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Chave

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OBJETIVO

Criar um processo para controle e gestão da programação de faturamento dos clientes, com o objetivo de otimizar o Otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção do planejamento e faturamentodestes processos.

UTILIZAÇÃO


PARAMETRIZAÇÕES INICIAIS

Para que a janela "Liberação Itens para Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:

O (aviso) O cliente possua as informações de Planta (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:

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Figura 1 - Informações de Plantas

O (aviso) O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:

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Está disponível uma aba na janela de plano de senhas chamada "Op. Pré Nota", nesta ficam as operações de 70 a 78. O usuário deve estar vinculado à Operação relativa à demanda, caso . Caso nenhuma demanda tenha sido selecionada, o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:

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Figura 4 - Cadastro de Operações

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Figura 5 - Data de Programação no Cabeçalho

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Figura 6 - Data de Programação nos Itens

 

Campo "Moeda" disponibilizado disponível na janela de "Parametrização do Pedido do Cliente - EDI", por padrão esse campo já vem com a moeda "REAL" carregada.

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Figura 7 - janela de Parametrização do Pedido EDI

 


Na janela de janela "Cadastro de Unidades", existe o campo "Numero de Casas Decimais"O sistema deverá validar essas casas decimais na inclusão de nova demanda na janela de planejamento do faturamento e inclusão de pedidos de vendas, tanto na importação de arquivo EDI automático (já contemplado no integrador), importação de arquivo EDI manual e inclusão de demanda manual. Esse campo aceitará aceita valores de 0 a 4.

Figura 8 - Número de Casas Decimais

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JANELA DE LIBERAÇÃO ITENS PARA FATURAMENTO

 

Para acessar a janela de "Liberação Itens para Faturamento", entrar no acesse o módulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".

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  • Importado automaticamente através do integrador (Arquivo EDI Sawluz), (ver manual EDI SAWLUZ). Nesse modo será possível, tanto incluir como adicionar um novo item na carteira de clientes, sem a necessidade da carteira ser limpa, o novo arquivo deve manter o formato do arquivo original, porem no final da linha fica um indicador "C" que indica inclusão/alteração de novo item.
  • Importado através do botão "Importar EDI".
  • Incluído manualmente através do botão "Adicionar Necessidade".

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  • Atender automaticamente: Ao clicar no “Atendimento Automático”, o sistema deverá atender atende o saldo de estoque automaticamente para os itens que estiverem sendo exibidos na janela. Neste momento o sistema deverá reservar o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item, quanto na localização do WMS.
    O sistema deverá levar leva em consideração também o critério onde verifica o múltiplo de embalagem por cliente e também validar a quantidade de casas decimais. Este botão será habilitado somente quando o usuário preencher os campos: "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega". Lembrando que os campos "Fábrica" e "Local de Entrega" podem vir em branco. Quando há divergência entre o estoque comum e o estoque wms pode gerar WMS, a mensagem abaixo poderá ser exibida ("Figura 1110"). Nesse caso é necessário abrir a tela "Conferência Estoque Convencional X WMS" localizada no módulo "WMS -> Relatórios -> Operacionais", e gerar um relatório com o produto exibido na mensagem e fazer as devidas alterações.
    Exemplo: Produto X, tem 2 unidades no estoque fisico físico porem 1 unidade ja ésta já está reservada, porem no estoque wms WMS o produto X , ainda possui 2 unidades sem nenhuma reserva. Se na tela de "Liberação do Faturamento" o usuário fizer o atendimento automático de 2 unidades do produto X a mensagem da "Figura 10" vai ser exibida.

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  • Limpar Atendimento: Limpa o atendimento feito para o item selecionado. Somente quando o tipo de agrupamento for "Sem Agrupamento".
  • Adicionar Necessidade: Ao clicar no botão “Adicionar Necessidade”, o sistema exibirá uma uma janela para que sejam incluídas as necessidades do cliente, sendo necessário digitar todos os campos digitados atualmente na inclusão de um pedido de vendas manual.

Figura 10 - Janela de Inserção de nova necessidade

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  • Editar Necessidade: Ao clicar em "Editar Necessidade", será aberta a janela de "Nova Necessidade" ("Figura 10"), permitindo a alteração dos dados da demanda.
    (aviso) Somente quando o tipo de agrupamento for "Sem Agrupamento".

  • Importar EDI: Ao clicar em "Importar EDI", será aberta a janela "Importação de Nova Necessidade (Demanda)", onde, será permitida a inserção de um arquivo CSV ou txt TXT de acordo com o layout descrito.

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Caso haja a necessidade, o usuário pode realizar o atendimento manual, ao clicar na linha do item e pressionar a tecla (F3)<F3>, o sistema exibirá a tela de endereçamento do WMS, possibilitando que o usuário faça a alocação das quantidades e endereços que desejar. Neste momento o sistema reservará o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item quando na localização do WMS. Este campo só será liberado a digitação caso os campos "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega" estejam preenchidos. Lembrando que poderá ter uma planta com fábrica e local de entrega em branco para o cliente.

