...
Devido a mudança do transmissor, o sistema Ti9 foi alterado aprimorado o tipo de validação de validação do número da nota iguais entre o sistema e a prefeitura, por envio do número do documento como sendo o número do Registros Provisórios de Serviços da prefeitura (Número RPS), conforme mencionado no manual disponibilizado pela prefeitura, o numero do RPS deve ser sequencial, único e não pode ser pulado sequencia (a validação será realizada pela prefeitura com rejeição na transmissão). Os pontos mencionados pela prefeitura no manual esta descrito abaixo:
Info |
---|
Para os contribuintes que emitem uma grande quantidade de notas, foi criado o Regime Especial de entrega em lote, no qual o contribuinte pode emitir Registros Provisórios de Serviços (RPS) através de seus próprios sistemas e estes em um determinado momento, serão convertidos em notas fiscais. Para converter estes RPS em NFS-e o sistema do contribuinte deve se conectar ao Web Service da prefeitura e enviar as informações de RPS gerados no formato XML, gerando um lote de entrega. O Recibo Provisório de Serviços (RPS) é um documento que deverá ser usado por emitentes da NFSe no eventual impedimento da emissão “on-line” da Nota. Também poderá ser utilizado pelos prestadores sujeitos à emissão de grande quantidade de NFS-e (exemplo: estacionamentos). Nesse caso, o prestador emitirá o RPS para cada transação e providenciará sua conversão em NFS-e mediante o envio de lotes (processamento em lote). ..... ..... O prestador através do seu sistema irá gerar os RPS, o primeiro RPS será o 01, o sistema do prestador é responsável por gerar e controlar esses RPS com numeração sequencial e depois em um determinado momento, que, por exemplo, pode ser ao final do expediente, gerar um pacote de informações com estes RPS no formato XML o que chamamos de Lote, em seguida estabelecer uma conexão com o WebService da prefeitura e enviar o lote para o serviço Enviar do WebService. Como este é um serviço assíncrono o lote não será processado no mesmo momento, ou na mesma conexão. O WebService irá receber este lote e gerar um número de protocolo que é o numero do lote e retornar este número de lote gerado ao sistema do contribuinte. Num outro momento, que pode ser, por exemplo, no inicio do expediente seguinte o sistema do prestador deverá consultar a situação de processamento destes lotes no WebService da prefeitura através do método ConsultarLote passando o numero de lote como parâmetro. |
Funcionalidade das Informações de Transmissão
Devido a mudança mencionada acima foi alterado a janela de documento de saída, disponibilizando os campos "Num. RPS" e "Número Nota", conforme figura 01.
Figura 01 - Documento de Saída
A janela Ti9 e o sistema da prefeitura de Campinas. O sistema enviará a nota fiscal com um numero de pré nota, após aceite da prefeitura é retornada a numeração real desta, o sistema modificará a numeração para a informada pela prefeitura assim com a serie para 99.
Funcionalidade e Informações de Transmissão
Para realizar o processo de faturamento do pedido para nota fiscal com transmissão para prefeitura de Campinas é de extrema importância criar uma nova série diferente de 99 e marcar o campo Pré Nota Fiscal de Serviço, conforme ilustra figura 01:
Figura 01 - Série de Notas Fiscais
Foi inclusa uma trava no faturamento do pedido de vendas em que o sistema valida se a empresa que esta faturando reside no município de Campinas, o faturamento é de prestação de serviço e a série é igual 99, bloqueando a fatura e solicitando a troca da série.
A janela do transmissor das Notas Fiscais de Serviço será parecida com os demais transmissores (NF-e e CT-e), porem porém com menos opções, conforme apresentado na Figura figura 02.
Figura 02 - Transmissor Nota Fiscal de Serviço
Antes de iniciar as transmissões deve preencher , preencha as configurações, conforme figura 03:
- NFSe: Caminho dos arquivo de arquivos XML;
- Versão XML: versão dos arquivo arquivos de XML (usar fixo 1.00);
- Proxy: Endereço, Porta, Usuário e Senha. Informar o Proxy caso possua.
Figura 03 - Configuração Transmissor NFS-e
Após realizar a configuração do transmissor, o sistema já estará apto a realizar o filtro e transmitir as notas.
Para realizar a transmissão, deve primeiramente filtrar a nota fiscal. Foram disponibilizadas as opções de período por nota fiscal ou período de emissão. Após filtrar, pode selecionar qualquer Nota Fiscal não precisando necessariamente ser na ordem, visto que após aceita na prefeitura de Campinas o sistema altera a numeração para aquela válida na prefeitura.
Lembrando que: o status para transmissão é "Aguardando Envio". Há tambem os status "Autorizado", "Cancelada" e "Aguardando Consulta".
Figura 04 - Transmissor Nota Fiscal de Serviço
O sistema disponibiliza a consulta pela numeração do RPS e do Lote. Para realizar tal consulta, utilize a janela "Consulta NFSe / Lote". Faça o filtro pelo Série e NFSe então o sistema libera os botões para transmissão da consulta, conforme figura 05.
Figura 05 - Consulta NFSe / Lote
Para maiores detalhes sobre o web service a prefeitura de campinas disponibilizou alguns manuais no site: MANUAIS DE USO DA NFSe
Foi disponibilizado o envio do cancelamento na Nota Fiscal, e para realizar a transmissão, utilize a janela "Cancelar NFSe".
Para o cancelamento, faça o filtro pelo Série e NFSe. O sistema apresentará o número da NFSe e o motivo, preenchido no cancelamento do documento do Ti9.
Lembrando que: antes de enviar o cancelamento para a prefeitura é necessário cancelar no sistema Ti9, conforme figura 06.
Figura 06 - Cancelar NFSe
Para mais detalhes sobre a web service, a prefeitura de Campinas disponibilizou alguns manuais no seguinte endereço: https://nfse.campinas.sp.gov.br/NotaFiscal/manuais.php
...