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Para o cálculo de Horas Planejadas:
Off Shore

-- O cálculo de Hrs Planejadas nunca é afetado por feriados nem final de semana. Se baseia exclusivamente na quantidade de dias/semana informada na OS.

On Shore

-- É afetado por feriados e final de semana, mas seguindo as seguintes regras com base nos "Dias/Semana" da OS:
----- 07 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore não será afetado por feriados nem final de semana.
----- 06 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado pelo dia de Domingo e feriados.
----- 05 dias ou menos -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado por feriados e finais de semana



Considerando o exemplo:
-- tipo do serviço: ON SHORE
-- dias/semana: 02
-- horas padrão/dia: 12
---- alocação:
---- data de início: Terça-Feira, 31/Agosto/2020 - 09:00
---- data de término: Sexta-Feira, 30/Setembro/2020 - 18:00



Logo, olhando para o calendário acima, consideramos:
dias: seg 31/08, ter 01/09 ... fim da semana 1 (apenas 2 dias/semana conforme parametrizado na OS)
dias: ter 08/09, qua 09/09 ... dia 07 não porque é Feriado, já que a OS é On Shore de 02 dias. Fim da semana 2
dias: seg 21/09, ter 22/09 ... fim da semana 3
dias: seg 28/09, ter 29/09 ... fim da semana 4. Dia 30/09 não entra no cálculo visto que a semana já se esgotou (2 dias já foram).

Resultado: 7 dias * 12 horas + 1 dia de 09 horas = 93 Horas

 

 

                       

 

 

 

 

 

1      CABEÇALHO DA ORDEM DE SERVIÇO:

1.1  Filial: Preenchido automaticamente com a filial ativa.

1.2  Ordem de Serviço: Número sequencial da ordem de serviço, gerada pelo sistema;

1.3  Proposta: Campo numérico de 10 posições e preenchimento opcional. Será informado neste campo o número da proposta interna;

1.4  Emissão Proposta: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo proposta “item 1.3” esteja preenchido;

1.5  Status: A OS contém 7 status diferentes. Do status 01 ao 03 será atualizado manualmente pelos usuários, o status 04 será a informação que já foi gerada proforma para a ordem de serviço e deverá ser atualizado automaticamente ao clicar no botão “Gerar Proforma”, o status 05 refere-se à ordem de serviço quando efetivada e será  atualizado automaticamente, o status 06 é a informação de que o processo já foi faturado (emitida nota fiscal de serviço) e também é atualizado automaticamente ao emitir a nota fiscal de serviço e, por fim, o status 07 é a informação de que a ordem de serviço foi encerrada e é atualizado automaticamente ao clicar no botão “Encerrar”.

1.6  Data do Status: Preenchida automaticamente com a data que foi atualizado o status da OS, seja status manual ou automático;

1.7  Pedido de Compra: Preenchimento opcional. Deve ser informado neste campo o número do pedido de compra do cliente. Caso este campo esteja preenchido ao gerar o pedido para emissão da nota fiscal de serviço o sistema carrega os dados para o campo “Pedido Cliente” do pedido de vendas;

1.8  Emissão Pedido: Campo data, habilitado para digitação e obrigatório somente caso o campo pedido de compra “item 1.7” esteja preenchido;

1.9  Solicitante: Exibe, com tecla <F3>, todos os contatos cadastrados para o cliente informado na ordem de serviço “Item 1.16, conforme cadastro de contatos.

1.10       Data Fechamento Técnico: Obrigatório o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço;

1.11       Botão Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat". O botão terá seu título alterado para “Cancelar Proforma”. Ao clicar neste botão em uma OS que já tenha sido gerado proforma o sistema informa que será cancelada a proforma gerada para a OS. Caso o usuário prossiga com o cancelamento o sistema reabre a OS na etapa anterior à geração da proforma;

1.12       Emissão Proforma: Grava sempre a última data que foi acionado o botão "Gerar Proforma". Caso o usuário cancele a proforma, esta data é apagada;

1.13       Data Autoriz. Fat.: Campo data, obrigatório seu preenchimento somente no momento de efetivar a ordem de serviço.