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(aviso) Importante: Para a pesquisa o sistema considera exatamente o que foi especificado pelo usuário, exemplo: caso  caso o cliente possua Fabrica/Local de Entrega, porem esses campos não forem especificados, o retorno da pesquisa virá em branco. Caso ele queira fazer a pesquisa para aquele cliente ele deve definir a Fabrica/Local de Entrega, caso .
Caso a intenção seja pesquisar todas as demandas, ele deve deixar o campo de Cliente, Fabrica e Local de Entrega em branco.

Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.

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  • Data de entrega: Campo obrigatório para liberação dos itens para faturamento.
  • Observação do Operador: Campo texto de até 80 caracteres.
  • Moeda: Ao tentar liberar o item para BS (botão "Liberar para BS"), o sistema detecta a moeda da demanda, caso seja diferente de REAL, o sistema exibe a moeda da demanda e solicita a taxa de conversão.

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  • (aviso) A caixa "Moeda" fica oculta por padrão, sendo exibida apenas quando necessário conforme descrito acima.

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Figura 13 - Ao Liberar o Planejamento.


Ainda nessa parte, existe uma legenda referente a origem da demanda "Figura 14".

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Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.

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Figura 15 - Tabela de demandas

Caso o usuário deseje fazer queria realizar o endereçamento de forma manual, basta ele selecionar uma demanda e apertar a tecla F3, será aberta a tela "Seleção de Endereços", "Figura 1516". Nessa tela o usuário deve apertar a tela F3 novamente, a tela "Alocação de Saldo", "Figura 1617". Nessa tela a coluna "Qtde Atendida" pode ser editada de acordo com as necessidades, essa tela só confirmará a reserva de saldo quando o botão "Confirmar" for pressionado.

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Figura 16 - Tela de Seleção de Endereços

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Figura 17 - Tela de Alocação de Saldo

 

 


Acima (informação) Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma janela com uma explicação resumida das funções e atalhos da janela.

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Após a liberação do boletim de separação na janela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados a à um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta janela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento. As informações de "Número Pallet" podem ser alteradas direto na linha do item, enquanto que as informações de quantidade e endereçamento só podem ser editadas caso a flag "Intervenção" esteja selecionada.

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Figura 19 - Janela Boletim de Separação

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  • Efetivar: Ao clicar no botão “Efetivar” o sistema deverá bloquear a edição do BS, criar os pedidos de venda (filhos) para o BS e exibir estes na sessão "Detalhes do Faturamento", efetivar todos os pedidos atrelados ao BS e atualizar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Efetivado”.
  • Expedição:  Ao clicar no botão “Expedição”, o sistema deverá chamar a janela “Expedição”com o número do boletim já preenchido no campo “Num. Boletim” e com todos os pedidos relacionados ao BS carregados na janela para que o usuário possa alterar os dados referente ao transporte, volume e efetivar. Após efetivado os pedidos na janela de “Expedição”, alterar altera o status dos pedidos na seção “Detalhes do Faturamento” para “Aguardando Faturamento”.

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Figura 20 - Janela de Expedição

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  • Transmitir NF: Após a emissão das notas fiscais atreladas ao BS, abrir o "launcher" do Ti9 e selecionar a aplicação “NF-e”, conforme Figura 1922”.


Figura 22 - Launcher TI9

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Neste momento será exibida a janela para transmissão das notas fiscais para o Sefaz Sefaz ("Figura 2023"). Nesta será deverá ser preenchido o número do boletim no campo “Boletim de”, o sistema repetirá automaticamente o número digitado no campo “Boletim até”, permitindo que o usuário altere para selecionar um intervalo com mais de um boletim, se necessário. Ao clicar no botão “Filtrar (F5)”, o sistema irá carregar todas as notas fiscais relacionadas aos boletins informados que estão pendentes de envio para o Sefaz.

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Ao iniciar o envio a SEFAZ, o sistema irá verificar verificará se haverá impressão automática  automática das notas fiscais após confirmação da transmissão "Figura 2124"

Figura 24 - Janela de confirmação de impressão

 

Na (informação) Na janela DANFE também foi realizada a alteração com o existem os campos de filtro de boletim "Figura 22".

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Figura 25 - Janela DANFE

 

Após ser transmitida as notas fiscais para o SEFAZ, alterar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para  é alterado para “Faturado”.

 

  • Imprimir Boletim: Permite a reimpressão do boletim a qualquer momento, este botão nunca será desabilitado.

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  • Cancelar Boletim: Ao clicar no botão “Cancelar Boletim”, o sistema deverá cancelar cancela o documento e reabrir reabre todos os itens atrelados a ele na janela de "Liberação Itens para Faturamento".
    (aviso) Só poderá ser cancelado um BS que esteja na etapa aguardando efetivação.

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Ao clicar no botão "Pesquisar" serão exibidos os boletins conforme os critérios especificados ("Figura 23").

 

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JANELA CENTRAL DE PROCESSOS COMERCIAIS

 

Não foram feitas alterações no layout dessa janelaO layout desta janela continua como o convencional, porém ao clicar no botão "Alterar", deverá ser exibida a janela de inclusão de demanda com apenas as etapas de fluxo "Pedido" e "Crédito". Todas as demais foram são desabilitadas e as demais etapas serão avançadas através da janela "Boletim de Separação".

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