Versões comparadas

Chave

  • Estas linhas foram adicionadas. Esta palavra foi adicionada.
  • Estas linhas foram removidas. Esta palavra foi removida.
  • Formatting was changed.

...

  • O calculo do custo se baseia no Indicador de Propriedade e Posse do almoxarifado e não pelo almoxarifado em si. Desta maneira o calculo e demonstrações da Ficha de Estoque agrupam os almoxarifados de acordo com a propriedade/posse.
  • A valorização do registro de inventário para as movimentações de entrada é dada pelo valor das últimas entradas ou pelo valor informado, caso não haja outras entradas.
  • É bloqueada a utilização de movimentações internas de entrada com custo atualizado e movimentações de saída com custo informado e quantidade.

2. Parametrização

Menu: Custos Industriais->Auxiliar->Parâmetros de Custos - Aba Parâmetros Gerais 1

...

Conforme informado acima, o cálculo pelo método PEPS não considera o código do almoxarifado em si, tratando todos os almoxarifado de propriedade e posse da empresa como um local único em termos de avaliação do estoque. Entretanto existe uma exceção a esta regra, devido ao fato de produtos de uso e consumo (por exemplo) permitirem o controle de estoque, o fato deste tipo de produto também ser utilizado na produção ou revenda, a empresa tem a opção de avaliar o custo deste almoxarifado individualmente, para isto foi criada a opção "Avaliação do custo exclusivoFIFO - Valorização por Almoxarifado" disponibilizada no cadastro de almoxarifado conforme demonstrado na figura 2.

...

Figura 1 - Opção Avaliação do custo exclusivode forma individual


Calculo do custo em função do Almoxarifado

...

O relatório ficha de estoque (opção Modelo 1) foi alterado de forma a apresentar as informações consolidando todos os almoxarifado de propriedade e posse da empresa, apresentado o filtro de almoxarifado apenas para os almoxarifados de terceiros ou demarcados com "Avaliação do custo exclusivoFIFO - Valorização por Almoxarifado".
Observação: Para visualizar o saldo em quantidade por almoxarifado é necessário utilizar os demais relatórios de estoque.

5. Movimentações Internas

Entradas: Não é permitida a realização de movimentações de entradas com custo atualizado, nesta situação deve-se utilizar operações de entrada com custo informado.

Saídas: Para as operações de saída não é permitida saídas com custo informado e quantidade, porém é permitida saídas apenas de custo informado (quantidade igual a zero), nesta situação o sistema irá atualizar/diminuir o custo da última entrada (entrada imediatamente anterior a saída de custo).

6. Devoluções de compras

As devoluções de compras possuem tratamento específico. Tais devoluções recuperam o valor da nota fiscal de entrada somente na situação onde a entrada ainda não foi consumida/baixada. No caso em que a entrada foi baixada a tal saída irá baixar o próximo documento disponível, podendo assim gerar diferença entre a entrada e o que foi devolvido em termos de valor, nesta situação o usuário tem a opção de contabilizar tal diferença através do layout da operação de devolução de compras conforme descrito no item 7.

...