Versões comparadas

Chave

  • Estas linhas foram adicionadas. Esta palavra foi adicionada.
  • Estas linhas foram removidas. Esta palavra foi removida.
  • Formatting was changed.

...

Emitir a NFe de Importação de Mercadorias utilizando o XML fornecido pelo despachante aduaneiro.

REQUISITOS

Somente (informação) Somente serão importados os XML XMLs da NFE. 

Não (aviso) Não será possível a importação do XML da DI (Declaração de Importação).

...

  • IPI MODALIDADE
  • PIS MODALIDADE
  • COFINS MODALIDADE

Image Removed

Image Added

Figura 1 - Cadastro NCM

 

UTILIZAÇÃO

Cadastrar o Documento de Entrada com uma operação configurada como "Nota Fiscal de Importação" sem incluir os itens, conforme Figura 12:

Image RemovedImage Added

Figura 1 2 - Cadastro do Cabeçalho para NFe de Entrada de Importação

...

Clicar no botão XML, selecionar o arquivo fornecido pelo despachante aduaneiro e clicar em Abrir, conforme Figura 23:

Image RemovedImage Added

Figura 2 3 - Selecionando XML da NFe de Importação

...

Na janela Itens NFe (demonstrada na Figura 3 4 abaixo), foi criada um novo campo  "Código do Produto é o mesmo do XML". Este deverá ser marcado quando o Código do Produto constante no XML for idêntico ao cadastrado no TI9, dessa forma não será necessário fazer o DE/PARA dos códigos, pois o sistema assumirá automaticamente os códigos informados no XML.

...

Quando as informações forem as mesmas para todos os itens, basta marcar e preenche preencher o respectivo campo na tabela acima da grid e as informações serão automaticamente replicadas para todos os itens, sendo diferentes, as informações deverão ser informadas em cada linha de item.

Após o preenchimento de todas as informações necessárias, clique no botão Confirmar para prosseguir com a atualização dos dados da Nota Fiscal:

Image RemovedImage Added

Figura 3 4 - Confirmando a Importação dos Dados da Nota Fiscal

...

UMA VEZ CONFIRMADA A IMPORTAÇÃO NÃO SERÁ POSSÍVEL RETORNAR. SE ALGUM PROBLEMA FOR CONSTATADO APÓS A IMPORTAÇÃO, O USUÁRIO DEVERÁ EXCLUIR O DOCUMENTO DE ENTRADA E IMPORTÁ-LO NOVAMENTE.


  • (aviso) Observação: Foi implementada uma nova regra na importação do XML (a partir da versão 4.0.110) para empresas do tipo de IRPJ "Lucro Presumido" e com PIS/COFINS Regime de Apuração "Cumulativo".  Para este caso em específico o sistema não considerará os valores de PIS/COFINS na nota do documento de entrada.
  • Sendo assim estes valores serão atribuídos ao campo "outras despesas".

 

Ao retornar à janela Documento de Entrada, verifique que ele foi marcado como "Intervenção" e o motivo desta foi definido como "Importação do XML NFE Despachante", conforme Figura 4 5 abaixo. Não será possível desmarcar a intervenção visto que o sistema não fará nenhum cálculo em relação a tributação.

Os valores dos Impostos e Despesas também foram atualizados com os valores do XML, assim como os itens que aparecem na parte inferior do documento:

Image RemovedImage Added

Figura 4 5 - Conferindo o Documento de Entrada

...

Após o processamento,  o arquivo XML será movido para a subpasta "processadas", conforme Figura 5 6 abaixo:

Image RemovedImage Added

Figura 5 6 - Local dos Arquivos XML das NFs Processadas

...

Os dados da DI serão preenchidos de acordo com o XML, caso alguma informação não esteja preenchida, certifique-se que com o Despachante se essas estão sendo geradas corretamente no XML.

Atenção com os dados: CÓD. FABRICANTE e CÓD. EXPORTADOR, estes deverão ser códigos válidos no cadastro de CIA & PESSOAS.

(aviso) Importante: Para utilizar essa nova funcionalidade será necessário atualizar um componente na maquina do usuário, para isso entre em contato com o Ti9 e solicite a atualização desse componente. Lembrando que, a atualização é por estação de trabalho.

 


_______________________________ 

 

...