...
Para os Pedidos de Vendas:
- O Para inserções de pedidos via B2C o campo "ped_cliente" do layout deve ser enviado com o número do pedido Seidor. Este dado é muito importante para a identificação do pedido quando da atualização deste via B2C. Vide abaixo.
- Para atualizações de pedidos via B2B, os campos "filial" e "pedido_fil" do layout devem ser enviados com a filial e número do pedido. Tais campos podem ser encontrados ao abrir-se o pedido na tela "Vendas/Outras Saídas" no ERP-Ti9. Estes dados são muito importantes para a identificação do pedido quando da atualização deste via B2B. Vide abaixo.
- Quando da inserção do pedido de vendas, após validação, todos os dados serão salvos. A resposta do servidor será: 201 - Created, seguida da mensagem que identifica, através de um número, o pedido de vendas criado: “Pedido de vendas adicionado com sucesso! Número (Ti9): 0099999”, onde "0099999" é o número que o Ti9 atribuiu ao pedido criado.
- Os pedidos de venda serão recebidos a nível da etapa "PedidoExpedição", no Fluxo de aprovações do Ti9.
- A partir deste momento, o pedido de vendas fica aguardando a atualização por parte dos sistemas Seidor, das informações de Meios de Pagamento, Peso Líquido, Peso Bruto e Volume.
Importante: Devido ao fato de todo o cálculo de peso bruto, líquido e volume serem feitos em outros sistemas, o Ti9 espera receber estas informações. Portanto, estas devem ser recebidas no cabeçalho do JSON como total, isto é, a soma dos pesos e volumes de todos os itens.
- O Ti9 então identifica este pedido com o status "W_UP_FROM_SEIDOR" e bloqueia qualquer tentativa de avanço no fluxo deste pedido de vendas, conforme ilustram as figuras 01 e 02:
Figura 01 - Relação dos pedidos. Aqui notamos quatro pedidos que estão com a situação de aguardo de atualizações.
Figura 02 - Pedido de vendas com fluxo bloqueado por ainda estar aguardando as atualizações de Meio de Pagamento, Pesos Líquido e Peso Líquido, Bruto e Volume.
- Quando Para contextos B2C, quando o sistema Seidor desejar enviar estas atualizações para o Ti9 , então ele deve realizar um novo POST, com o JSON completo do pedido de vendas. A API identificará o pedido de vendas através do campo "ped_cliente", conforme já citado.
- Para contextos B2B, para que a Seidor atualize os dados dados do pedido no Ti9 deve-se realizar um novo POST com o JSON específico para inserções de pedidos B2C. A API identificará o pedido de vendas através dos campos "filial" e "pedido_fil".
- A partir de então, serão considerados os dados de Meio de Pagamento, Pesos Bruto e Líquido, Volume e Itens (vide abaixo), recepcionados no JSON. Os dados serão validados e estes serão atualizados no registro do pedido de vendas.
Importante: assim como os dados Meio de Pagamento, dados Pesos Bruto e Líquido e Volume, a API também irá considerar os itens recepcionados. Isto quer dizer que, se o JSON inicial contemplava 03 itens, mas o JSON de atualização contempla 02 itens, então este pedido ficará, no final, com 02 itens. A API remove e recoloca os itens do pedido, conforme explicitado no JSON.
- A partir daí, o pedido está liberado para seguir o fluxo.
...
- A API também disponibiliza um GET para que o sistema Seidor receba a situação deste pedido de vendas, isto é, em qual etapa do fluxo Ti9 ele se encontra. São eles:
PENDENTE: o pedido de vendas se encontra na etapa "Pedido" do fluxo do Ti9. Pode ou não já ter recebido as atualizações por parte da Seidor. O pedido pode ser atualizado por parte da Seidor quantas vezes for necessário se ainda estiver nesta etapa. - Figura 03 - Get do status Etapa Pendente.
Figura 04 - Post da atualização Etapa Pendente.
APROVADO: o pedido de vendas já foi atualizado com as informações por parte da Seidor e o usuário já o avançou no fluxo do Ti9. As atualizações neste pedido por parte da Seidor não são mais aceitas, onde qualquer tentativa retornará mensagem de crítica por parte da API.
Figura 05 - Get do status. Aprovado:
Figura 06 -Post de tentativa de atualização
FATURADO: o pedido já foi faturado no Ti9. Pode ou não já ter sua nota transmitida (NFe) para a SEFAZ. Caso já tenha sido transmitida com sucesso, o retorno também contemplará o número e série da NF, bem como o DANFE em formato Base64.
Figura 07 - Get do status. Pedido já faturado e NFe devidamente transmitida para a SEFAZ. Veja que o DANFE está contido no JSON, em formato Base64. Importante: Inserção de Etiquetas para parametrização de TAG de Serviço do Transportador
Para que o código de serviço do correios seja disponibilizado no endpoint Get Pedido de Vendas, deve-se cadastrá-lo na tela "Campo do EDI e Etiquetas" de acordo com as instruções abaixo:1.Cadastro do Grupo “CORREIOS”2.Cadastro da variável "CÓDIGO SERVIÇO"3.Grupo "CORREIOS" inserido no cadastro do cliente4.Variável do Serviço inserido no Cadastro do Cliente5.Sobre a qual parte do Fluxo de Aprovações do Pedido de Vendas acionaria a disponibilização de tal campo para a OT, foi concordado que seria a etapa Expedição.Cabe aqui ressaltar que o Faturista poderá mudar o valor do campo "CÓDIGO SERVIÇO" na tela acima a qualquer momento antes da etapa Expedição. Caso a etapa de Expedição já tenha sido alcançada, deve-se voltar o pedido para uma etapa anterior de modo a realizar esta alteração.
...