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Primeiramente, deve-se configurar o sistema para que possa saber como/de onde pegar as informações necessárias.
Configuração: Grupo de Variáveis e caminhos de diretórios
A base do RND022 é o CNPJ que vem no arquivo de layout (figura 1). Portanto, no Ti9, no cadastro do cliente com este CNPJ, deverá ter configurada configurado um grupo de variáveis para direcionar o integrador.
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Para configurar um Grupo de Variáveis, acesse o menu em Faturamento -> Cadastros Diversos -> Grupos de Variáveis para EDI e Etiquetas. Especificamente para o RND022, deve ser criado um um novo grupo com identificador e nome EDI_RND022, conforme mostrado abaixo.
Figura 2 - Tela Grupos de Variáveis para EDI e Etiquetas
Uma vez criado o grupo, é necessário criar os campos (ou variáveis) que compõe este grupo. No botão Campo, deverão ser criados estes campos com as máscaras necessárias. Cada campo tem um Id, Nome, Tipo, Tamanho de caracteres e Máscara. No caso do arquivo RND022, são 2 necessários: IDENT_TRANSMISSOR_COMUNIC e COD_OP_TRANSMISSOR.
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Uma vez criados o grupo e os campos, agora é necessário vincular estas informações ao cliente cujo CNPJ foi identificado na figura 1. Para isso, deve-se ir no cadastro deste cadastrar neste cliente, em Companhias & Pessoas e achar o cliente com este CNPJ.
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Até este ponto, caso todas as informações corretas foram inseridas, já é possível realizar o processo de geração de pedidos-filhos pelo Ti9, explicado no manual Opção 'Liberação de Itens para Faturamento' no Pedido de Venda. Para realizar de forma manual ou automática, é necessário configurar o caminho de origem dos arquivos de layout do RND022. Eles serão explicados abaixo.
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Modo manual
No integrador, existe a opção RND022, conforme figura 1.
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²Quando o integrador lê o arquivo EDI RND022, ele compara com o código do produto no cliente, considerando o tamanho das 3 colunas e seus preenchimentos separadamente, se o pedido não está encerrado, é de origem "INTSAW" (esta informação é colocada quando o pedido-pai é integrado) e pertence ao cliente que está cadastrado no Grupo de Variáveis do CNPJ informado no arquivo.
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Modo automático
Para chamar esta funcionalidade de forma automática, pode-se criar um arquivo do tipo Batch, e preenchê-lo de forma parecida como está no arquivo PG_CONF.ini, como é explicado abaixo.
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Esta opção foi criada para casos que são necessários executar a funcionalidade a cada X horas, ou precisa ser executado constantemente.
Para a configuração, são é necessário passar alguns parâmetros. São eles:
- Caminho do executável do Integrador. Este deve estar sempre no diretório IntegracaoEDI_Sawluz_RND\, com o nome IntegradorSawluz.exe;
- Argumento de início do programa. No caso de chamada automática, será sempre RND022;
- A base de dados onde o integrador deverá buscar o pedido-pai e criar o pedido-filho;
- O IP do servidor host banco de dados;
- A porta do servidor host do banco de dados;
- Driver do Banco de dados. Por padrão, sempre será sempre "postgresql";
- Versão do Banco de dados. Por padrão, sempre será sempre 9.0;
- Usuário do Sistema Ti9;
- Informação referente ao CAS do Ti9. Por padrão, será 0;
- Opção adicional para o integrador. Por padrão, será 1.
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Caso todas as informações estejam corretas, a chamada à funcionalidade executará e o integrador realizará o processo citado na seção Modo manual. Após Depois de realizado o processo, o arquivo de layout do EDI RND022 será movido da pasta configurada na Entrada e será movido para uma pasta chamada "Processados", localizado no mesmo diretório do executável do Integrador. Caso não haja permissão suficiente para mover o arquivo da pasta "\Entradas" para a pasta "\Processados", uma imagem de alerta será exibida, no entanto, não afetará a geração do pedido-filho, apenas não moverá o arquivo automaticamente. O usuário deve se atentar a este caso, pois caso não mova o arquivo lido, em uma próxima leitura do diretório de Entradas, o sistema tentará ler este arquivo novamente.
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Figura 15 - Exceção ao mover arquivo RND022
Após Depois de realizadas quaisquer qualquer uma destas opções com sucesso, o item do Pedido-pai deve estar marcado conforme o manual anterior, Opção 'Liberação de Itens para Faturamento' no Pedido de Venda, com o pedido-filho criado com os produtos encontrados que atendem aos requisitos.
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Em ambas as situações da criação de um pedido através do arquivo RND022, uma Observação será criada neste pedido-filho informando a data de consumo do material. Esta data é a informada no próprio arquivo RND022.
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