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Manual Inventário

OBJETIVO

Atualizar as informações do sistema de estoque e/ou WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém). O sistema permitirá a abertura de vários inventários, os mesmos poderão acontecer simultaneamente.

UTILIZAÇÃO

Parâmetros Geral

Configurar os parâmetros de inventário em: Estoque > Auxiliar > Parâmetros de Estoque > Inventário

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Centro de Custo Padrão do Inventário: Informação utilizada na geração de fichas de contagem manual.

Inventário Comum

 

Para acessar o Inventário, primeiramente deve-se entrar no Módulo de Estoque > Processos > Inventário.

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Figura 1.1. Menu da Central de Inventários

Manutenção Inventário

 

Ao abrir novo inventário o usuário deverá considerar os seguintes parâmetros selecionáveis:

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Após abertura do inventário o usuário poderá gerar as fichas de contagem. As fichas de contagem poderão ser geradas de forma manual e automática.

 

Fichas de Contagem

 

Parâmetros para Geração das Fichas

 

Este parâmetro será utilizado para geração automática das fichas de inventário. O preenchimento do parâmetro é obrigatório tanto para geração de fichas automática quanto para geração de fichas manual.

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O sistema não permitirá a realização de inventários simultâneos com o mesmo parâmetro.

Fichas de Contagem Manuais

 

A funcionalidade de Ficha de Contagem Manual poderá ser utilizada para os itens que forem localizados durante a contagem de inventário e que não estão contemplados das fichas que forem geradas automaticamente.

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Observação: O sistema irá verificar no cadastro do produto se é controlado por lote caso sim o sistema gerará as fichas por produto e lote. O sistema deverá verificar no cadastro do produto se é controlado por endereço (WMS) caso sim o sistema gerará as fichas por endereço, por sequencial, por produto e por lote. Caso produto seja somente controlado estoque então o sistema gerará as fichas por produto e almoxarifado.

 

Geração Automática das Fichas

 

Assim que o usuário clicar no botão Geração Automática das Fichas  o sistema dará início ao processo de geração automática das fichas de contagem de inventário de acordo com os parâmetros estabelecidos na tela de Parâmetros para Geração das Fichas retornando uma mensagem quando for concluído o processo, conforme figura abaixo:

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Figura 7. Relatório de Produtos sem Saldo por Endereço (WMS)

 

Visualizar Inventários Pendentes

 

Tela de visualização dos inventários pendentes.

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Figura 8. Central de Inventários Pendentes

 

Visualizar Todos os Inventários

 

Tela de visualização de todos os inventários.

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Figura 9. Central de Inventários

 

Contagens

 

As telas de primeira, segunda e terceira contagem possuem a mesma estrutura e funcionalidade. Elas funcionam para lançamento manual da quantidade verificada na contagem.

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Observação: O lançamento da primeira, segunda e terceira contagem poderão ocorrer simultaneamente.

 

Planilhas

 

Exportar Lista de Contagem

 

O usuário poderá exportar em formato de planilha a lista de contagem.

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Ao salvar o arquivo Excel gerado o usuário deverá preencher a coluna Contagem com as quantidades contadas de cada ficha de inventário e salvar. Este arquivo será utilizado para importação da contagem.

 

Importar Lista de Contagem

 

Após salvar o arquivo da Lista de Contagem o usuário deverá localizar o arquivo e proceder com a importação.

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Ao importar as informações das contagens o sistema irá truncar as casas decimais conforme a definição da unidade de medida do produto.

Confirmação

 

Efetivar Inventário

 

Após analisar os relatórios de Divergências e de Ajuste de Inventário caberá ao gestor do inventário proceder a efetivação do Inventário clicando no botão.

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O gestor também tem a opção de cancelar a efetivação de um inventário utilizando o botão.

Cancelar Efetivação do Inventário

 

Ao realizar o cancelamento da efetivação do inventário o sistema desfaz todas as movimentações de estoque das fichas efetivadas, retornando os saldos dos produtos no estado inicial (momento antes da efetivação).

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b. Saldo anterior ao inventário negativo: Proveniente de produtos com saldo negativo antes do inventário. Ao cancelar a efetivação o sistema não permitirá retornar ao estado anterior visto que o produto já se encontrava com saldo negativo antes do inventário. 

Relatórios

 

Os Relatórios e Consultas adicionais servem de suporte para análise do gestor do inventario que poderá exportar as fichas para análise de acompanhamento de e divergências.

Com esta opção é possível exportar rapidamente os relatórios para o Excel, por exemplo, e fazer filtragens, analises de divergências, apurar diferenças a pedido do gestor do inventário.

 

Divergências

 

Abaixo o modelo de Ficha de Inventário com Divergências Entre as Contagens. O relatório de Divergências trará as seguintes informações: Número da Ficha, Produto, Almoxarifado, Localização Fixa, Endereço WMS, Lote e as quantidades informadas na Primeira, Segunda e Terceira Contagem.

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Figura 19. Relatório de Inventário com Divergências entre Contagens

 

Ajuste de Inventário

 

Clicando no botão Ajuste de Inventário o sistema dará 2 opções de visualização, sendo elas:

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Figura 22. Relatório de Conferência de Efetivação

Consulta de Inventário

 

Trata-se de um relatório dinâmico para Consulta das Fichas de Inventário.

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Figura 23. Relatório Dinâmico de Consulta de Fichas de Inventário

 

Fichas de Contagem

 

Gerador de Fichas de Contagem dos produtos inventariados.

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Figura 25. Modelo de Etiqueta Inventário

 

Inventário por pesagem

 

Para realizar o inventário por pesagem o produto não poderá controlar endereçamento (WMS):

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6º - Conferência e EFETIVAÇÃO do inventário por pesagem será da mesma forma citado no inventário comum.

Recomendações

 

Não ter pedidos de venda com quantidade atendida;

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