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OBJETIVO

Otimizar o processo e autonomia do trabalho de inclusão/reajuste do Planejamento Orçamentário.

UTILIZAÇÃO

No módulo "Planejamento Orçamentário", menu Processos, foram adicionados: o item "Reajuste de Verbas", o submenu "Integração do Planejamento Orçamentário" e, dentro deste, os itens Importação e Exportação, conforme a Figura 1: 

Figura 1 - Novos Itens no Menu

Exportação do Planejamento Orçamentário

Na janela de exportação, ao preencher o Ano Base e selecionar a pasta de destino da planilha, clique em OK para exportar as verbas (veja a Figura 2 abaixo).

Você pode apertar a tecla F4 para selecionar uma pasta ou digitar o nome desta, sempre usando uma pasta existente.

A filial a ser considerada é sempre a filial ativa no sistema, no momento da exportação. Se estiver ativa a Consolidadora, então os registros de todas as filiais desta serão exportados.

Figura 2 - Exportação do Planejamento Orçamentário

 

O arquivo será gerado com a seguinte nomenclatura "Verbas_Ano_Data_Hora.CSV". Exemplo: Verbas_2020_22-03-2021_17h07.csv, indica que o arquivo contém os registros do Ano Base 2020 e foi gerado às 17:07 do dia 22/03/2021. O caminho completo do arquivo é exibido na mensagem de sucesso da geração, demonstrada na Figura 3:

Figura 3 - Caminho do Arquivo Gerado

O layout do arquivo exportado é:

  • Primeira linha para os títulos das colunas 
  • Demais para os valores das colunas

 

Título das colunas: ano_base; filial; codigo_conta; centro_custos; m01; m02; m03; m04; m05; m06; m07; m08; m09; m10; m11; m12; perc_reducao; codigo_projeto1; codigo_projeto2; codigo_projeto3; codigo_projeto4; chk_verb_mensal

 

Significados

  • codigo_conta: Conta Contábil
  • m01 a m12: correspondem aos meses 01 (Janeiro) a 12 (Dezembro)
  • chk_verb_mensal: "Controle de Verbas Mensais Não Acumulativas" (True para SIM e False para NÃO)

Figura 4 - Planilha do Planejamento Orçamentário

 

Importação do Planejamento Orçamentário

Após editar as informações na planilha exportada e salvar o arquivo, abra a janela de importação (Figura 5 abaixo), selecione o arquivo e clique em OK para importar os registros.

O formato do arquivo a ser importado deve sempre ser “CSV”, respeitando o mesmo layout do arquivo exportado, i.e., primeira linha para os títulos das colunas e demais para os valores.

Deve-se respeitar também a estrutura das colunas, conforme informativo na própria janela.

Figura 5 - Importação do Planejamento Orçamentário

 

Caso já exista alguma verba cadastrada para o Ano Base que você está importando, será exibida a mensagem de confirmação da Figura 6:

Figura 6 - Mensagem de Verbas Existentes

 

Ao encontrar algum registro que tenha dados inconsistentes (em relação aos cadastros do ERP) o processo será cancelado e exibirá a mensagem da Figura 7:

Figura 7 - Mensagem de Inconsistência

 

Verificação de Inconsistências

Os registros inconsistentes serão destacados em uma nova planilha que conterá apenas as informações necessárias para identificar e corrigir as inconsistências no arquivo do Planejamento Orçamentário a ser importado.

Só serão validadas e substituídas as verbas que tiverem as mesmas informações que identificam o registro (ano_base, filial, codigo_conta, centro_custos, codigo_projeto1, codigo_projeto2, codigo_projeto3, codigo_projeto4), conforme o cadastro "Planejamento Orçamentário > Auxiliar > Parâmetros do Planejamento", campo "Controle Verbas Por":

  • ano_base: deve ser único em todos os registos e igual ao ano da data ativa no sistema;
  • filial: deve corresponder ao código das filiais cadastradas no sistema;
  • codigo_conta, centro_custos, codigo_projeto1, codigo_projeto2, codigo_projeto3, codigo_projeto4: 