1.14       Moeda: Sempre que incluída uma ordem de serviço, este campo vem preenchido automaticamente com a moeda “1 - REAL”, permitindo que o usuário altere se necessário;

 

1.15       Taxa: Este campo é ativo somente caso a ordem de serviço esteja em uma moeda diferente de “1 – REAL”, “Item 1.14, neste caso o sistema obriga o preenchimento deste campo somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço. Ao efetivar a ordem de serviço o sistema carrega a taxa de moeda informada para o pedido que será gerado e não deve permite a alteração desta diretamente no pedido. Caso seja necessário alterar, deverá gerar novamente o pedido pela tela de OS;

1.16       Cliente: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.17       Cliente Final: Permite a tecla de pesquisa (F3), como também deverá permite a digitação do código do cliente, sem a necessidade da pesquisa (F3). Campo de preenchimento opcional, apenas para controle interno referente a empresa onde será prestado o serviço;

1.18       Projeto 1: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os projetos de nível 1 e que estejam ativos. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código do Projeto, Descrição e Projeto de Nível Anterior), permitindo a ordenação por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do projeto selecionado. Este campo também deverá permitir a digitação do código do projeto sem a necessidade da pesquisa (F3). Aplicar a mesma validação para exibição do campo e nome do campo existente na tela de rateio do pedido de venda “Class. Contábil”;

1.19       Projeto 2: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os projetos de nível 2 que estejam ativos e que estejam atrelados ao projeto de nível anterior informado no “Item 1.18 ou que não esteja atrelado a nenhum projeto de nível anterior. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código do Projeto, Descrição e Projeto de Nível Anterior), permitindo a ordenação por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do projeto selecionado. Este campo também deverá permitir a digitação do código do projeto sem a necessidade da pesquisa (F3). Aplicar a mesma validação para exibição do campo e nome do campo existente na tela de rateio do pedido de venda “Class. Contábil”;

1.20       Projeto 3: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os projetos de nível 3 que estejam ativos e que estejam atrelados ao projeto de nível anterior informado no “Item 1.19 ou que não esteja atrelado a nenhum projeto de nível anterior. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código do Projeto, Descrição e Projeto de Nível Anterior), permitindo a ordenação por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do projeto selecionado. Este campo também deverá permitir a digitação do código do projeto sem a necessidade da pesquisa (F3). Aplicar a mesma validação para exibição do campo e nome do campo existente na tela de rateio do pedido de venda “Class. Contábil”;

1.21       Projeto 4: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os projetos de nível 4 que estejam ativos e que estejam atrelados ao projeto de nível anterior informado no “Item 1.20 ou que não esteja atrelado a nenhum projeto de nível anterior. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código do Projeto, Descrição e Projeto de Nível Anterior), permitindo a ordenação por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do projeto selecionado. Este campo também deverá permitir a digitação do código do projeto sem a necessidade da pesquisa (F3). Aplicar a mesma validação para exibição do campo e nome do campo existente na tela de rateio do pedido de venda “Class. Contábil”;

1.22       Tipo de Serviço: (Off-Shore ou On-Shore): Campos do tipo “Verdadeiro ou Falso”, obrigar que o usuário selecione uma das duas opções, inativando o campo que não foi selecionado;

1.23       Classificação do tipo de serviço On-Shore: (ADM, Perigoso ou Perigoso e Confinado): Caso o tipo de serviço selecionado no  “item 1.22 seja “On-Shore” o sistema deverá habilitar os três próximos campos, que é do tipo “Verdadeiro ou Falso” para classificar o serviço como: “ADM”, “Perigoso” ou “Perigoso e Confinado”. Obrigando que o usuário selecione uma das três opções, inativando os campos que não foram selecionados;

1.24       Horas padrão/dia: Campo numérico de duas posições e de preenchimento obrigatório. Será informado neste campo a quantidade de horas diária padrão para a ordem de serviço. Limitar os números de 1 a 24;

1.25       Dias por semana: Campo numérico de uma posição e de preenchimento obrigatório. Será informado neste campo a quantidade de dias por semana padrão para a ordem de serviço. Limitar os números de 1 a 7;[G9] [G10] 

1.26       Tipo de Cobrança: (Preço Fechado ou Horas Trabalhadas): Campos do tipo “Verdadeiro ou Falso”, obrigar que o usuário selecione uma das duas opções, inativando o campo que não foi selecionado;

1.27       Cobrar Horas Viagem (Sim/Não): Campo de preenchimento obrigatório, permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo na tela de pesquisa as opções (S – Sim e N – Não).Este campo também deverá permitir a digitação, informando somente as letras “S ou N”, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.28       Possui limite de horas de Viagem (Sim/Não): Campo de preenchimento obrigatório que deverá ser habilitado se selecionada a opção “Sim” no campo “Cobrar Horas Viagem (Sim/Não)” item 1.27. Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo na tela de pesquisa as opções (S – Sim e N – Não).Este campo também deverá permitir a digitação, informando somente as letras “S ou N”, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.29       Qtde horas de viagem limitada: Campo do tipo hora e de preenchimento obrigatório que deverá ser habilitado se selecionada a opção “Sim” no campo “Possui limite de horas de Viagem (Sim/Não)”, “item 1.28”. Preencher a máscara de hora automaticamente;

