OBJETIVO
Gerar as informações de estoque forma automática referente aos registros K200 L200 - Método de Avaliação do Estoque Escriturado Final e K280 L210 - Correção de Apontamento - Estoque Escriturado Informativo da Composição de Custos.
UTILIZAÇÃO
1.
...
Este registro tem o objetivo de informar o estoque final escriturado no período de apuração, por tipo de estoque e por participante, nos casos de estoque com terceiros.
As informações do estoque são geradas de acordo com Registro de Inventário disponível no módulo de Livros Fiscais, sendo assim é necessário que os responsáveis pelo fechamento do estoque tenham processado tais informações. Assim como o próprio registro H010 (Registro de Inventário da EFD), tais informações são referente ao último dia do mês de acordo com o período informado.
Importante:
Assim como no Registro de Inventário H010, os produtos gerados para o registro K200 são selecionados de acordo com o Indicador de Propriedade do almoxarifado, neste caso todos os produtos que constarem nos almoxarifados indicados como 0 -> ESTOQUE DE PROPRIEDADE DA EMPRESA, 1 -> ESTOQUE EM POSSE DE TERCEIROS e 2 -> ESTOQUE DE TERCEIROS EM POSSE DA EMPRESA são gerados para o SPED de acordo com o Sub-tipo de produto (EFD) disponível no cadastro do produto.
Tipos de produtos gerados para este registro: 00 – Mercadoria para revenda, 01 – Matéria-Prima, 02 - Embalagem, 03 – Produtos em Processo, 04 – Produto acabado, 05 – Subproduto, 06 – Produto Intermediário e 10 – Outros Insumos.
2. K280 - Correção de Apontamento - Estoque Escriturado
Este registro tem o objetivo de escriturar correção de apontamento de estoque escriturado de período de apuração anterior, escriturado no Registro K200.
Conforme instrução do Guia Prático a correção de apontamento tem que ocorrer, obrigatoriamente, obrigatoriamente, entre o levantamento de 02 inventários (Campo 02 do Registro H005), uma vez que, com a contagem do estoque se terá conhecimento de uma eventual necessidade de correção de apontamento.
A correção do estoque escriturado de um período de apuração poderá influenciar estoques escriturados de períodos posteriores, até o período imediatamente anterior ao período de apuração em que se está fazendo a correção, uma vez que o estoque final de um período de apuração é o estoque inicial do período de apuração seguinte.
...
Menu Fiscal
Para a geração dos registros L200 e L210 acesse o menu Livros Fiscais -> Arquivo Magnéticos -> Federais -> SPED -> Contábil -> Apuração Composição dos Custos Registros L200 e L210.
2. Janela Principal
Preencha a filial, ano , saldos e forma de apuração.
3. L200 - Método de Avaliação do Estoque
Este registro tem o objetivo de apresentar os métodos de avaliação de estoques.
Métodos: 1 – Custo Médio Ponderado 2 – PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai) 3 – Arbitramento - art. 296, Inc. I e II, do RIR/99 4 – Custo Específico 5 – Valor Realizável Líquido 6 – Inventário Periódico 7 – Outros 8 – Não há (Exemplo: Empresas Prestadoras de Serviços).
2. L210 - Correção de Apontamento - Estoque Escriturado
Apresenta a composição dos custos dos produtos fabricação própria vendidos e custos dos serviços prestados no período para as empresas que utilizam o inventário permanente.
Observação: No caso de lucro real estimativa (anual), o preenchimento do registro L210 será:
- No caso de receita bruta: somente será informado o período anual (A00)
- No caso de balanço ou balancete: mensal, com saldos acumulados de um mês para outro.
Poderá escolher a origem das informações como sendo da Contabilidade ou dos Registros Fiscais.
Conforme demonstrado nas figuras 1 e 2 é necessário informar a Filial e o Período de Apuração e posteriormente acessar a opção "K280: Correção de Apontamento", inserindo os produtos/estoques necessários.
Figura 1 - K280 - Período a Apuração
...