...
DEFINIÇÃO
O arquivo de programação de entrega fornece informações quanto ao planejamento e efetivação dos itens mediante a previsão de entrega informada pelo cliente. Estas previsões podem ser semanais, ou mensais conforme o acordo com o cliente.
Geração dos pedidos.
Ao integrar o arquivo, o Ti9 processa as informações dos produtos conforme as datas de entrega, gerando pedidos conforme a definição abaixo:
a. Todas as entregas identificadas como programação geram uma única cotação com todos os itens, a qual tem a finalidade exclusiva de permitir a empresa de visualizar o conteúdo das próximas confirmações. A cada novo arquivo importado a cotação anterior é encerrada gerando uma nova cotação.
b. As entregas identificadas como firme (confirmadas) geram "n" pedidos de acordo com cada data de entrega. Cada pedido possuirá uma única data de entrega e caso ocorra uma nova programação para uma mesma data de entrega (mediante um novo arquivo) será gerado um novo pedido, desta forma poderá haver mais de um pedido para a mesma entrega.
Informações do Pedido (programação e pedido firme):
a. Todos os itens do pedido são lançados com quantidade pedida = EDI "quantidade entrega" e atendida = 0"zero".
b. Para atender a quantidade dos itens do pedido deve-se utilizar a rotina de Liberação Pedidos de Vendas.
c. O valor unitário é recuperado através da tabela de preço conforme determinado na operação. Não havendo tabela de preço o valor atribuído ao item é zero, requerendo alteração manual do operador.
d. O valor unitário líquido é preenchido com o mesmo valor do valor unitário, se um dos parâmetros abaixo estiver ativo:
- "Parâmetros do Faturamento > Preços > Utiliza preço de venda liquido na tabela?"
- "Operações > Tipo 70 ou 71> Tabela de Preços > Preço Final/Ecommerce"
Informações do Pedido Pedido de Compra do Cliente:
a. O número do pedido de compras do cliente é informado item a item. Desta maneira esta numeração fica visível em cada item do pedido.
IMPORTANTE: Para exibir o campo número do pedido nos itens do pedido é necessário marcar a opção "Informar Pedido de Compra do Cliente por Item" no cadastro de operações. A marcação desta opção também é necessária para que o número do pedido de compras seja adicionado às informações adicionais dos itens na DANFE.
Restrições:
- Não é permitido alterações em datas firme via arquivo de integração (somente ocorrerá mediante negociação com o cliente e o procedimento de alteração de quantidade, etc deve ocorrer manualmente). Mesmo não sendo possível, caso esta situação ocorra em determinado arquivo o sistema não irá atualizar a quantidade de entrega original do pedido, o sistema irá gerar a informação através de LOG do integrador para que o usuário possa realizar as ações necessárias.
PARAMETRIZAÇÃO
Antes de utilizar a integração dos pedidos/programações de entregas é necessário realizar as parametrizações para o correto preenchimento dos dados do pedido e itens.
1. Informações no Cadastro do Cliente
As informações ilustradas na figura 1 a seguir são utilizadas para o preenchimento do cabeçalho do pedido
UTILIZAÇÃO
No módulo Fiscal, item de menu Parâmetros do Módulo Fiscal, informar os novos campos "Fundamento Legal Crédito ICMS Simples Nacional" e "Fundamento Legal Crédito Ressarcimento ICMS ST" (Figura 1)
. É importante observar que a informação da operação de cotação requer a criação de uma nova operação (caso ainda não exista) e esta operação não deve verificar estoque.
Figura 1 - Informações do Cadastro de Cliente
2. Vinculo do Código do Produto do Cliente
É necessário vincular os códigos do produtos do cliente com os códigos do Ti9. Para isto é necessário cadastrar as informações do código do cliente conforme demonstrado na figura 2.
Caso o mesmo código de produto do cliente seja vinculado em mais de um código de produto do Ti9, ao importar as programações será utilizado o primeiro código de produto no pedido.
Figura 2 - Vinculo do Código do Produto do Cliente
3. Almoxarifado
O almoxarifado inserido no pedido é recuperado do almoxarifado padrão informado no cadastro do produto.
INTEGRAÇÃO
Para realizar a integração das programações é necessário seguir o roteiro abaixo.
1. Acesso a Aplicação:
Acesse o menu: Faturamento->Processos->EDI Importação Arquivo MGR 5.1.
Ao acessar esta opção é necessário efetuar o login novamente para acessar o aplicativo de integração.
Importante: O usuário que irá realizar a importação dos dados deve ter acesso à tabela de preços/preços de venda para que o sistema busque o valor unitário do produto.
2. Menu:
A figura 3 apresenta a tela principal do integrador.
É necessário efetuar o login novamente para acessar o aplicativo de integração.Para acessar as opções dê um duplo clique sobre a opção.
Figura 3 - Menu
3. Configuração
Antes de utilizar a importação das programações é necessário configurar os caminhos/pastas de entrada e saída conforme demonstrado na figura 4. Para acessar a tela de configuração acesse a opção "Integração - Configurações".
Ao confirmar a configuração é armazenada, não necessitando nova configuração ao acessar o integrador novamente.
Entrada: Pasta onde deve conter os arquivos de importação. Também conhecida como caixa de entrada
Saída: Pasta onde deve conter os arquivos de exportação. Utilizado para geração de arquivos temporários.
Figura 4 - Configuração Pasta de Entrada e Saída
4. Integração
Após a configuração dos caminhos de entrada e saída acesse a opção "5.1 Layout Simplificado de Programações de Entrega".
Nesta tela (figura 5) são exibidos todos os arquivos .txt (2) contidos na pasta "entrada'. Após visualizar os arquivos é necessário marcar o arquivo (2) que deseja processar e clicar em Ok (3).
Após processar o arquivo caso o processo seja realizado com sucesso o mesmo é removido da lista, caso haja qualquer divergência o arquivo não é processado e na coluna "Observações" é exibida a mensagem da inconsistência durante o processo de integração. Na pasta de entrada os arquivos já processados são renomeados para ".imp" quando importados com sucesso.
Caso seja necessário atualizar a lista de arquivos pressione o botão "atualizar/refresh" (1).
Todos os arquivos integrados são mantidos no arquivo de LOG o qual pode ser disponibilizado através da criação de Consulta diretamente no Ti9.
Script para criação da consulta:
select * from ANFV_MGR_51 order by seq
Figura 5 - Tela Integrador