Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados
Está a ver a versão antiga (v. /pages/viewpage.action?pageId=77430786) desta página. ver diferenças ·  ver histórico de página

OBJETIVO

Descrever o processo da integração entre os sistemas ERP Ti9 e APIS, bem como as parametrizações e configurações necessárias para o seu funcionamento.

UTILIZAÇÃO

1. Processo da Integração


1.1 Cadastros

a) O APIS consulta os cadastros de produtos, clientes, fornecedores, vendedores e condições de pagamento no ERP Ti9 para informá-los nos lançamentos dos itens a seguir.

b) Para que o APIS não precise enviar o código do produto do ERP Ti9 nos lançamentos, o campo Código Produto Integração (Figura 1 abaixo) deve estar preenchido corretamente, relacionando o cadastro nos dois sistemas.

Figura 1 - Código Produto Integração


1.2 Pedidos de Compra

a) O APIS envia o pedido de compra ao ERP Ti9, que é incluído com a situação “Pendente de Efetivação”, para que seja calculado no ERP Ti9 com os parâmetros necessários.

b) O APIS inicia o processo com o pedido de compras e, a partir deste, dispara o processo produtivo. Por isso, devemos importar o pedido de compras do APIS, para que, ao dar entrada da NF no ERP Ti9, o pedido de compras seja informado. Desta forma, o APIS não precisa integrar a entrada da nota fiscal de compras.

c) O APIS envia os itens do pedido usando a unidade de medida informada no cadastro. Para que o estoque esteja atualizado com a unidade de medida em KG, para o consumo da matéria-prima (MP), pode ser necessário que o usuário lance manualmente a transformação de PC para KG. Após este processo, o APIS integra o lançamento de produção no ERP Ti9, baixando a MP com o mesmo peso produzido. O processo de abate de peixes é igual ao do jacaré. 


1.3 Apontamentos de Produção

a) A produção é feita no sistema APIS, que envia os dados para o ERP Ti9 baixar a matéria-prima (MP) e alimentar o estoque de produtos acabados.

b) A baixa da MP é feita pela composição do produto. Exemplo: para produção de ‘Lombo’ (produto acabado) o consumo é do peso do jacaré, sendo de 1 para 1.

c) Importante: O peso total do produto acabado do animal pode variar para mais (animal vivo) ou para menos (perdas do animal abatido). A PDO fica responsável por identificar os procedimentos necessários, incluindo via sistemas, para atender questões fiscais e apontar eventuais alterações nesta especificação.

d) O APIS envia os dados necessários para: Abertura de Ordem de produção (OP) => Árvore da O.P => apontamento do vale de produção, informando o item produzido e a MP baixada.

e) A entrada e o consumo da MP são realizados pelo peso - veja o item "1.2 c)" acima.

f) O número da OP pode seguir de forma sequencial com o prefixo ‘AIS’, seguido pelo sequencial. Exemplo: “AIS0000001”.


1.4 Pedidos de Venda

a) O APIS envia os pedidos para o ERP Ti9, que são incluídos seguindo a sequência padrão do sistema para os campos "numero" e "pedido_fil".

b) O vendedor do pedido é obrigatório e deverá ser o mesmo preenchido no cadastro do cliente no campo Vendedor1.

c) O total do pedido segue o padrão, sendo calculado pelo ERP Ti9.

d) A aprovação financeira é feita no APIS, por isso, sugerimos utilizar operação específica que não verifica crédito.

e) O endereço de entrega é o mesmo do cadastro do cliente. Se necessário alterar o endereço, o usuário deverá fazê-lo no manualmente no pedido pelo Ti9.

f) O APIS envia o preço final do produto. Isso significa que não poderá ter acréscimo de impostos (observação: esta funcionalidade foi contemplada em outro ticket na Ti9).

g) O APIS só envia ao ERP Ti9 os pedidos que já foram embarcados. Estes seguirão avançando as etapas no ERP Ti9 até a emissão da nota (faturamento). Ao faturar a nota, o ERP Ti9 informa ao sistema APIS deste faturamento.


1.5 Nota Fiscal

a) Após a emissão da nota fiscal o ERP Ti9 envia os dados desta ao APIS.

b) Não está previsto o atendimento parcial de pedidos com geração de pedidos filhos.


2. Informações Técnicas


2.1 Configuração do Servidor

a) Para realizar a integração dos apontamentos de produção, é necessário configurar um arquivo Batch (.bat) e incluir no "Agendador de Tarefas do Windows®" uma execução periódica (semanal, diária, horária etc.) deste arquivo para verificar a inclusão de novos apontamentos de produção. 

b) No arquivo Batch deve ser feita a chamada para o executável DCOMP.exe, com a passagem do parâmetro "INTEGRATI9PCP" e demais parâmetros de conexão. A figura 2 demonstra um exemplo deste arquivo.



Figura 2 - Configuração do Arquivo Batch

(informação) Variáveis da Configuração

Banco de Dados Teste: pdo_20220104

Domínio do Banco de Dados: localhost

Porta do Banco de Dados: 5432

Usuário da Integração: INTEGRA.APIS (por exemplo)


2.2 Manuais Técnicos

API TI9 - WebService - Manual de utilização

Layout de Integracão Ti9 - V1.1


Labels
  • Nenhum