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OBJETIVO

As ordens de serviço são geradas no sistema da matriz e o processo de apontamento de horas das ordens de serviço é realizado manualmente.

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(informação) Para o manual referente à instalação e configuração do aplicativo "Timesheet", vide: Timesheet: Instalação e Configuração Timesheet

RELACIONAMENTO ENTRE OS SISTEMAS

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UTILIZAÇÃO

Pelo fato de o técnico não ter acesso ao Ti9, foi desenvolvido um aplicativo em formato “stand-alone”, ou seja, um aplicativo que ficará instalado localmente na máquina do Técnico, bem como na máquina do Aprovador. Este aplicativo possui um banco de dados próprio, instalado localmente. Os recursos principais poderão ser realizados de maneira “offline”, i.e., o apontamento e edição do “timesheet” em si e a edição e ajustes por parte do Aprovador.

Quando for necessária a ação de atualizar os dados locais, efetivar o “timesheet” por parte do Técnico ou então aprovar ou reprovar o “timesheet” por parte do Aprovador, um acesso à internet deve estar estabelecido para que isso ocorra, visto que o aplicativo se comunica com o servidor onde o Ti9 se encontra, através de “web service”. Neste documento as ações que acessarão a internet estarão sinalizadas com o ícone .

 

1      SINCRONIZAÇÃO DOS DADOS

Na sincronização, os dados são recuperados do servidor e atualizados na base de dados local. Todos os dados pertinentes à confecção do “timesheet” para a ordem de serviço devem ser recuperados. Para esta ação, a máquina deve estar conectada à internet, para que o acesso à “web service” (“Item 6) ocorra. Como exemplo de dados a serem recuperados: ordens de serviços referentes ao usuário ativo.

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1.3  Sincronizar Dados Locais: possibilita a sincronização manual, permitindo que o usuário sincronize os dados sempre que desejar.

 

2      APONTAMENTO DE HORAS TÉCNICAS EM ORDEM DE SERVIÇO – TIMESHEET

Imagem 1 - Tela de pesquisa dos registros.

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  • (informação) Observação: 


    Para melhor controle da sincronia dos dados entre o que já consta no computador do técnico VS o que consta no servidor, ao Sincronizar os Dados, todos os timesheets que estão “Pendentes” e que forem baixados na máquina do técnico, já constam serão marcados como “Em Digitação”.

    O motivo é que , a alocação técnica lançada na OS só será atualizada quando o técnico sincronizar os dados (manual ou quando se conectar na internet e abrir o aplicativo Timesheet).

    Então, podemos ter poderia existir uma alocação técnica ainda em status “Pendente” do lado do servidor, mesmo que o técnico (de maneira offline) já tenha iniciado a digitação.
    Desta forma, um operador do lado do servidor poderia remover este registro no Ti9, criando uma discrepância de registros.

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  • A manipulação dos anexos pode ser feita livremente pelo técnico, contanto que o timesheet não esteja Efetivado.

  • Envio (upload) dos anexos: Uma vez que o aplicativo Timesheet tem o formato “stand alone”, tais anexos deverão ser enviados via internet para serem recepcionados pelo webservice/servidor, que os salvará em pasta parametrizada da OS (vide 3.2 abaixo).

    (aviso) Por este motivo, o envio será limitado a 4 anexos sendo que, cada um, não pode ultrapassar 1 megabytes de tamanho.

    (informação) O upload/envio se dará no momento da Efetivação do timesheet.

  • Processo: No momento da Efetivação, o aplicativo percorrerá então a pasta local de anexos, referente àquele timesheet, e enviará sequencialmente os anexos. Caso ocorra falha na conexão ou qualquer outra falha que impeça o envio de todos os anexos do timesheet, então o sistema não efetivará o timesheet, informando este fato ao usuário.

  • Recepção: O webservice recepcionará então os arquivos e os salvará, no servidor do Ti9, em pasta parametrizada, conforme item 3.2.
    Os anexos serão salvos com a nomenclatura: "FILIAL__OS_Data-HoraMinutosSegundos-Milisegundos" da recepção. Exemplo: “001__11_2022-02-03-103321-857.txt

  • Tipos de arquivos: Serão aceitos os tipos: “PDF”, “PNG”, “JPG”, “BMP”, “TXT”.