1.30       Serviço: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os itens do cadastro de produto que estiver ativo e liberado, campos “chk_libera_prod” e “ativo” igual a “t”, que tiver definido como serviço, campo “tipo_produto” igual a “4” e que no campo “tipo_servico” estiver preenchido com “2-Serviço Prestado” ou “3-Ambos”. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código e Descrição do Serviço), permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do serviço.Este campo também deverá permitir a digitação do código do serviço, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.31       Máquina: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente as máquinas que tiver com o campo “Ativo” igual a “t” no cadastro de máquinas que será criado conforme “Item 4. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código, Descrição e Observação), permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição da máquina.Este campo também deverá permitir a digitação do código da máquina, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.32       Controle: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os controles que tiver com o campo “Ativo” igual a “t” no cadastro de controles que será criado conforme “Item 5. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código, Descrição e Observação), permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do controle.Este campo também deverá permitir a digitação do código do controle, sem a necessidade da pesquisa (F3);

1.33       Observação: Campo texto de digitação livre e de preenchimento opcional. Deverá ficar visível na tela no mínimo 5 linhas, podendo usar a barra de rolagem caso tenha mais informações no campo. A barra de rolagem deverá ficar ativa mesmo após efetivada a ordem de serviço;

1.34       Botão Efetivar[G11] [G12] :

1.34.1   Permitir[G13] [G14]  efetivar somente ordem de serviço com proforma gerada e se o campo “Data Autoriz. Fat.” preenchido. Ao clicar no botão efetivar o sistema deverá bloquear qualquer alteração na Ordem de serviço e gerar o pedido de venda (Prestação de Serviço), utilizando a operação padrão informada no parâmetro da OS, campo “cfgds_operacao[G15] [G16] _padrao_venda”, novo a ser criado, chamado cfgds.operação_padrao_venda_servicos, onde será possível selecionar operações do tipo ‘7’ e que a operação de destino no faturamento seja tipo ‘8’ e esteja configurada como “Livro Serviço”. Condição de pagamento padrão do cadastro do cliente, campo “cfr.cond_pg_padrao_clie” e o serviço informado na ordem de serviço “Item 1.30, deixando o pedido no status pendente de aprovação. Verificar a necessidade de preenchimento de outros campos preenchidos pelo sistema na inclusão manual dos pedidos;

1.34.2   Para as ordens de serviço que tiver em outra moeda diferente da “1 – REAL”, o sistema deverá gerar o pedido na mesma moeda da ordem de serviço e levar a taxa de conversão que também será informada na ordem de serviço e não permitir que o usuário altere, exigindo a conversão do processo antes do faturamento conforme funcionalidade já existente;

1.34.3   Somente permitir que seja cancelada a efetivação da ordem de serviço caso o pedido gerado automaticamente esteja no mesmo status de origem, neste caso o sistema deverá excluir o pedido gerado;

 

1.35       Botão Encerrar: Ao clicar no botão encerrar o sistema deverá encerrar a ordem de serviço e alterar o status para “7 – Encerrada”. Aplicar a mesma validação e processo de exclusão do pedido gerado pela ordem de serviço descrito no “Item 1.34.3 para encerramento da OS;

1.36       Não permitir que o usuário exclua pedido gerado pela OS;

1.37       Necessário que tenha relacionamento entre a ordem de serviço x pedido e que o sistema permita pesquisar ou filtrar o pedido pelo número da ordem de serviço;

1.38       Botão Imprimir[G17]  Proforma: Permitir a impressão da proforma somente para as OS que tenha sido gerado proforma, caso contrário exibir a mensagem informando ao usuário que é necessário gerar a proforma antes de imprimir. O relatório será definido posteriormente com o usuário (Wesley), deixar pronta a funcionalidade no botão para chamar o relatório usando como chave o número da OS e filial;

1.39       Botão[G18]  Imprimir OS: Permitir a impressão da ordem de serviço. O relatório será definido posteriormente com o usuário (Wesley), deixar pronta a funcionalidade no botão para chamar o relatório usando como chave o número da OS e filial.

 

 

2      ALOCAÇÃO DE TÉCNICOS:

 

VIDE DESENHO DA TELA ANEXO AO TICKET.

 

2.1  Filial: Exibir o código e razão social da filial, conforme preenchido no “Item 1.1;

2.2  Ordem de Serviço: Exibir o número da ordem de serviço gerada para o processo, conforme “Item 1.2;

2.3  Status: Exibir o status do processo, conforme informado no “Item 1.5;

2.4  Moeda: Exibir a moeda da ordem de serviço informada no cabeçalho do processo, conforme “Item 1.14;

2.5  Taxa: Exibir a taxa de conversão da moeda informada para o processo, conforme “Item 1.15;

2.6  Tipo de Cobrança: Exibir o tipo de cobrança da ordem de serviço informado no cabeçalho do processo, conforme “Item 1.26”;

