
OBJETIVO
Novo módulo de Ordem de Serviço e controles relativos, aderentes às necessidades da empresa. Atualmente, o Ti9 possui um módulo de Ordem de Serviço, entretanto, este trata de gestão de serviços, bens e materiais. A ordem de serviço contemplada aqui trata da gestão de serviços.
UTILIZAÇÃO
Existem alguns cadastros complementares que devem ser criados para que a Ordem de Serviço possa ser lançada, conforme segue abaixo:
Status das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Status das Ordens de Serviço
Máquinas das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Máquinas das Ordens de Serviço
Tipo de Controle das Máquinas das Ordens de Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Auxiliar > Tipo de Controle das Máquinas das Ordens de Serviço
Tabela de Preço: Técnico X Cliente X Serviço
Acesse através do caminho: Ordem de Serviço > Cadastros > Tabelas de Configurações > Tabela de Preço: Técnico X Cliente X Serviço
Esta janela permite a inclusão de quantos registros de preço forem necessários para o cliente, serviço, técnico e tipo de serviço.
A imagem abaixo ilustra um exemplo onde dois registros de preço foram inseridos, porém o preço vigente é que está configurado para DOLAR:
Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.
Acesse a janela em: Ordem de Serviço > Movimentos > Ordem de Serviço: Gestão de Serviços.
Imprimir OS: realiza a impressão do registro.
Gerar Proforma: gera a proforma e atribui a data da emissão. Após gerada a proforma, a ordem de serviço será bloqueada para alterações, exceto para o campo "Data Autoriz. Fat".
Imprimir Proforma: imprime a proforma gerada.
Efetivar: efetiva uma OS com proforma gerada e cria automaticamente o pedido de vendas de faturamento do serviço. Após efetivada, a OS não pode ser manipulada, exceto pelo Encerramento.
Encerrar: encerra a OS. Caso esta possua um pedido atrelado pendente de aprovação, este pedido é excluído. Este processo é irreversível.
Para o cálculo de Horas Planejadas: |
---|
Off Shore -- O cálculo de Hrs Planejadas nunca é afetado por feriados nem final de semana. Se baseia exclusivamente na quantidade de dias/semana informada na OS. On Shore -- É afetado por feriados e final de semana, mas seguindo as seguintes regras com base nos "Dias/Semana" da OS: ----- 07 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore não será afetado por feriados nem final de semana. ----- 06 dias -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado pelo dia de Domingo e feriados. ----- 05 dias ou menos -> indica que o cálculo das Hrs Planejadas da OS On Shore é afetado por feriados e finais de semana Considerando o exemplo: -- tipo do serviço: ON SHORE -- dias/semana: 02 -- horas padrão/dia: 12 ---- alocação: ---- data de início: Terça-Feira, 31/Agosto/2020 - 09:00 ---- data de término: Sexta-Feira, 30/Setembro/2020 - 18:00 ![]() Logo, olhando para o calendário acima, consideramos: dias: seg 31/08, ter 01/09 ... fim da semana 1 (apenas 2 dias/semana conforme parametrizado na OS) dias: ter 08/09, qua 09/09 ... dia 07 não porque é Feriado, já que a OS é On Shore de 02 dias. Fim da semana 2 dias: seg 21/09, ter 22/09 ... fim da semana 3 dias: seg 28/09, ter 29/09 ... fim da semana 4. Dia 30/09 não entra no cálculo visto que a semana já se esgotou (2 dias já foram). Resultado: 7 dias * 12 horas + 1 dia de 09 horas = 93 Horas |