OBJETIVO
Devido Padronizar a imprecisão de alguns cálculos realizados na quantidade dos itens pelo sistema, foi padronizada quantidade as casas decimais para possui no máximo 6 casas após a virgula. Caso possua algum item de tenha mais de 6 casas decimais o sistema irá trucar a quantidade para 6 casas decimais ao entrar esse alteração. A definição do padrão que o sistema se baseará no cadastro de quantas casas ficará por conta da unidade de medida padrão definida no produto.
As alterações no sistema foram em todos os pontos dos quais era realizada entrada, saída ou ambas movimentações dos itens.
Como exemplo de janelas alteradas: Pedido de Vendas, Processo de Compras, Produção, Inventario, Movimentação Interna, WMS e entre outra janelasquantidade de casas decimais utilizadas pelo Ti9 para os campos que tratam das quantidades. Campos de valores monetários, campos de peso bruto e campos de peso líquido não foram alterados.
CENÁRIO GERAL
A quantidade de casas decimais a ser trabalhada pelo Ti9 é de um máximo de 6 casas, por padrão.
O cadastro de Unidades de Medida do produto pode afetar como o sistema trata tais campos de quantidades, visto que a quantidade de casas decimais estabelecida na unidade do produto determinará como o sistema truncará a informação.
O sistema, nestes casos, nunca arredonda, mas sim trunca a informação.
Exemplo:
Panel |
---|
Produto XPTO Quantidade digitada para o produto no documento de entrada: 1,456789 |
Desta forma respeitando a quantidade de casas decimais estabelecida para a unidade KG.
Veja que neste exemplo, o sistema não arredondou, limitando-se apenas a descartar os valores que estão contidos nas demais casas desconsideradas.
As alterações foram desde a visualização dos itens até o digitação nas janelas que tratam das quantidades.
Para os dados já inseridos na base de dados, estes serão exibidos assim como estão constantes na base, isto é, com o máximo de casas decimais padrão, ou seja, 6 casas. Portanto, um item que foi cadastrado como 1,123456, será exibido exatamente com esta quantidade, independentemente se a unidade de medida do produto agora determina uma quantidade menor de casas decimais.
Esta representação é necessária para proporcionar ajustes caso seja necessário, justamente pelo motivo citado acima. Caso contrário, os usuários não teriam como visualizar possíveis inconsistências, como por exemplo, nos relatórios de Ficha de Estoque.
Para a digitação das quantidades, janelas como Itens do Documento de Entrada, truncarão a informação respeitando a quantidade de casas decimais estabelecida na unidade de medida do produto, logo que o campo quantidade perder o foco do cursor. Ou seja, é possível digitar o limite máximo de casas (6), porém o sistema truncará a informação caso a unidade de medida esteja configurada com uma quantidade menor de casas.
UTILIZAÇÃO
Unidade de Medida
Para alterar a quantidade de casas decimais no qual o produto possuirá, será necessário acessar o cadastro , acesse "Unidades de Medidas" e alterar o , campo "Número de Casas Decimais", conforme apresentado na Figura 1.
Figura 1 - Cadastro de Unidades de Medida
IMPORTANTE: Ao alterar o campo "Número de Casas Decimais", todos os produtos que possuírem essa esta unidade de medida como padrão , terão seus dados afetados com essa alteração, caso . Caso precise manter 2 unidades de medidas com quantidade de casas decimais diferentediferentes, aconselhamentos é aconselhado que seja criado criada outra unidade de medida.
Exemplo: "KG3" para 3 casas decimais e "KG5" para 5 casas decimais, assim cada produto possuíra possuirá a quantidade de casas decimais correta, e ambos com a mesma unidade de medida.
As alterações foram desde a visualização dos itens até o digitação nas janelas, como padrão o sistema apresentará apenas as casas
...
INVENTÁRIO
Ver informações no link: INVENTÁRIO DE ESTOQUE
...
________
...