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OBJETIVO

Permitir importar os pedidos dos clientes da Weleda, gerados em arquivos no layout NeoGrid versão 3.2, para o banco de dados do ERP Ti9.

Link para o layout NeoGrid: http://jira.ti9.com.br:8081/secure/attachment/53086/PORTAL-LayoutOrders_NeoGrid_v032.pdf

 

UTILIZAÇÃO

 


Visão Macro

 

- O cliente da Weleda (i.e. rede de farmácias) envia o arquivo, no layout NeoGrid, que contém os dados básicos de um pedido bem como os itens desejados;
- O usuário seleciona o arquivo e executa o processo em uma janela disponibilizada no sistema Ti9;
- O sistema realiza a importação dos pedidos de vendas com seus itens e demais informações de acordo com o estabelecido no arquivo, localizando o cliente através do CNPJ e os produtos através do código EAN;
- A Weleda realiza as etapas de faturamento nos pedidos para os clientes.


Configuração

É necessário que os seguintes campos estejam preenchidos na janela "Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais":

  • Código de Operação Padrão Integração
  • Finalidade Padrão Integração
  • Indicador de Presença Padrão Integração



Figura 1 - Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais.



Processo de Importação

Acesse a janela "Vendas/Outras Saídas", clique no sub-menu "Layout NeoGrid" do botão EDI, conforme Figura 2.

Figura 2 - Importação de Pedidos de Venda - Layout NeoGrid

 

Com o campo "Caminho" selecionado, pressione F4 para selecionar o arquivo de pedidos para importação e clique no botão OK para iniciar o processo, conforme Figura 3.

Somente arquivos com a extensão ".txt" (arquivo texto) serão exibidos.

Figura 3 - Importação de Pedidos - Processamento do Arquivo

 

Ao término do processo aparecerá uma mensagem informando a quantidade de pedidos importados com sucesso, conforme Figura 4.

Figura 4 - Quantidade de Pedidos Importados

 

Os pedidos que não passarem na validação (do cabeçalho ou de algum dos seus itens) serão listados com uma mensagem referente a validação que inviabilizou a importação, podendo o usuário exportar esta lista clicando com o botão direito do mouse nela e na opção Exportar, conforme demonstrado nas Figuras 5 e 6.

Figura 5 - Exportando Mensagens de Validação da Importação

Figura 6 - Formato da Exportação

 

Observações

Versão do arquivo disponibilizada pela Weleda: v3.2
Arquivo do layout anexado: PORTAL-LayoutOrders_NeoGrid_v032.pdf

Mesmo que o arquivo contenha diversos registros e campos, não são todos necessários e/ou não devem ser considerados para a finalidade de confecção de pedido de vendas no sistema Ti9.
Dados específicos como: Descontos, Acréscimos, Tributação, Formas de Pagamento, etc., são estabelecidos pela Weleda e não pré-determinados pelo seu cliente.

O campo "Tipo do Frete" será sempre preenchido com a opção "1 - Emitente".
A Transportadora Padrão previamente vinculada ao Comprador no Ti9 ("Companhias & Pessoas", aba "Geral Faturamento", campo "Transp. Padrão") também será gravada em "Dados de Entrega/Outras Informações" (acessado pelo botão da janela principal do pedido), conforme demonstrado na Figura 7.

Figura 7 - Tipo do Frete e Transportadora

 

CABEÇALHO (01) 

  • Informa o cliente da Weleda através do CNPJ destacado no campo "CNPJ DO COMPRADOR". 
  • O CNPJ do Local de Entrega (Obrigatório) deve estar devidamente cadastrado no Ti9. Caso contrário, o pedido não será importado.
  • A Data de Entrega e o número da Ordem de Compra serão incluídos também no campo "Observações NF - Mensagens", que é acessado pelo botão "Observações" do pedido. Veja a Figura 8.

Figura 8 - Data de Entrega e Ordem de Compra em Observações

 

PAGAMENTO (02)

  • Este registro não será considerado na importação. As determinações de forma de pagamento bem como lançamento das duplicatas e demais lançamentos pertinentes serão feitos pelo usuário responsável, após a importação das informações.

