Versões comparadas

Chave

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Objetivo

Demonstrar e instruir sobre a funcionalidade de integração de XMLs para os documentos de saída, XMLs de nota fiscal eletrônica e XMLs de SAT.

Utilização

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A ferramenta de Integração Fiscal do TI9 automatiza o processo de importação e processamento de XMLs fiscais, como Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e SAT CF-e, garantindo a correta validação e integração dessas informações no sistema ERP.

 

Requisitos de Utilização

 

Para utilizar a ferramenta de Integração Fiscal, é necessário entrar em contato com comercial@ti9.com.br para solicitar a instalação.

 

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Acesso ao Sistema

 

  1. Entrar no TI9: Use seu usuário e senha para acessar o sistema.
  2. Acessar o módulo: No ERP, navegue até Livros Fiscais > Processos > Integração Fiscal (XML)

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  1. .

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Essa opção abrirá a aplicação destinada à integração dos XMLs.

 

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Preparando os Arquivos XML

 

  1. Localize a pasta do launcher: Acesse o diretório correspondente ao cliente.
  2. Subpasta "xml": Dentro da pasta da aplicação, localize a subpasta chamada "xml" e insira todos os arquivos XML da empresa nela.

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Exemplo de Caminho: pasta_da_aplicacao/xml

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Tela Inicial do Sistema

 

Ao abrir a aplicação

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pelo launcher,

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você verá a página inicial:

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Etapas de Importação dos XMLs

 

1. Vinculando a Operação e Finalidade

 

Para importar corretamente os documentos fiscais, é necessário configurar o vínculo de operação e finalidade. Porém, para vincular a operação, é necessário escolher primeiro qual é a classificação

...

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  • Para nota fiscal eletrônica, existe todos esses tipos de nota fiscal que podem ser importados.
    • *imagem*
  • O processo para atualizar a operação e a finalidade é o seguinte:
    • Selecione o CFOP correspondente, quantos forem necessários;
    • Clique no campo operação e selecione a operação desejada;
    • Clique em Aplicar;
  • Ao fazer esse processo, nota-se que o campo operação encontrasse preenchido, seguido pelo nome da operação;
  • Para a finalidade, o processo é o mesmo:
    • Selecione o CFOP correspondente, quantos forem necessários;
    • Clique no campo finalidade e selecione a operação desejada;
    • Clique em Aplicar;
  • Ao fazer esse processo, nota-se que o campo finalidade encontrasse preenchido, seguido pelo nome da operação;

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É necessário fazer o processo de vínculo de operação e finalidade para todos os tipos de classificações existentes.

Importando XML

  • Após o processo feito acima, a próxima etapa é importar o XML;
  • Clicando no ícone correspondente, temos a seguinte tela:

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  • Como parte do processo, precisamos agora selecionar a filial correspondente;
  • Após, será necessário preencher o período correspondente as notas fiscais que o usuário quer importar;
  • Abaixo terá a opção de importação de Nfe ou SAT Cfe, ou os dois;
  •  Após o preenchimento dos campos, clique em Importar;

  • Após o processo terminar, terá sido feito a importação de todos os documentos fiscais no período escolhido.

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.

 

Vinculando a Operação:

 

  1. Selecione a Classificação:
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  2. Escolha o CFOP correspondente.
  3. No campo "Operação": Selecione a operação desejada.
  4. Clique em "Aplicar".

 

Vinculando a Finalidade:

 

  1. Escolha o CFOP correspondente.
  2. No campo "Finalidade": Selecione a finalidade desejada.
  3. Clique em "Aplicar".

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Obs: Esse processo deve ser feito para todas as classificações existentes.

 

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2. Importando os XMLs

 

  1. Acesse a Tela de Importação:

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  1. Selecione a Filial.
  2. Preencha o período correspondente às notas fiscais que deseja importar.
  3. Escolha o tipo de documento a ser importado: NF-e, SAT ou ambos.
  4. Clique em "Importar".
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 Observe que na imagem anterior é mostrado a opção gerar dados de Financeiro e Estoque, todo o processo de configuração dessas opções será demonstrado no tópico 'Importação de dados financeiros e estoque do XML na integração fiscal.'

Processamento do XML

  • Ao processar os documentos fiscais, na tela abaixo teremos a listagem de todos os documentos que por algum motivo, retornaram algum erro.

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  • Percebe-se que é retornado o arquivo em que o erro em questão está, junto também com a descrição do erro;
  • No exemplo em questão, utilizamos o seguinte cenário de erro:

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  • Para esse cenário, é preciso, através do CFOP, fazer o processo de preenchimento da finalidade e da operação, conforme instruido nos passos acima;
  • Após o preenchimento, volte para a tela de importação de XML e faça a importação dos documentos fiscais;
  • Após esse processo, o documento em questão aparecerá com status "Sucesso" e a importação será finalizada.

 

Processamento bem sucedido

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  • Após o processamento ser feito, notamos algumas coisas:
    • Ao voltar a pasta da aplicação, observamos que os XML's carregados ali não estão mais presentes;
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    • Isso porque eles se encontram presentes na pasta de "processados", onde será criado uma sub-pasta com o CNPJ correspondente, e todos os XML's processados. 

