OBJETIVO
...
Este manual é destinado aos departamentos internos da Ti9.
Este recurso da chave de ativação tem o objetivo de direcionar o usuário a entrar em contato com o Departamento Comercial da Ti9 para avaliar o ramo da nova filial/empresa a ser criada no sistema e determinar se o software adere ao processo e atende às necessidades dela.
UTILIZAÇÃO
- Este procedimento foi implementado somente no módulo
...
- ERP. Portanto, o módulo Folha de Pagamento continua permitindo incluir novas filiais sem solicitar uma chave, e sem restrição de acesso por falta desta.
- Foi criado um algoritmo de propriedade da Ti9 para geração da chave. As informações base para o algoritmo são: UF, CNPJ e IE.
- Mesmo que a empresa em questão não possua Inscrição Estadual, a chave é gerada normalmente com esta informação em branco.
1 - Na janela "
Cadastro de Empresas e Filiais
...
1.1 - Ao incluir uma nova empresa/filial, o sistema emite exibe a mensagem "Para o cadastro de novas filiais a chave de ativação é necessária. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9", conforme a Figura 1 abaixo.
--
Figura 1
...
- Cadastro de Empresas e Filiais
O novo campo "Chave" (Figura 2 abaixo) foi incluído como obrigatório na aba Documentos.
-- 1.3 - Ao salvar o cadastro, esta a chave será validada. Caso a chave não seja válida, exibirá a mensagem: “A chave informada não é válida. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9”.
-- 1.4 - Foi adicionado também um o campo abaixo da Chave, chamado "Data da Ativação da Chave" , (somente leitura) abaixo da chave, compondo a nova seção "Dados da Ativação desta filial no Software". Ao salvar a Chavechave, este campo recebe a data atual. Se, por algum motivo, a chave estiver sendo atualizada, esta data será atualizada também.
-- 1.5 - Até que uma chave válida seja informada e salva, apenas na aba "Geral" será permitido editar as informações. Se o usuário tentar alterar a informação de algum campo das outras abas do cadastro, o sistema exibirá a mensagem: “Para alterar este cadastro é necessário informar uma chave de ativação válida para esta filial na guia Documentos. Por favor, entre em contato com o departamento comercial da Ti9.”
...
Figura 2 - Dados de Ativação do Software
Se o usuário alterar alguma das informações base para a chave (UF, CNPJ e IE) será necessário solicitar uma nova chave ao comercial do Ti9 com as informações atualizadas.
2 - Na janela "Cadastro de Empresas e Filiais":
-- 2.1 - Ao incluir, o sistema emitirá uma mensagem: "Para o cadastro de novas filiais a chave de ativação é necessária. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9." 2.1 No entanto, o campo Filial Ativa poderá ser marcado como “Sim” normalmente.
-- 2.2 - O novo campo "Chave" será incluído como obrigatório na aba Documentos, conforme imagem “2.png” anexa ao ticket.
-- 2.3 - Ao salvar a chave será validada. Caso a chave não seja válida, exibir a mensagem: “A chave informada não é válida. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9”.
-- 2.4 - Criar um campo abaixo da Chave, chamado "Data da Ativação da Chave", somente leitura. Ao salvar, este campo recebe a data atual. Se, por algum motivo, a chave estiver sendo atualizada, esta data deve ser atualizada também.
-- 2.5 - Além das abas "Geral" e "Documentos", no restante das abas não será permitido editar as informações até que uma chave válida seja informada e salvaAté que uma chave válida seja informada e salva, apenas na aba "Geral" será permitido editar as informações do cadastro. Se o usuário tentar alterar a informação de algum campo das outras abas do cadastro, o sistema exibirá a mensagem: “Para alterar este cadastro é necessário informar uma chave de ativação válida para esta filial na guia Documentos. Por favor, entre em contato com o departamento comercial da Ti9.”
-- 2.6 - Criar os novos separadores conforme imagem anexada de exemplo (mockup) "2.png":
----- "Dados da Ativação desta filial no Software".
----- "Dados da Empresa".
Os motivos de disponibilizar nesta aba "Documentos" o novo campo "Chave" e a validação desta:
- A
...
- chave tem como base principal o CNPJ, UF e Inscrição Estadual;
- Para efetuar qualquer movimentação com esta filial no Ti9
...
- será
...
- necessário estes dados principais, tais como Tipo de Inscrição, CNPJ etc. Ou seja, não
...
- foram implementados novos controles de verificação da chave nos demais processos do ERP. A ausência do preenchimento dos campos da aba Documentos, e das demais abas, por falta da chave de ativação, já será suficiente para impedir prosseguir com as operações no ERP
...
B - A chave terá como base principal CNPJ, IE e UF.
3 - Criar 3. uma nova tela no programa “Controle de Licenças”, armazenado na pasta “Ferramentas Internas” do Ti9, que será utilizado pelo "Gerente de Configurações" para gerar a chave, quando solicitado pelo departamento Comercial.
...
- para a nova filial. Durante um atendimento, se notarmos um cadastro de filial está sem a chave de ativação e mesmo assim possui os dados preenchidos nas abas onde o sistema bloqueia o acesso, isto deverá ser informado ao Departamento Comercial do Ti9.
Geração da Chave de Ativação
Para contemplar os clientes já existentes, o sistema contará conta com um processo de geração automática da chave na abertura, onde atualizará atualiza os registros de filiais JÁ EXISTENTES já existentes com uma chave única, a fim de equalizar os registros. 4. Este processo será executado até 31deixa de ser executado automaticamente após a data de 31/12/2021, quando todos os clientes já deverão o cliente já deve ter atualizado o ERP com a release que contém esta funcionalidade.5 - No final deste desenvolvimento, enviaremos aos
Foi criado um menu no programa “Controle de Licenças”, armazenado na pasta “Ferramentas Internas” do Ti9, que é utilizado pelo "Gerente de Configurações". Neste menu, foi disponibilizada a nova tela "Chave por Filial" (demonstrada na Figura 3 abaixo) para gerar as chaves solicitadas pelo Departamento Comercial.
Figura 3 - Chave por Filial
Os times de Implantação e Help Desk um comunicado para que eles procurem o devem procurar o Departamento Comercial quando novos clientes tiverem forem implantar o ERP implantado, pois o time de Implantação precisará precisarão ter as chaves de ativação para o cadastramento inicial das filiais.
...