Objetivo
Demonstrar e instruir sobre a funcionalidade de integração de XMLs para os documentos de saída, XMLs de nota fiscal eletrônica e XMLs de SAT.
Utilização
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A ferramenta de Integração Fiscal do TI9 automatiza o processo de importação e processamento de XMLs fiscais, como Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e SAT CF-e, garantindo a correta validação e integração dessas informações no sistema ERP.
Requisitos de Utilização
Para utilizar a ferramenta de Integração Fiscal, é necessário entrar em contato com comercial@ti9.com.br para solicitar a instalação.
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Acesso ao Sistema
- Entrar no TI9: Use seu usuário e senha para acessar o sistema.
- Acessar o módulo: No ERP, navegue até Livros Fiscais > Processos > Integração Fiscal (XML)
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Essa opção abrirá a aplicação destinada à integração dos XMLs.
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Preparando os Arquivos XML
- Localize a pasta do launcher: Acesse o diretório correspondente ao cliente.
- Subpasta "xml": Dentro da pasta da aplicação, localize a subpasta chamada "xml" e insira todos os arquivos XML da empresa nela.
Exemplo de Caminho:
pasta_da_aplicacao/xml
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Tela Inicial do Sistema
Ao abrir a aplicação
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pelo launcher,
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você verá a página inicial:
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Etapas de Importação dos XMLs
1. Vinculando a Operação e Finalidade
Para importar corretamente os documentos fiscais, é necessário configurar o vínculo de operação e finalidade. Porém, para vincular a operação, é necessário escolher primeiro qual é a classificação
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- Para nota fiscal eletrônica, existe todos esses tipos de nota fiscal que podem ser importados.
- *imagem*
- O processo para atualizar a operação e a finalidade é o seguinte:
- Selecione o CFOP correspondente, quantos forem necessários;
- Clique no campo operação e selecione a operação desejada;
- Clique em Aplicar;
- Ao fazer esse processo, nota-se que o campo operação encontrasse preenchido, seguido pelo nome da operação;
- Para a finalidade, o processo é o mesmo:
- Selecione o CFOP correspondente, quantos forem necessários;
- Clique no campo finalidade e selecione a operação desejada;
- Clique em Aplicar;
- Ao fazer esse processo, nota-se que o campo finalidade encontrasse preenchido, seguido pelo nome da operação;
É necessário fazer o processo de vínculo de operação e finalidade para todos os tipos de classificações existentes.
Importando XML
- Após o processo feito acima, a próxima etapa é importar o XML;
- Clicando no ícone correspondente, temos a seguinte tela:
- Como parte do processo, precisamos agora selecionar a filial correspondente;
- Após, será necessário preencher o período correspondente as notas fiscais que o usuário quer importar;
- Abaixo terá a opção de importação de Nfe ou SAT Cfe, ou os dois;
Após o preenchimento dos campos, clique em Importar;
- Após o processo terminar, terá sido feito a importação de todos os documentos fiscais no período escolhido.
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Vinculando a Operação:
- Selecione a Classificação:
- Escolha o CFOP correspondente.
- No campo "Operação": Selecione a operação desejada.
- Clique em "Aplicar".
Vinculando a Finalidade:
- Escolha o CFOP correspondente.
- No campo "Finalidade": Selecione a finalidade desejada.
- Clique em "Aplicar".
Obs: Esse processo deve ser feito para todas as classificações existentes.
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2. Importando os XMLs
- Acesse a Tela de Importação:
- Selecione a Filial.
- Preencha o período correspondente às notas fiscais que deseja importar.
- Escolha o tipo de documento a ser importado: NF-e, SAT ou ambos.
- Clique em "Importar".
Observe que na imagem anterior é mostrado a opção gerar dados de Financeiro e Estoque, todo o processo de configuração dessas opções será demonstrado no tópico 'Importação de dados financeiros e estoque do XML na integração fiscal.'
Processamento do XML
- Ao processar os documentos fiscais, na tela abaixo teremos a listagem de todos os documentos que por algum motivo, retornaram algum erro.
- Percebe-se que é retornado o arquivo em que o erro em questão está, junto também com a descrição do erro;
- No exemplo em questão, utilizamos o seguinte cenário de erro:
- Para esse cenário, é preciso, através do CFOP, fazer o processo de preenchimento da finalidade e da operação, conforme instruido nos passos acima;
- Após o preenchimento, volte para a tela de importação de XML e faça a importação dos documentos fiscais;
- Após esse processo, o documento em questão aparecerá com status "Sucesso" e a importação será finalizada.
Processamento bem sucedido
- Após o processamento ser feito, notamos algumas coisas:
- Ao voltar a pasta da aplicação, observamos que os XML's carregados ali não estão mais presentes;
- Isso porque eles se encontram presentes na pasta de "processados", onde será criado uma sub-pasta com o CNPJ correspondente, e todos os XML's processados.