DESCONTOS E ENCARGOS DO PEDIDO (03)

  • Este registro não será considerado na importação. As determinações de descontos e encargos pertinentes serão feitos pelo usuário responsável, após a importação das informações.

ITENS (04)

  • Preço unitário - o sistema busca este preço conforme a configuração da operação utilizada na importação.

    1.1 O código desta operação está cadastrado em "Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais", seção "Integração", campo "Código de Operação Padrão Integração". 
    1.2 A configuração do tipo de tabela de preço é realizada no campo "Operações > Tabela de Preços - Utilizar tabela de Preços". A localização da tabela deve seguir conforme as opções abaixo: 
    a) Para a opção "Fixo" o sistema utiliza a informação cadastrada nos campos "Tabela de Preços Fixa" e "Preço Fixo", abaixo do campo do tipo de tabela. 
    b) Para as opções "Padrao" e "Do Cliente" o sistema utiliza a informação do cadastro do cliente em "Companhias & Pessoas > Geral Faturamento", campos "Tabela de Preços Padrão" e "Preço Padrão". 

    Caso esta informação acima (código da operação, tipo de tabela, tabela de preço e preço fixo/padrão) não esteja devidamente configurada, o sistema não integra o pedido e diz ao usuário o que está faltando. 

  • Informações do produto e quantidade pedida. Os campos que referenciam descontos, despesas acessórias e tributos não serão considerados na importação, visto que serão todos determinados pelo usuário responsável no sistema Ti9 de acordo com regras e variáveis de tributação. Outros campos como unidade de medida, tipo de embalagem, qualificador, etc., são desnecessários e serão desconsiderados.

  • Para localizar o produto o sistema utilizará a informação EAN destacada no campo Código do Produto. Portanto, para que a importação obtenha sucesso, é necessário que o cadastro do produto no Ti9 contenha este mesmo código. Vide imagem abaixo:

Figura 9 - Cadastro para Código EAN no produto.

 

 

GRADE (05)

  • Este sub-registro não será considerado na importação.

CROSSDOCKING (06)

  • Este sub-registro é por item do pedido, ou seja, cada item pode conter "n" linhas de crossdocking abaixo dele, com o detalhamento de cada um em relação ao local de entrega, quantidade e data de entrega.
  • Exemplo:

Item ABC
- Quantidade: 10
-- Crossdocking:
---- Cnpj do Local de entrega: 00.000.000/0001-00
---- Data da Entrega: 01/02/2017
---- Quantidade: 05
-- Crossdocking:
---- Cnpj do Local de entrega: 11.111.111/0001-11
---- Data da Entrega: 25/02/2017
---- Quantidade: 05

  • A lógica que será utilizada pelo sistema no momento da importação dos dados será:

- Cada ocorrência de crossdocking gerará um pedido de vendas, a fim de realizar a separação dos itens com diferentes informações de entrega.

- Pelo fato do layout NeoGrid determinar como NÃO OBRIGATÓRIOS os campos "CNPJ do Local de Entrega" e "Data - Hora Inicial do Período de Entrega", o sistema pode ficar sem referência para realizar a quebra por pedidos. Então o sistema somente realizará esta quebra se possuir ao menos uma destas informações.

- (A) Se possuir o CNPJ, encontra o local de entrega, então estabelece este local de entrega para este item. Se informado, deve estar devidamente cadastrado no Ti9. Caso contrário, o pedido não será importado.
- (B) Se possuir "Data - Hora Inicial" (a informação de hora será desconsiderada), então estabelece esta data de entrega para este item.

- Vale lembrar que são independentes, ou seja, se a linha do registro possuir a informação (A) mas não a (B), o sistema leva em consideração a informação (B) contida na linha do CABEÇALHO (registro 01).
- O mesmo vale para o caso de encontrar a informação (B) mas não a (A).

SUMARIO (09)

  • Os dados deste registro não serão considerados na importação, visto que trata-se de um registro que destaca valor total de impostos, despesas acessórias, etc. Estes dados são todos determinados pelo sistema Ti9 de acordo com regras e variáveis de tributação. Porém, este registro (descrito como obrigatório no layout) é necessário para determinar o fim do pedido.

 

 

 


 

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