente ao cálculo do tempo para que o tempo fosse calculado com base no grupo de atividade do produto em vez do peso/máquina.
Para ativar o cálculo pelo grupo de atividades acesse a tela de Configuração Filial do Chão de Fabrica e marque a opção "Considera tempo definido no grupo de atividade?"
Vendas
- ERP-34600
Vendas/Outras Saídas
Valor unitário voltando ao valor anterior.
Havia uma funcionalidade no sistema que se aplica as Ordens de Serviço para cálculo de garantia onde ao realizar alterações nos itens do pedido o sistema recupera o valor unitário inicial informado no pedido modificando o valor unitário caso o mesmo tivesse sido alterado.
Realizamos a revisão desta rotina de forma a ser aplicada somente para a situação de garantia, desta maneira ao realizar alterações nos valores do pedido o sistema irá manter sempre o valor informado.
Logística - Distribuição de Alimentos
- ERP-34636
Necessidade Merenda por Entrega
Mensagem ao gerar relatório de Necessidade Merenda por Entrega.
Em alguns casos específicos, quando é gerado o relatório de Necessidade Merenda por Entrega e o período de datas conter informações de consumo da necessidade de merenda, o sistema gera erro de estouro de tamanho, na forma da mensagem "Operação de várias etapas gerou erros. Verifique cada valor de status.". Para solucionar este problema, a capacidade do campo para o sistema gerenciar estas informações foi aumentada consideravelmente, evitando, assim, futuros problemas.
Isto, no entanto, não isenta deste estouro de informações voltar a ocorrer. Para isso, uma mensagem foi tratada para este caso, informando que é necessário ao usuário diminuir o período informado.
Financeiro
- ERP-34913
Importação de Retorno de Pagamento
Valor duplicado na janela “Importação Arquivo Retorno de Pagamento”
Ao importar o arquivo de retorno de pagamento o sistema apresentava uma mensagem de duplicação na sequência do título a pagar, como alteração foi corrigido o processo para sequenciar o título corretamente.
Estoque
- ERP-34922
Documento de Entrada
Documento de entrada com pedido vinculado
Em alguns casos, ao efetivar um documento de entrada com pedido de compra vinculado, o sistema considerava notas canceladas erroneamente para conferência da quantidade no pedido X quantidade da entrada. Esta situação foi corrigida, e não irá mais considerar as notas canceladas.
- ERP-33087
Ficha de Estoque
Identificação da Ordem de Serviço no processo de estorno.
Ao realizar um estorno da Ordem de Serviço, é lançada automaticamente uma movimentação de estoque. A identificação desta movimentação é composta das letras "TRM" seguidas de um sequencial interno. O código da Ordem de Serviço passou a ser adicionado nestas movimentações, no campo "Número do Controle", para facilitar sua localização. Desta forma, o relatório de ficha de estoque também destacará o código da OS, seguido do código da movimentação.
Também foi adicionado no relatório de movimentação interna, à direita do campo "Mov. Interna", o "Número do Controle" que será exibido sempre que estiver preenchido no registro em questão. - ERP-34955
Documento de Entrada
Entrada por devoluções de vendas em filiais diferentes.
Desenvolvida nova funcionalidade para permitir a entrada de notas fiscais por devolução de venda de outra filial. O procedimento para entrada da nota fiscal é o mesmo, bastando informar a filial de origem no momento de buscar a devolução.
Importante:
- Esta situação foi desenvolvida com a finalidade de permitir tal entrada nas situações em que a filial de origem estiver encerrada ou com as operações paradas. Desta maneira fica a sob a responsabilidade do usuário dar a entrada na filial correta observando esta situação.
- Quanto ao custo da nota fiscal de devolução, o sistema irá buscar o custo da nota fiscal de origem, mas é importante ressaltar que é necessário calcular o custo médio da filial de origem e posteriormente da filial que deu a entrada a fim de que o custo da nota fiscal de saída esteja com o custo correto.
- ERP-34422
Documento de Entrada
Processo de importação do código de serie no Documento de Entrada
Ao incluir as séries do produto pelo cadastro de séries do documento de entrada foi adicionada a opção de importação por arquivo “CSV (Comma-Separated Values)” (com separador por coluna).
IMPORTANTE: No arquivo CSV deverá possuir os campos: "código do produto" e "código da serie" apenas, e não precisa do cabeçalho, o sistema importará para o produto do Documento de Entrada.
Obs.: Será necessário após a importação realizar a efetivação dos dados da tabela, visto que a importação é apenas para a janela e as validações são realizadas na efetivação.
Ordem de Serviço
- ERP-34932
Ordem de Serviço
Ordem de Serviço baixando com a data do item, não pela data ativa do sistema.
Alteração do nome da coluna de Itens de "Data Mov." para "Data".
