...
Esta representação é necessária para proporcionar ajustes caso seja necessário, justamente pelo motivo citado acima. Caso contrário, os usuários não teriam como visualizar possíveis inconsistências, como por exemplo, nos relatórios de Ficha de Estoque.Vide figuras XX e XX.
Digitação
Para a digitação das quantidades, janelas como "Itens do Documento de Entrada", truncarão a informação respeitando a quantidade de casas decimais estabelecida na unidade de medida do produto, logo que o campo quantidade perder o foco do cursor. Ou seja, é possível digitar o limite máximo de casas (6), porém o sistema truncará a informação caso a unidade de medida esteja configurada com uma quantidade menor de casas.
Vide figuras XX e XX3, 4 e 5.
As janelas "Inventário de Estoque" e "Movimentações Internas", como são por essência, janelas de ajuste, não truncarão as informações digitadas, justamente para proporcionar ajustes caso seja necessário. Um exemplo seria um produto que está sendo demonstrado no relatório "Ficha de Estoque" com a quantidade 0,123456, sendo que na verdade, seria apenas 0,100. Logo, poderia ser feita uma movimentação interna de saída, com a quantidade excedente, de 0,023456, normalizando assim a situação daquele produto.
Para mais informações específicas sobre inventário de estoque, acesse: INVENTÁRIO DE ESTOQUE
Grades de Registro
Grades de registro (grids) também exibirão a quantidade conforme registro contido na base de dados, contudo quantidades como 1,100, serão exibidas como 1,1. Não se trata do ato de truncar descartando casas decimais relevantes, mas apenas descartando os zeros, mantendo uma visualização mais compacta da informação.
Vide figura XXfigura 6.
UTILIZAÇÃO
Unidades de Medida
...
Figura 4 - Item do Pedido de VendaVendas: dado digitado, vide figura 6.
...
Figura 5 - Item do Pedido de VendaVendas: dado truncado, após sair do campo.
...