OBJETIVO
Até a versão 4.33.2 para fazer o disparo de e-mail pelo sistema era necessário ter um programa de e-mail instalado na máquina do usuário para quem utiliza o sistema em um servidor local ou no usuário de TS para quem utilizava o sistema hospedado em um servidor externo (Datacenter), o que acabava por inviabilizar a utilização deste recurso por algumas empresas, visto que a instalação destes programas em usuário TS deixa o servidor mais vulnerável, além do custo para aquisição de licença desses programas.
A partir da versão 4.33.3 é possível fazer o disparo de e-mail sem a necessidade de acessar outros programas externos, para isso é necessário definindo as configurações para comunicação com o servidor SMTP que o sistema deverá utilizar em seus processos de disparo de e-mail.
IMPORTANTE 1: Cada servidor SMTP pode exigir uma configuração diferente para comunicação, fica a cargo do cliente verificar junto a seu provedor de e-mail quais as configurações necessárias, além de outros fatores que podem influenciar neste processo, como bloqueios na rede, antivírus, firewall, etc.
IMPORTANTE 2: O servidor SMTP da Google por questões de segurança exige uma configuração no e-mail do usuário para permitir que outros aplicativos possam utilizando sua conta de e-mail como remetente, esta configuração pode ser feita de duas formas:
Baixando o nível de segurança do e-mail, habilitando o parâmetro: “Acesso a app menos seguro”. Nesta opção os e-mails disparados pelo sistema poderão ser enviados para a caixa de Spam do destinatário
Habilitar o parâmetro "Verificação em duas etapas". Nesta opção o servidor de e-mail irá gerar uma senha que deverá ser informado no Ti9 no campo de senha do e-mail. (Recomendado).
Ambas parametrizações são de responsabilidade do cliente e deve seguir as instruções do provedor de e-mail.
CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE E-MAIL
É possível utilizar um e-mail padrão para fazer o disparo de e-mail pelo sistema ou definir um e-mail específico para cada usuário, conforme veremos no passo a passo abaixo.
...
Porta: Informe a porta de conexão que será utilizada para envio de e-mail. Caso a empresa utilize o MS ExchengeExchange, deverá ser informado o domínio da rede neste campo;
...
Figura 4 - Configuração do Servidor e E-mail Padrão do Usuário
Cadastro de Contatos de E-mail
Sempre que disparado um e-mail pelo sistema os destinatários que ainda não estejam na lista de contatos do usuário serão adicionados automaticamente, independente do campo onde tenha sido informado: normal, cópia ou cópia oculta. Além disso é possível o usuário editar, excluir ou adicionar um novo contato manualmente.
...
Email: Informar o e-mail do contato que deseja adicionar.
Disparo de E-mail
Todos os relatórios gerados pelo sistema permiti o envio direto por e-mail sem a necessidade de salvar na máquina, para é só clicar no botão com um envelope e uma seta verde no menu do relatório e será exibida a tela “Envio de Email Manual”. Exclusivamente para os pedidos e cotações de compras é possível configurar para o sistema disparar o e-mail automaticamente nas telas “Central de Compras, Pedido de Compras Nacional e Pedido de Compras Internacional sem a necessidade de gerar o documento na tela ou abrir a tela para o usuário disparar o e-mail manualmente.
...
Ao clicar no botão “Adicionar” da sessão destinatário e digitar no campo “E-mail” o sistema irá autocompletar auto completar o texto exibindo os e-mails do cadastro de contados que começam com as palavras digitadas.
...
Figura 7 - Tela Padrão de Disparo de E-mail Manual (Autocompletar EAuto completar E-mail)
Disparo de e-mail automático (Cotações e Pedidos de Compras)
...
Disparo de e-mail processos de compras
Caso o parametro parâmetro “Enviar e-mail cotação/pedido de compras automático” esteja definido como “Sim”, o e-mail do destinatário, assunto e mensagem padrão para o e-mail estejam preenchidos o sistema irá disparar os e-mail na central de compras ou pedido de compras nacionais/internacionais automaticamente, exibindo apenas uma mensagem de confirmação de e-mail enviado com sucesso.
...