Ao ser feita a baixa interna da Expedição da Ordem de Serviço, a data que era registrada era a data dos itens da OS. Esta situação foi alterada para pegar a data ativa do sistema.
Contabilidade
- ERP-32187
Parâmetros da Contabilidade
Validação da Conta Contábil para "Cia e Pessoas" e Produtos
Foi adicionada uma validação quando do preenchimento dos campos "Categoria Cliente" e "Categoria do Fornecedor" no cadastro de "Cia e Pessoas" for verdadeiro para: "Nosso Cliente", "Nosso Fornecedor", "Nosso Transportador" e "Nosso Representante".
O sistema não irá permitir salvar/ativar o cadastro caso não seja preenchida a conta sintética do cliente e/ou fornecedor.
No cadastro do produto, a opção "Contabilidade x Finalidades", foi inclusa uma validação que obriga o preenchimento da "Conta Contábil Compra/Outras Entradas" quando a Finalidade gerar contabilização.
Compras
- ERP-34173
Follow Up de Compras
Inclusão das colunas Projeto e Descrição Informada na consulta Follow UP de Compras
Foram incluídas as colunas "Projeto" e "Descrição Informada" na janela de consulta "Follow UP de Compras", conforme descrito abaixo:
- Projeto* (antes da coluna "C. Custo")
- Descrição Informada (após a coluna "Descrição do Produto")
Obs.: Colunas de projeto que são utilizadas de acordo com a quantidade de níveis parametrizada pela empresa em "Parâmetros da Contabilidade".
Específicos
Custos
- ERP-30312
Projetos
Relação de Níveis de Projeto.
Possibilidade de relacionar os níveis de projeto, da mesma forma que é feito com o cadastro de grupo de estoque, onde a partir do segundo nível do cadastro de projeto o usuário poder informar qual o projeto de nível anterior, desta forma teria uma relação entre eles, portanto:
1 - Criado um parâmetro novo no "Parâmetro da Contabilidade", chamado "Utiliza Níveis Filhos de Projeto".
- Quando usar níveis de projeto, essa opção fica habilitada.
- Se a opção "Controle de Almoxarifado por Projeto" (ERP-26566) estiver habilitada, esta flag é considerada como ativa por padrão.
2 - Alterada a janela de cadastro de projetos, adicionando o campo "Projeto Pai", para subníveis.
- caso o parâmetro acima esteja ativo este campo é visível.
3 - Alterados pontos do sistema onde utiliza-se Projetos. Estes pontos realizam a leitura dos parâmetros e também a recuperação dos projetos, segundo a sequência "pai-filho". Exemplo:
A empresa trabalha com 3 níveis.
Na tela teria ainda os 3 campos de projeto;
- o usuário seleciona no campo 1 os projetos de nível 1
- o usuário seleciona no campo 2 os projetos de nível 2 onde o pai é o informado no campo 1
- o usuário seleciona no campo 3 os projetos de nível 3 onde o pai é o informado no campo 2
(idem cadastro do produto quando preenche os grupos de estoque)
Para mais detalhes, vide manuais:
Relação de Níveis de Projeto
Controle de Almoxarifado por Projeto
Estoque
- ERP-30314
Inventário
Inventário e Centro de Custos.
Para que o centro de custos seja considerado no inventário, foi necessário:
- 1 - Nos parâmetros do estoque, as operações para ajuste de inventário foram movidas da aba "Parâmetros Gerais" para a aba "Inventário";
- 2 - Adicionada à esta aba, abaixo destes campos, o campo "Centro de Custos Padrão para o Inventário";
- 3 - Campo "Centro de Custos" criado nas janelas "Ficha" e "Fichas Automáticas" do inventário.
Desta forma, ao realizar o inventário o sistema sugere o centro de custos informado no parâmetro. Lembrando que trata-se de sugestão, sendo possível a alteração pelo usuário nas janelas de fichas.
_
- ERP-34129
Documento de Entrada
Campo Data de Entrega no Documento de Entrada
Foi criado o campo Data de Entrega no Documento de Entrada em "Adicionais > Dados Adicionais".
Para determinar a obrigatoriedade do preenchimento desta informação para a efetivação do documento, foi adicionado um campo em "Parâmetros do Estoque > Parâmetros Gerais" com o nome "Requer Data de Entrega do Doc. de Entrada".
Faturamento
- ERP-32366
Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
Aumento do campo E-mail em Companhias & Pessoas
Devido a necessidade de incluir mais informação no campo e-mail do cadastro de Companhias & Pessoas, foi alterado o tamanho do campo, de 100 para 500 caracteres.
E no relatório "Vendas/Outras Saídas > Pedido" foi alterado para apresentar toda a informação do campo e-mail que vem do cadastro de Companhias & Pessoas.