OBJETIVO
A finalidade desta customização é criar um processo para controle e gestão da programação de faturamento dos clientes, com o objetivo de otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção do planejamento e faturamento.
UTILIZAÇÃO
Desenhar fluxograma explicativo do processo todo? (importante)
...
O usuário esteja vinculado à Operação relativa à demanda, caso nenhuma demanda tenha sido selecionada o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:
TELA DE LIBERAÇÃO ITENS PARA FATURAMENTO
Para acessar a tela de "Liberação Itens para Faturamento", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".
Nessa tela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, as demandas pode ser inseridas de três formas:
- Importado automaticamente através do integrador (Arquivo EDI Sawluz), (ver manual EDI SAWLUZ).
- Importado através do botão "Importar EDI".
- Incluído manualmente através do botão "Adicionar Necessidade".
Botões existentes:
--Imagem dos botões, a esquerda da tela--
- Atender automaticamente: Ao clicar no “Atendimento Automático”, o sistema deverá atender o saldo de estoque automaticamente para os itens que estiver sendo exibidos na tela. Neste momento o sistema deverá reservar o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item, quanto na localização do WMS. O sistema deverá levar em consideração o critério desenvolvido para a Acument, onde verifica o múltiplo de embalagem por cliente e também validar a quantidade de casas decimais. Este botão será habilitado somente quando o usuário preencher os campos: "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega". Lembrando que os campos "Fábrica" e "Local de Entrega" podem vir em branco.
- Remover Atendimento: Remove o atendimento feito para o item selecionado. Somente quando o tipo de agrupamento for "Sem Agrupamento".
- Adicionar Necessidade: Ao clicar no botão “Adicionar Necessidade”, o sistema irá exibir uma nova tela para que sejam incluídas as necessidades do cliente, sendo necessário digitar todos os campos digitados atualmente na inclusão de um pedido de vendas manual.
-- Imagem da tela de inserção manual--
- Editar Necessidade: Ao clicar em "Editar Necessidade", será aberta a tela de "Nova Necessidade" (imagem X), permitindo a alteração dos dados da demanda.
- Importar EDI: Ao clicar em "Importar EDI", será aberta a tela "Importação de Nova Necessidade (Demanda)", nessa tela, será permitido a inserção de um arquivo CSV ou txt de acordo com o layout descrito.
-- Imagem da tela de importação EDI--
- Liberar para BS: Ao clicar no botão "Liberar para BS", o sistema deverá gerar o BS e enviar automaticamente para a impressora sem exibir o documento na tela, caso o BS esteja com alguma restrição de validação de regra fiscal ou financeira, deverá exibir uma mensagem informando o número do BS e o tipo de restrição, exigindo que o usuário feche a mensagem de alerta para prosseguir com o processo e não imprimir o BS.
O layout das telas é dividido nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".
Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.
Campos existentes:
- Data de corte, se refere a data de programação, caso esse campo não esteja preenchido o sistema não trará nenhuma data de corte futura na pesquisa.
- Cliente, campo obrigatório caso a opção "Por Cliente" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).
- Operador, campo obrigatório caso a opção "Por Operador" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).
Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.
--Imagem da tela com foco nos filtros--
Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").
Campos existentes:
- Data de entrega, campo data obrigatório para liberação dos itens para faturamento.
- Observação do Operador, campo texto de até 80 caracteres.
- Moeda, ao tentar liberar o item para BS (botão "Liberar para BS"), o sistema detecta a moeda da demanda, caso seja diferente de REAL, o sistema exibe a moeda da demanda e solicita a taxa de conversão.
--Imagem da tela com foco na segunda parte--
Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.
--Imagem da grid--
Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma tela com uma explicação resumida das funções e atalhos da tela.
--Imagem da grid com icone de ajuda clicado--
...