2.7  Técnico: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os cadastros da CFR que estão definidos como funcionário, campo: “nosso_funcionario” igual a “t”. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código, CNPJ, razão social e nome fantasia) permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e razão social do técnico selecionado.Este campo também deverá permitir a digitação do código do técnico, sem a necessidade da pesquisa (F3). Permitir incluir vários técnicos na ordem de serviço, inserindo novas linhas conforme forem incluídos;

2.8  Início (Data/Hora): Criar dois campos separado, um no formato data e outro no formato hora. Ambos serão preenchidos pelo usuário e o preenchimento deve ser feito para cada técnico informado na ordem de serviço, os dados informados nos campos poderão ser as mesmas ou não para todos os técnicos informados na ordem de serviço e o sistema deverá obrigar o preenchimento somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço, até esta etapa o preenchimento deve ser opcional (preencher a máscara dos campos automaticamente).

No campo data não permitir que seja informada uma data anterior a data de abertura da Ordem de Serviço;

2.9  Término (Data/Hora): Criar dois campos separado, um no formato data e outro no formato hora. Ambos serão preenchidos pelos usuários e o sistema deverá obrigar o preenchimento somente no momento de gerar a proforma para a ordem de serviço, até esta etapa o preenchimento deve ser opcional (preencher a máscara dos campos automaticamente).

No campo data não permitir que seja informada uma data anterior a data de início informada para o técnico, “Item 2.8, podendo ser informada a mesma data de início desde que a hora de término seja posterior a hora de início, caso a data de término seja posterior a data de início, a hora de[G19]  término poderá ser qualquer uma, independente se menor, igual ou maior a hora de início[G20] ;

2.10       Duração (Dias): Total de dias entre a data de início, “Item 2.8 e data de término, “Item 2.9, considerar inclusive as datas de início e término, Ex.: Início dia 01/02/2020 término dia 10/02/2020, duração do serviço: 10 dias;

2.11       Vr./Hrs. Normais (USD): Preencher automaticamente com o valor da hora do técnico x cliente x serviço x tipo de hora x tipo de serviço (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturno), conforme “Item 3.4 da tabela de preço. A sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Vr./Hrs. Normais (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.12       Vr./Hrs. Extras Normais (USD): Preencher automaticamente com o valor da hora do técnico x cliente x serviço x tipo de hora x tipo de serviço (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 3.5 da tabela de preço. A sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Vr./Hrs. Extras Normais (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.13       Vr./Hrs. Extras Diferenciada (USD): Preencher automaticamente com o valor da hora do técnico x cliente x serviço x tipo de hora x tipo de serviço (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 3.6 da tabela de preço. A sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Vr./Hrs. Extras Diferenciada (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.14       Vr./Hrs. Viagem (USD): Preencher automaticamente com o valor da hora do técnico x cliente x serviço x tipo de hora x tipo de serviço (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 3.7 da tabela de preço. A sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Vr./Hrs. Viagem (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.15       Vr./Ad. Noturno (USD): Preencher automaticamente com o valor da hora do técnico x cliente x serviço x tipo de hora x tipo de serviço (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 3.8 da tabela de preço. A sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Vr./Ad. Noturno (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.16       Hrs Planejadas[G21] [G22] [G23] [G24] : Campo numérico de 7 posições, sendo duas casas decimais (Ex.: 12345,67). Este campo deverá ser obrigatório e preenchido automaticamente. Para preenchimento do campo o sistema deverá considerar o período entre o Início (Data/Hora) “Item 2.8 e Término (Data/Hora) “Item 2.9, considerando inclusive a fração de dias.

Ex.: O serviço inicia dia 01/01/20 as 9hs, com término previsto para o dia 07/01/20 as 18hs, considerando que a OS são 12hs trabalhadas por dia, temos 6 dias trabalhados 12hs por dia que soma o total de 72hs mais 1 dia trabalhado 9hs (início as 9hs e término as 18hs), total de horas planejadas da OS x Técnico: 81hs.

Caso o tipo de serviço informado na OS, “ITEM 1.22seja “off-shore” considerar dias corridos, se for “on-shore” considerar somente dias úteis, neste caso verificar a tabela de feriados do sistema.