OpçãoDescriçãoVerificação/Importação/Substituição
0Não Controlacodigo_conta é obrigatória e deve existir no Plano de Contas para o Ano Base com Analítica; centro_custos e projetos são ignorados na validação e ficam em branco na importação;
1Conta Contábil(mesma verificação que a opção 0)
2Centro de Custoscodigo_conta é obrigatória e deve existir no Plano de Contas para o Ano Base; centro_custos é obrigatório e deve existir no cadastro Centros de Custos, ser Analítico e estar ativo; projetos não são validados e ficam em branco na importação;
3Projetocodigo_conta é obrigatória e deve existir no Plano de Contas para o Ano Base; centro_custos é obrigatório e deve existir no cadastro Centros de Custos, ser Analítico e estar ativo; codigo_projeto1 é obrigatório; os códigos de projetos informados são validados com o cadastro Projetos;

Se já existirem verbas cadastradas estas mesmas informações do registro que está sendo importado, é feita a substituição no cadastro. Caso alguma informação seja diferente, o registro é adicionado sem alterar os outros registros existentes.

 

Figura 8 - Arquivo Gerado das Inconsistências

 

Os dados inconsistentes serão identificados na célula da planilha com o texto "N/E" (Não Encontrado), conforme demonstrado na Figura 9:

Figura 9 - Planilha com Inconsistências

 

Uma inconsistência pode significar:

  • uma informação obrigatória que não foi informada corretamente (filial, codigo_conta, centro_custos, codigo_projeto1)
  • uma informação opcional que foi informada e não existe no cadastro do ERP (codigo_projeto2, codigo_projeto3, codigo_projeto4)

 

Após utilizar a planilha de inconsistências para localizar e corrigir os registros da planilha do Planejamento Orçamentário, efetue novamente a importação do arquivo (como demonstrado na Figura 5 acima).

Observação: a planilha de inconsistências não pode ser utilizada para importação, pois não contém todas as colunas do Planejamento Orçamentário.

Se não houver inconsistência no arquivo, será exibida a mensagem da Figura 10:

Figura 10 - Importação com Sucesso

 

Reajuste de Verbas

Esta janela (Figura 11) permite utilizar um percentual para reajustar todas as verbas de um ano base e filial. Por isso, tais campos exibem apenas os registros contidos no cadastro Orçamento de Verbas, de acordo com o Ano Base escolhido. Por exemplo, os centros de custo a serem exibidos não são todos aqueles do cadastro de Centros de Custos, mas aqueles já utilizados em registros do cadastro Orçamento de Verbas. 

Figura 11 - Reajuste de Verbas por Projeto

Regras dos Campos

  • A(s) contas contábeis são obrigatórias;
  • Os centros de custos e os projetos seguem a regra do cadastro "Planejamento Orçamentário > Auxiliar > Parâmetros do Planejamento", campo "Controle Verbas Por":
OpçãoDescriçãoOpções
0Não ControlaConta Contábil é obrigatória; Centro de Custos e Projetos ficam indisponíveis;
1Conta Contábil(mesmo que a opção 0)
2Centro de CustosConta Contábil e Centro de Custos são obrigatórios; Projetos ficam indisponíveis;
3Projeto*Conta Contábil, Centro de Custos e o Projeto 1 são obrigatórios; os projetos seguem as regras definidas no cadastro Parâmetros da Contabilidade (se o parâmetro “Utiliza ‘níveis filhos’ de projeto” estiver ativado, o sistema respeitará os níveis na pesquisa F3 dos projetos);

 

  • Os meses são opcionais. Se não especificar nenhum mês, todos os meses serão reajustados nos registros;
  • O Reajuste deve ser maior que 0 (zero), com até 3 casas decimais.

 

Cálculo para atualização das verbas:

Fórmula para cálculo: valor reajustado = valor antigo * [1+(% reajuste/100)]

Exemplo: reajustar as verbas da conta contábil 3.2.1.02.0002 -> VALE REFEIÇÃO, do centro de custos 1.0001, valor de R$ 1.000,51, usando o percentual de reajuste de 8,71%, para os meses de Janeiro à Dezembro 2021.

Valor reajustado = valor antigo * [1+(% reajuste/100)]

 

= R$ 1.000,51 x [1+(8,71/100)]
= R$ 1.000,51 x 1,0871
= R$ 1.087,65

Veja as figuras 12 a 14.

Figura 12 - Orçamento de Verbas sem Reajuste

Figura 13 - Reajuste de Verbas por Centro de Custos

Figura 14 - Orçamento de Verbas Reajustado

 

 

 

 

 



 

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