 

  • Também temos a possibilidade de verificar essas notas importadas, afim de conferir se a importação foi bem sucedida e as informações conferem;
  • Para isso, acessamos no ERP: "Faturamento" -> "Documento de Saída";
  • Pesquisamos pela nota que fizemos o processamento;
  • O documento fiscal deve ser aberto e as informações exibidas;
  •  É possível conferir que a nota fiscal foi importada, além do lançamento fiscal baseado nas informações dessa nota;

 

Importação de XML's fora do período especificado

  • Como já mostrado anteriormente, ao fazer a importação de XML's, é preciso informar o período dos documentos fiscais que deverão ser importados;

  • Só documentos fiscais dentro do período especificado serão considerados na hora da importação, os demais serão ignorados;

  • Em alguns cenários, o usuário pode se deparar com a situação de alguns documentos demonstrarem o status "info" depois de uma importação ter sido feita;

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  • Isso não significa um erro, apenas uma informação a respeito de algum processo feito no integrador;
  • Um exemplo é quando existe algum documento fiscal fora do período especificado no momento da importação;
  • Esse documento será ignorado, e uma mensagem com o status "info" será visível na aba de documentos processados explicando esse cenário. Isso é um hábito comum do sistema.  

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3. Verificando o Resultado da Importação

 

Status e Logs de Erros:

 

  • Caso algum documento apresente erros, eles serão listados na tela de processamento.

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  • A tela mostrará o arquivo e a descrição do erro correspondente:

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Corrigindo Erros:

 

  1. Verifique o CFOP correspondente ao erro.
  2. Realize o vínculo correto de operação e finalidade.
  3. Retorne à tela de importação e reimporte o documento.

 

Nota: Após a correção, o status do documento deve ser "Sucesso".

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4. Processamento Bem-Sucedido

 

  • Os XMLs importados serão movidos para a subpasta "processados", organizada por CNPJ.

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5. Conferindo as Notas Importadas

 

  1. No ERP, acesse: Faturamento > Documento de Saída.
  2. Pesquise pela nota processada.
  3. Verifique as informações fiscais da nota.

 

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Importação de XMLs Fora do Período Especificado

 

  • Durante a importação, apenas documentos dentro do período especificado serão considerados.
  • Caso um documento esteja fora do período, ele será ignorado e listado com o status "info".

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Nota: Isso não é um erro, apenas uma informação do sistema. No caso mostrado, o documento em questão foi apenas "ignorado" durante a importação, por não estar dentro do prazo especificado.

 

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Importação de Dados Financeiros e Estoque

 

Configuração de Dados Financeiros:

 

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  1. Configure as informações para lançamento das duplicatas conforme a tag de meio de pagamento do XML. Pra isso, preencha os campos especificados acima.
  2. Vincule a forma de pagamento aos dados bancários.
  3. Não são gerados documentos de compensação para as operações de devolução, uma vez que não existe essa informação no XML.
  4. O lançamento do financeiro também verifica a opção Lança Financeiro de acordo com a operação da Nota Fiscal.

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  • TAG: 90 - Sem pagamento: Caso a

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  • TAG de pagamento seja igual a 90, sem pagamento, o sistema irá ignorar as duplicatas lançadas nela. Entretanto caso o usuário crie a parametrização para lançar duplicatas mesmo na TAG sem pagamento o sistema irá realizar o lançamento no financeiro.

 

Obs: Se a parametrização realizar baixa automática, não será possível reimportar os dados financeiros até que a baixa seja cancelada pelo sistema. O   O mesmo se aplica a baixas manuais realizadas após a importação.

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Configuração de Estoque:

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  1. Preencha as informações de filial e almoxarifado

...

  1. .

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  1. Configure o almoxarifado para o lançamento.
  2. O lançamento verifica a opção "Lança Estoque

...

 

 

 

 

  1. " e os campos de finalidade.
  2. Não é possível realizar lançamento de lote visto que não existe essa informação no XML, desta maneira os produtos que controlam estoque por lote irão gerar erro na hora da integração.
  3. Também é verificado o saldo no lançamento do estoque, desta maneira o produto deve possuir saldo para realização da movimentação do estoque.


Informações Importantes sobre o Integrador Fiscal

Existem algumas informações sobre fluxo, regras fiscais e outras questões importantes a respeito do integrador fiscal. Iremos colocar abaixo:

 

  • Ao importar os Cupons Fiscais o sistema não obriga o cadastro do Cliente Pessoa Física em Companhias e Pessoas. Quando o cliente/CPF não está cadastrado em Companhias e Pessoas, o importador irá gerar o Documento com o Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).

É válido ressaltar que o tratamento citado acima se aplica aos clientes pessoa Física, caso a empresa realize vendas para pessoas jurídicas é necessário continuar cadastrando o cliente em Companhias& Pessoas.


  • Geração do SPED Fiscal - Registro C800 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO – SAT (CF-E-SAT)
    1. Para geração do SPED Fiscal o sistema utiliza o CPF gerado no Cupom Fiscal da mesma forma como foi gerado o XML.

    2. Para a correta geração do CPF no registro C800 o Cliente Consumidor Final cadastrado em Companhias & Pessoas deve estar como pessoa Física. É importante revisar o cadastro já que muitas empresas estão cadastrado como "Outros". Lembramos que esta situação é incorreta e deve ser corrigida, verificando o cadastro do Cliente Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).