Considerando que no exemplo acima a data de início é uma quarta-feira e a data de término terça-feira, sendo que na sexta-feira será feriado. Se o tipo de serviço da OS for off-shore, com 7 dias trabalhados/semana, o trabalho será executado iniciando na quarta-feira dia 01/01 e terminando na terça-feira dia 07/01, sendo 7 dias corridos, se esta mesma OS for on-shore, com 3 dias trabalhados/semana, será considerado 2 dias na primeira semana, sendo dias 1, 2 e dois dias na segunda semana, sendo os dias 6 e 7, não considerado a sexta-feira dia 3 que será feriado e o final de semana, dias 4 e 5;

2.17       Vr. Hrs Planejadas (USD): Valor total das horas planejadas por técnico, (“Item 2.11” x “Item 2.16”). Exibir a sigla da moeda na frente do nome do campo, conforme moeda da ordem de serviço;

2.18       Hrs Normais: Preencher automaticamente com o total de horas do técnico x ordem de serviço x tipo de hora (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturno), conforme “Item 2.1” da especificação do ticket “ERP-65691” do “Time Sheet”;

2.19       Hrs Extras Normais: Preencher automaticamente com o total de horas do técnico x ordem de serviço x tipo de hora (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 2.2” da especificação do ticket “ERP-65691” do “Time Sheet”;

2.20       Hrs Extras Diferenciada: Preencher automaticamente com o total de horas do técnico x ordem de serviço x tipo de hora (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 2.3” da especificação do ticket “ERP-65691” do “Time Sheet”;

2.21       Hrs de Viagem: Preencher automaticamente com o total de horas do técnico x ordem de serviço x tipo de hora (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 2.4” da especificação do ticket “ERP-65691” do “Time Sheet”. Para o preenchimento desta coluna na linha de horas de viagem o sistema deverá validar o “Item 1.27”,  caso esteja preenchido com “Não” o total de horas na linha horas de viagem deverá ficar desabilitado e não permitir o preenchimento manual nem automático via “Time Sheet”, se estiver “Sim“, validar o “Item 1.28 caso esteja preenchido com “Não” preencher o campo total de horas na linha horas de viagem com o total de horas apontadas no “Time Sheet” para as horas de viagem, se Tiver “Sim” preencher com o total de horas apontadas no “Time Sheet” para as horas de viagem limitado ao total de horas informada no “Item 1.29

2.22       Total Hrs Trabalhada: Soma do total de horas trabalhadas do técnico x ordem de serviço. Considerar o total de horas trabalhadas a somas das colunas (Hrs Normais + Hrs Extras Normais + Hrs Extras Diferenciada + Hrs de Viagem);

2.23       Ad. Noturno: Preencher automaticamente com o total de horas do técnico x ordem de serviço x tipo de hora (Hr. Normal, Hr. Extra, Hr. Extra Diferenciada, Hr. Viagem e Adc. Noturna), conforme “Item 2.5” da especificação do ticket “ERP-65691” do “Time Sheet”;

2.24       Vr. Hrs Normais (USD): Valor total das horas normais trabalhadas por técnico, (“Item 2.11” x “Item 2.18”). Exibir a sigla da moeda na frente do nome do campo, conforme moeda da ordem de serviço;

2.25       Vr. Hrs Extras Normais (USD): Valor total das horas extras normais trabalhadas por técnico, (“Item 2.12” x “Item 2.19”). Exibir a sigla da moeda na frente do nome do campo, conforme moeda da ordem de serviço;

2.26       Vr. Hrs Extras Diferenciada (USD): Valor total das horas extras diferenciadas trabalhadas por técnico, (“Item 2.13” x “Item 2.20”) . Exibir a sigla da moeda na frente do nome do campo, conforme moeda da ordem de serviço;

2.27       Vr. Hrs de Viagem (USD): Valor total das horas de viagem por técnico, (“Item 2.14” x “Item 2.21”) . Exibir a sigla da moeda na frente do nome do campo, conforme moeda da ordem de serviço;

2.28       Vr. Total Hrs Trabalhada (USD): Soma do valor total das horas trabalhadas do técnico, (“Item 2.24” + “Item 2.25” + “Item 2.26” + “Item 2.27”);

2.29       Vr. Ad. Noturno (USD): Valor total das horas noturnas trabalhadas por técnico, (“Item 2.15” x “Item 2.23”);

2.30       Vr. Total do Serviço (USD): Soma do valor total das horas trabalhadas do técnico “Item 2.28 + valor horas noturnas do técnico “Item 2.29;

2.31       Despesas Viagem (USD): Campo valor de preenchimento manual e opcional. Será informado neste campo o valor das despesas de viagem quando houver, este campo sempre será preenchido com os valores na mesma moeda da ordem de serviço, “Item 1.14, sendo assim, a sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Despesa Viagem (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.32       Outras Desp. (USD): Campo valor de preenchimento manual e opcional. Será informado neste campo o valor das despesas adicionais quando houver, este campo sempre será preenchido com os valores na mesma moeda da ordem de serviço, “Item 1.14, sendo assim, a sigla da moeda que será exibida na frente do nome do campo “Outras Desp. (USD)deverá ser a sigla da moeda da ordem de serviço;