  • Aprovador: Uma vez que o timesheet foi efetivado, seus anexos enviados e recepcionados pelo webservice, o Aprovador pode, no sistema Ti9, avaliar tais anexos, abrindo o registro relativo da OS (vide 3.2 abaixo).

  • Reprova: Se houver reprova do timesheet por parte do Aprovador, o sistema reabre o timesheet e apaga da OS todos os anexos referentes ao timesheet reprovado. Embora os arquivos tenham sido apagados, ao efetivar novamente o timesheet, o sistema reenvia os anexos atualizados. Desta forma, sempre existirão arquivos coerentes com a realidade atual do timesheet. Vale notar que com o timesheet reaberto, o Técnico poderá também manipular novamente os anexos referentes ao registro.

 

(informação) para mais informações sobre a parametrização do lado servidor / Ti9, vide: Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.

 

 

2.7  Efetivar: Após concluir a digitação do timesheet, ao clicar no botão “Efetivar” o sistema bloqueia a edição do documento pelo técnico, alterando o status para “Aguardando Aprovação”. Nesta etapa os apontamentos poderão ser alterados pela equipe responsável pelas aprovações, mas não pelos técnicos. Esta ação exige a conexão à internet para ser realizada;

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2.9   Enviar para Pendente: Válido para os timesheets que estiverem no status “Em Digitação” ou “Reprovado”, permitindo que o técnico retorne o timesheet ao status inicial, isto é, "Pendente". Esta opção normalmente será utilizada a pedido do departamento que manipula as OS's e as Alocações, via sistema Ti9. Esta

  • (aviso) Esta ação exige a conexão à internet para ser realizada;(aviso) Atenção: Ao realizar esta ação, o status da ordem de serviço relativa também será alterado para o status de planejamento ( 2 ).
     
  • (informação) A alocação técnica então passa a ficar como "Pendente Retornado", indicando que tal alocação já fora manipulada pelo técnico, mas que este a retornou;
  • (aviso) Se todas as alocações da OS relativa estiverem em status "Pendente" e/ou "Pendente Retornado", então o servidor atualizará o status da OS para 2 (Planejamento).
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2.10  Aprovado: Válido apenas para os usuários Aprovadores e para as timesheets que estiverem com o status “Aguardando Aprovação”. O sistema altera o status para “Aprovado”, bloqueia qualquer edição do documento e lança o resumo das horas na ordem de serviço, conforme critérios definido nas especificações funcionais da Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.. Esta ação exige a conexão à internet para ser realizada;

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2.34              Observação: Campo texto de digitação livre, limitado a 60 caracteres.

 

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3      RESUMO APONTAMENTO

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RESUMO APONTAMENTO TÉCNICO:

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titleRecuperar Totais

Recuperar Totais: Os totais de resumo de apontamento serão automaticamente recuperados ao efetivar o timesheet. Contudo, é possível solicitar ao servidor que efetue um cálculo prévio destes totalizadores enquanto se está realizando os apontamentos, através do botão "Recuperar Totais". Esta ação requer conexão com a internet.

 

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4      INCLUSÃO DE LINHA DE DATA

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4.1  É permitida a inclusão de datas na grade de registros do Timesheet, através do botão "Novo Apontamento", localizado na barra de controle inferior da janela de apontamentos:

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Imagem 3 - funcionalidade de reabertura do apontamento, após aprovado. Em evidência, o sistema requisitando o motivo de tal reabertura.

 

6      WEBSERVICE API

6.1  Um webservice está online e disponível no servidor onde se encontra a base de dados do Ti9. Este webservice é necessário visto que o aplicativo Timesheet é instalado nas máquinas dos técnicos, além do fato de os técnicos não terem acesso ao sistema Ti9. Portanto, o webservice serve de interface para comunicação entre o aplicativo Timesheet e o Ti9.

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