- Também temos a possibilidade de verificar essas notas importadas, afim de conferir se a importação foi bem sucedida e as informações conferem;
- Para isso, acessamos no ERP: "Faturamento" -> "Documento de Saída";
- Pesquisamos pela nota que fizemos o processamento;
- O documento fiscal deve ser aberto e as informações exibidas;
- É possível conferir que a nota fiscal foi importada, além do lançamento fiscal baseado nas informações dessa nota;
Importação de XML's fora do período especificado
Como já mostrado anteriormente, ao fazer a importação de XML's, é preciso informar o período dos documentos fiscais que deverão ser importados;
Só documentos fiscais dentro do período especificado serão considerados na hora da importação, os demais serão ignorados;
Em alguns cenários, o usuário pode se deparar com a situação de alguns documentos demonstrarem o status "info" depois de uma importação ter sido feita;
- Isso não significa um erro, apenas uma informação a respeito de algum processo feito no integrador;
- Um exemplo é quando existe algum documento fiscal fora do período especificado no momento da importação;
- Esse documento será ignorado, e uma mensagem com o status "info" será visível na aba de documentos processados explicando esse cenário. Isso é um hábito comum do sistema.
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3. Verificando o Resultado da Importação
Status e Logs de Erros:
Caso algum documento apresente erros, eles serão listados na tela de processamento.
A tela mostrará o arquivo e a descrição do erro correspondente:
Corrigindo Erros:
- Verifique o CFOP correspondente ao erro.
- Realize o vínculo correto de operação e finalidade.
- Retorne à tela de importação e reimporte o documento.
Nota: Após a correção, o status do documento deve ser "Sucesso".
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4. Processamento Bem-Sucedido
- Os XMLs importados serão movidos para a subpasta "processados", organizada por CNPJ.
5. Conferindo as Notas Importadas
- No ERP, acesse: Faturamento > Documento de Saída.
- Pesquise pela nota processada.
- Verifique as informações fiscais da nota.
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Importação de XMLs Fora do Período Especificado
- Durante a importação, apenas documentos dentro do período especificado serão considerados.
- Caso um documento esteja fora do período, ele será ignorado e listado com o status "info".
Nota: Isso não é um erro, apenas uma informação do sistema. No caso mostrado, o documento em questão foi apenas "ignorado" durante a importação, por não estar dentro do prazo especificado.
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Importação de Dados Financeiros e Estoque
Configuração de Dados Financeiros:
- Configure as informações para lançamento das duplicatas conforme a tag de meio de pagamento do XML. Pra isso, preencha os campos especificados acima.
- Vincule a forma de pagamento aos dados bancários.
- Não são gerados documentos de compensação para as operações de devolução, uma vez que não existe essa informação no XML.
- O lançamento do financeiro também verifica a opção Lança Financeiro de acordo com a operação da Nota Fiscal.
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- TAG: 90 - Sem pagamento: Caso a
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- TAG de pagamento seja igual a 90, sem pagamento, o sistema irá ignorar as duplicatas lançadas nela. Entretanto caso o usuário crie a parametrização para lançar duplicatas mesmo na TAG sem pagamento o sistema irá realizar o lançamento no financeiro.
Obs: Se a parametrização realizar baixa automática, não será possível reimportar os dados financeiros até que a baixa seja cancelada pelo sistema. O O mesmo se aplica a baixas manuais realizadas após a importação.
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Configuração de Estoque:
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- Preencha as informações de filial e almoxarifado
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- Configure o almoxarifado para o lançamento.
- O lançamento verifica a opção "Lança Estoque
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- " e os campos de finalidade.
- Não é possível realizar lançamento de lote visto que não existe essa informação no XML, desta maneira os produtos que controlam estoque por lote irão gerar erro na hora da integração.
- Também é verificado o saldo no lançamento do estoque, desta maneira o produto deve possuir saldo para realização da movimentação do estoque.
Informações Importantes sobre o Integrador Fiscal
Existem algumas informações sobre fluxo, regras fiscais e outras questões importantes a respeito do integrador fiscal. Iremos colocar abaixo:
- Ao importar os Cupons Fiscais o sistema não obriga o cadastro do Cliente Pessoa Física em Companhias e Pessoas. Quando o cliente/CPF não está cadastrado em Companhias e Pessoas, o importador irá gerar o Documento com o Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).
É válido ressaltar que o tratamento citado acima se aplica aos clientes pessoa Física, caso a empresa realize vendas para pessoas jurídicas é necessário continuar cadastrando o cliente em Companhias& Pessoas.
- Geração do SPED Fiscal - Registro C800 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO – SAT (CF-E-SAT)
1. Para geração do SPED Fiscal o sistema utiliza o CPF gerado no Cupom Fiscal da mesma forma como foi gerado o XML.
2. Para a correta geração do CPF no registro C800 o Cliente Consumidor Final cadastrado em Companhias & Pessoas deve estar como pessoa Física. É importante revisar o cadastro já que muitas empresas estão cadastrado como "Outros". Lembramos que esta situação é incorreta e deve ser corrigida, verificando o cadastro do Cliente Consumidor Final (CPF: 000.000.000-00).