2.33       Total da OS (USD): O valor total da ordem de serviço deverá levar em consideração a definição do “Tipo de Cobrança” da ordem de serviço, “Item 1.26. Se o tipo de cobrança da ordem de serviço for “Preço Fechado” este campo deverá ser a soma dos campos valor horas normais, mais despesas de viagem mais outras despesas: (“Item 2.17” + “Item 2.31” + “Item 2.32“), se o tipo de cobrança for “Horas Trabalhadas” este campo deverá ser a soma do valor total dos serviços mais as despesas de viagem, mais as despesas adicionais do técnico: (“Item 2.30“ + “Item 2.31“ + “Item 2.32“);

2.34       TOTAL GERAL: Totalizador dos campos de valores e horas, “Itens 2.16 a 2.23;

2.35       TOTAL DA ORDEM DE SERVIÇO (USD): Exibir este campo somente quando a ordem de serviço estiver em outra moeda diferente de “1-REAL”, “Item 1.14, neste caso o valor apresentado neste campo deverá ser o valor do campo: Total da OS (USD),“Item 2.33”;

2.36       Serviço Prestado (R$): Se o tipo de cobrança da OS for “Valor Fechado”, o valor deste campo deverá ser igual ao valor do campo “Vr. Hrs Planejadas”, “Item 2.17, se for “Horas Trabalhadas” o valor deste campo deverá ser igual ao valor do campo “Vr. Total do Serviço”, “Item 2.30em (R$), se a ordem de serviço estiver em outra moeda diferente de “1-REAL” o valor deverá ser multiplicado pela taxa de conversão, “Item 1.15, convertendo os valores para (R$);

2.37       Despesas de Viagem (R$): Valor total do campo Despesa Viagem(USD) “Item 2.31 em (R$), se a ordem de serviço estiver em outra moeda diferente de “1-REAL” o valor deverá ser multiplicado pela taxa de conversão, “Item 1.15, convertendo os valores para (R$);

2.38       Outras Despesas (R$): Valor total do campo Outras Desp.(USD) “Item 2.32 em (R$), se a ordem de serviço estiver em outra moeda diferente de “1-REAL” o valor deverá ser multiplicado pela taxa de conversão, “Item 1.15, convertendo os valores para (R$);

2.39       TOTAL DA ORDEM DE SERVIÇO (R$): O valor deste campo deverá ser igual ao valor do campo: “Total da OS”, “Item 2.33”;

2.40       Incluir as linhas de subtotais e total conforme exemplo de tela que esta anexa ao ticket;

2.41       RESUMO ALOCAÇÃO TÉCNICA:

2.41.1   Início: Preencher automaticamente com a menor data informada na coluna “Início” do grupo “PERÍODO” na linha do técnico;

2.41.2   Término: Preencher automaticamente com a maior data informada na coluna “Início” do grupo “PERÍODO” na linha do técnico;

2.41.3   Total Dias Corrido: Preencher automaticamente com o total de dias corridos planejado para a ordem se serviço, sendo (“Item 2.41.2= 20/02/2020“Item 2.41.1 = 01/01/2020);

2.41.4   Total Dias Alocado: Preencher automaticamente com o total de dias trabalhados planejado para na ordem de serviço, sendo a soma do total de dias planejado para cada técnico, “Item 2.10;

 

 

3      TABELA DE PREÇO TÉCNICO X CLIENTE X SERVIÇO:[G25] [G26] 

Ajustar a tabela de preço “Tabela Preço Cliente x Produto” para ser utilizada nas ordens de serviço, conforme detalhes abaixo. Manter as mesmas validações e funcionalidades existentes, com exceção dos campos que deverão ser removidos/alterados conforme detalhes abaixo. Esta tela possuirá um novo menu: Tabela de Preços Técnico X Cliente X Serviço, logo, sendo chamada por este menu, a tela se reajustará para exibir os campos adequados para os serviços e OS:

 

Menu da janela atual:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TELA ATUAL:

 

 

TELA COM OS AJUSTES SUGERIDOS:

 

 

3.1  Técnico: Incluir o campo “Técnico” na tabela de preço, logo abaixo do campo “Produto”. Este campo deverá compor a chave da tabela e permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os cadastros da CFR que estão definidos como funcionário, campo: “nosso_funcionario” igual a “t”. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código, CNPJ, razão social e nome fantasia) permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e razão social do técnico selecionado.Este campo também deverá permitir a digitação do código do técnico, sem a necessidade da pesquisa (F3);

3.2  Serviço: Alterar o nome do campo “Produto” para “Serviço” e permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os itens do cadastro de produto que estiver ativo e liberado, campos “chk_libera_prod” e “ativo” igual a “t”, que tiver definido como serviço, campo “tipo_produto” igual a “4” e que no campo “tipo_servico” estiver preenchido com “2-Serviço Prestado” ou “3-Ambos”. Na tela de pesquisa exibir os campos (Código e Descrição do Serviço), permitindo a ordenação ou pesquisa por qualquer um dos campos, retornando o código e descrição do serviço.Este campo também deverá permitir a digitação do código do serviço, sem a necessidade da pesquisa (F3).

