
OBJETIVO
Descrever o processo da integração entre os sistemas ERP Ti9 e APIS, bem como as parametrizações e configurações necessárias para o seu funcionamento.
UTILIZAÇÃO
1. Processo da Integração
Os cadastros e lançamentos que fazem parte desta integração constam no documento Layout de Integração ERP-48961 - V1.1.
1.1 Cadastros
a) O APIS consulta os cadastros de produtos, clientes, fornecedores, vendedores e condições de pagamento no ERP Ti9 para informá-los nos lançamentos dos itens a seguir.
b) Para que o APIS não precise enviar o código do produto do ERP Ti9 nos lançamentos, o campo Código Produto Integração (Figura 1 abaixo) deve estar preenchido corretamente, relacionando o cadastro nos dois sistemas.
Figura 1 - Código Produto Integração
1.2 Pedidos de Compra
a) O APIS envia o pedido de compra ao ERP Ti9, que é incluído com a situação “Pendente de Aprovação”, para que seja calculado no ERP Ti9 com os parâmetros necessários.
b) O APIS inicia o processo com o pedido de compras e, a partir deste, dispara o processo produtivo. Por isso, devemos importar o pedido de compras do APIS, para que, ao dar entrada da NF no ERP Ti9, o pedido de compras seja informado. Desta forma, o APIS não precisa integrar a entrada da nota fiscal de compras.
c) Os itens do pedido serão incluídos usando a unidade de medida informada no cadastrado do produto no ERP Ti9. Para que o estoque esteja atualizado com a unidade de medida em KG, para o consumo da matéria-prima (MP), pode ser necessário que o usuário lance manualmente a transformação de PC para KG. Após este processo, o APIS integra o lançamento de produção no ERP Ti9, baixando a MP com o mesmo peso produzido. O processo de abate de peixes é igual ao do jacaré.
1.3 Apontamentos de Produção
a) A produção é feita no sistema APIS, que envia os dados para o ERP Ti9 baixar a matéria-prima (MP) e alimentar o estoque de produtos acabados.
b) A baixa da MP é feita pela composição do produto. Exemplo: para produção de ‘Lombo’ (produto acabado) o consumo é do peso do jacaré, sendo de 1 para 1.
c) Importante: O peso total do produto acabado do animal pode variar para mais (animal vivo) ou para menos (perdas do animal abatido). A PDO fica responsável por identificar os procedimentos necessários, incluindo via sistemas, para atender questões fiscais e apontar eventuais alterações nesta especificação.
d) O APIS envia os dados necessários para: Abertura de Ordem de produção (OP) => Árvore da O.P => apontamento do vale de produção, informando o item produzido e a MP baixada.
e) A entrada e o consumo da MP são realizados pelo peso - veja o item "1.2 c)" acima.
f) O número da OP pode seguir de forma sequencial com o prefixo ‘AIS’, seguido pelo sequencial. Exemplo: “AIS0000001”.
1.4 Pedidos de Venda
a) O APIS envia os pedidos para o ERP Ti9, que são incluídos seguindo a sequência padrão do sistema para os campos "numero" e "pedido_fil".
b) O vendedor do pedido é o mesmo preenchido no cadastro do cliente no campo Vendedor1.
c) O total do pedido segue o padrão, sendo calculado pelo ERP Ti9.
d) A aprovação financeira é feita no APIS, por isso, sugerimos utilizar operação específica que não verifica crédito.
e) O endereço de entrega não será preenchido pela integração - o usuário deve fazê-lo pelo ERP Ti9 manualmente.
f) O APIS envia o preço final do produto. Isso significa que não poderá ter acréscimo de impostos (observação: esta funcionalidade foi contemplada pelo ticket ERP-81050).
g) O APIS só envia ao ERP Ti9 os pedidos que já foram embarcados. Estes seguirão avançando as etapas no ERP Ti9 até a emissão da nota (faturamento). Ao faturar a nota, o ERP Ti9 informa ao sistema APIS deste faturamento.
1.5 Nota Fiscal
a) Após a emissão da nota fiscal o ERP Ti9 envia os dados desta ao APIS.
b) Não está previsto o atendimento parcial de pedidos com geração de pedidos filhos.
2. Informações Técnicas
2.1 Configuração do Servidor
a) Para realizar a integração dos apontamentos de produção, é necessário configurar um arquivo Batch (.bat) e incluir no "Agendador de Tarefas do Windows®" uma execução periódica (semanal, diária, horária etc.) deste arquivo para verificar a inclusão de novos apontamentos de produção.
b) No arquivo Batch deve ser feita a chamada para o executável DCOMP.exe, com a passagem do parâmetro "INTEGRATI9PCP" e demais parâmetros de conexão. A figura 2 demonstra um exemplo deste arquivo.
Figura 2 - Configuração do Arquivo Batch
Variáveis da Configuração
Banco de Dados Teste: pdo_20220104
Domínio do Banco de Dados: localhost
Porta do Banco de Dados: 5432
Usuário da Integração: INTEGRA.APIS (por exemplo)
2.2 Manuais Técnicos
API TI9 - WebService - Manual de utilização 2.0
Integração Entre os Sistemas ERP Ti9 e APIS – URIs - V1.0