Não obrigar que o código de serviço esteja relacionado com o código do produto no cliente “prd_cfr.codigo_produto_cli”;

3.3  Ocultar os campos: “Código Produto Cliente”, “Aliq. ICMS”, ”Aliq. PIS”, ”Aliq. Cofins”, ”Vl. Imposto” e “Vl. Líquido”;

3.4  Vr. Hr. Normal: Alterar o nome do campo “Preço” para “Vr. Hr. Normal”;

3.5  Vr. HE Normal: Adicionar o campo na linha de preço do serviço, replicando as mesmas validações existentes no campo “Preço”;

3.6  Vr. HE Dif: Adicionar o campo na linha de preço do serviço, replicando as mesmas validações existentes no campo “Preço”;

3.7  Vr. Hr Viagem: Adicionar o campo na linha de preço do serviço, replicando as mesmas validações existentes no campo “Preço”;

3.8  Vr. Ad Not: Adicionar o campo na linha de preço do serviço, replicando as mesmas validações existentes no campo “Preço”;

3.9  Tipo de Serviço: (Off-Shore ou On-Shore): Campos do tipo “Verdadeiro ou Falso”, obrigar que o usuário selecione uma das duas opções, inativando o campo que não foi selecionado. Este campo deverá compor a chave da tabela.

 

 

4      CADASTRO DE MÁQUINAS: Criar tela para o usuário cadastrar as máquinas que opcionalmente serão atreladas as ordens de serviço, conforme exemplo abaixo:

 

4.1  Código: Campo chave, numérico de 5 posições. Preencher automaticamente com o número sequencial do cadastro de máquina que deverá ser gerado pelo sistema;

4.2  Descrição: Campo texto de 30 caracteres e de preenchimento obrigatório;

4.3  Ativo: Campo de preenchimento obrigatório, permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo na tela de pesquisa as opções (S – Sim e N – Não).Este campo também deverá permitir a digitação, informando somente as letras “S ou N”, sem a necessidade da pesquisa (F3). Trazer preenchido como padrão a opção “Não”;

4.4  Observação: Campo texto de 60 caracteres e de preenchimento opcional.

 

5      TIPO DE CONTROLE DE MÁQUINAS: Criar tela para o usuário cadastrar os tipos de controles das máquinas, opcionalmente esses tipos de controles serão atrelados as ordens de serviço, conforme exemplo abaixo:

 

 

5.1  Código: Campo chave, numérico de 5 posições. Preencher automaticamente com o número sequencial do cadastro de máquina que deverá ser gerado pelo sistema;

5.2  Descrição: Campo texto de 30 caracteres e de preenchimento obrigatório;

5.3  Ativo: Campo de preenchimento obrigatório, permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo na tela de pesquisa as opções (S – Sim e N – Não).Este campo também deverá permitir a digitação, informando somente as letras “S ou N”, sem a necessidade da pesquisa (F3). Trazer preenchido como padrão a opção “Não”;

5.4  Observação: Campo texto de 60 caracteres e de preenchimento opcional.

 

 

 

6      DEFINIÇÃO DO STATUS: Criar tela para possibilitar a definição dos status (vide 1.5).

 

 

 

 

OBSERVAÇÕES GERAIS:

a)    Necessário que o sistema grave log de inclusão, alteração, exclusão e mudança de status dos processos;

 

b)    Necessário que tenha validação no plano de senhas para definir quais usuários terão permissão para incluir, alterar, visualizar e excluir cada uma das telas do processo e para gerar proforma, efetivar, encerrar e alterar status do processo[G27] [G28] .

 

c)    Permitir que seja agrupada várias ordens de serviço para gerar um único pedido de prestação de serviços para ser faturado. Funcionalidade já existe na ordem de serviço atual, para permitir agrupar as ordens de serviço, além das validações realizadas atualmente os processos a serem agrupados deverão estar na mesma moeda;

 

d)    Manter a tela de “Detalhes de agrupamento” da ordem de serviço atual, onde é exibido os pedidos e notas fiscais geradas para os processos.[G29] [G30] 

 

 

 

 

 

Termo de Aceite

Tendo examinado este Documento de Especificação Funcional e me certificado de que a solução atende às necessidades originalmente definidas, atesto e aprovo todas as informações contidas neste.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome:

Departamento:

______________________________________________________

Data e Assinatura




 [G1]apenas confirmando: quando eu emito a NF de Serviço da OS, o status dela vai para o  6 (faturada)

porém caso eu cancele esta NF, o status dela deve voltar para 05 (efetivada), certo ?

 [G2]Resp Lau: Se reabrir o pedido sim

 [G3]pra gerar a Proforma da OS, preciso ter registro de alocação técnica com valores atribuídos (i.e., a OS não pode estar "zerada"), correto?

 [G4]Resp lau: A OS não pode ser gerada a proforma caso não tenha Horas Realizadas para todos os técnicos alocados (i.e., se um ou mais técnicos estiverem sem horas realizadas, não avança)

 [G5]O correto não seria a Data Emissão Proforma?

 [G6]Resp Lau: Isso, Dt Emissão preenchida automaticamente na Geração da Proforma. Quanto ao campo Dt Autoriz Faturamento não é preenchido automaticamente.

Porém fica disponível para preencher, mesmo com proforma gerada.

 [G7]o usuário pode ficar alterando a Moeda da OS, mesmo que ela já tenha alocação técnica?

toda a recuperação de tab. preço e cálculos de valores já foram realizados. Além disso ninguém garante que as alocações feitas terão preço estabelecido na moeda que se deseja alterar. Ex.: era Real, tinha tabela de preço tudo certo... aí o cara vai e muda pra Dolar

 [G8]Resp Lau: pode bloquear

 [G9]coloquei uma restrição aqui, se já existe alocação técnica para a OS não é permitido alterar Tipo de Serviço, nem Horas/Padrão Dia nem Dias/Semana

estas são 3 variáveis que o sistema usa pra calcular as Horas Planejadas..

tudo bem ?

 [G10]Resp Lau: ok,. pode manter assim

 [G11]Quando gerado o pedido de vendas, o valor do serviço será o valor total da OS e o valor total do serviço também o valor total da OS?

 [G12]Resp Lau: Isso mesmo.

 [G13]Olhando o código aqui da OS antiga, eu vi que tem um param do Faturamento: chk_fatura_concessionario

se ele está ativado, então a OS emite um pedido de vendas usando o Concessionário como cliente. No caso dessa OS aqui, vai ter a mesma coisa? Usando o campo "Cliente Final"?

 [G14]Resp Lau: Conforme falamos por telefone, para esta OS o faturamento será sempre em nome no cliente, o cliente final é somente para controle interno

 [G15]O param do faturamento permite que sejam selecionadas neste campo apenas Operações que determinam Verifica Saldo de Estoque

 [G16]Resp Laudenir: Criar novo campo para informar as operações de prestação de serviço, exibindo somente as operações cujo o tipo de operação inicia com 7 e que estaja relacionada a uma operação de faturamento cujo o tipo inicia com 8 e esteja com a flag tpo.livro_serviço selecionada

 [G17]Ok, nome do RPT: fat_osgs_proforma.rpt

 [G18]Ok, nome do RPT: fat_osgs.rpt

 [G19]como vou calcular as horas do último dia para o campo Horas Planejadas, caso a hora de Termino for inferior à de início?

 

ex.:

Inicio:  13:00

Termino: 09:00

 [G20]Resp Laudenir: realmente, o horário de término não pode ser igual ou inferior ao de início. Colocar o bloqueio.

 [G21]posso bloquear qualquer tentativa de mudar os Dias/Semana e Horas Padrão/Dia da OS, caso já tenha alguma alocação de técnico?

 [G22]Resp Lau: Pode bloquear

 [G23]coloquei uma restrição aqui, se já existe alocação técnica para a OS não é permitido alterar Tipo de Serviço, nem Horas/Padrão Dia nem Dias/Semana

estas são 3 variáveis que o sistema usa pra calcular as Horas Planejadas..

tudo bem ?

 [G25]Pode ter mais do que um registro “VIG” (vigente) na mesma tabela de preço, para moedas diferentes?

 [G26]Resp Lau: A pessoa até pode cadastrar “n” linhas na tabela de preço naquela chave, porém apenas 1 preço será o vigente. Pode realmente ter linhas em moedas diferentes visto que a empresa pode por exemplo atender um cliente primeiramente em Dolar mas em determinado momento começar a vender para este cliente em Real. Mas de qualquer forma, sempre 1 único preço será o vigente.

 [G27]seria alteração mesmo ou qualquer tentativa de manipular o campo Status?

Digo... meu usuário poderia criar uma nova OS, colocar um status e tal. Mas ao tentar Alterar este status, talvez eu não tenha permissão.

 [G28]Resp Lau: a permissão seria tanto para inserir ou alterar o status

 [G29]esta grid não exibe as OSs agrupadas, mas sim o pedido de agrupamento em que aquela OS está e a Nota Fiscal emitida, com base no pedido de agrupamento

é que na OS antiga, é uma grid, porque nela vc tem pedidos de remessa de garantia, de faturamento e de devolução. De qualquer forma, fiz igual à OS antiga ... já está funcionando, única coisa é que vai mostrar apenas 1 linha em cada grid

 [G30]Resp Lau: Ok, não tem problema pode manter assim

 

 


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