OBJETIVO
Emitir automaticamente as fichas de emergência para Produtos Perigosos e Não Perigosos de acordo com a Norma ABNT NBR7503.
UTILIZAÇÃO
Necessidade:
- Imprimir as fichas de emergência quando do faturamento, sendo essa emissão automática, de acordo com a quantidade necessária de fichas Verdes ou Vermelhas para cada Nota Fiscal.
Visão Macro:
- As fichas de Emergência devem ser impressas quando do transporte de produtos perigosos, tendo por objetivo instruir e dar conhecimento da carga as equipes de emergência em caso de acidentes. Estas fichas são classificadas como Verde e Vermelha, sendo:
- Verde: Transporte de Produtos Não Perigosos.
- Vermelha: Transporte de Produtos Perigosos.
- Produtos "Não Perigosos" não têm a obrigatoriedade de emissão da ficha de emergência, ficando a cargo do remetente a decisão de enviá-las junto a carga.
- De acordo com a NBR7503, (item 4.2.3), para diferentes produtos com o mesmo número ONU, mesmo nome para embarque, mesmo estado físico, mesmo grupo de embalagem e mesmo número de risco, pode ser usada a mesma ficha de emergência, desde que sejam aplicáveis as mesmas informações de emergência.
- Atualmente existem diversos arquivos no formato PDF que representam as fichas, de propriedade do solicitante. Cada arquivo possui seu tipo de ficha (verde ou vermelha) e teor de informações específicas.
Solução Proposta:
- A LIMSEPT possui para cada grupo de produtos, um código específico para emissão da ficha de emergência.
- Este grupo de produtos (o qual é chamado de pai), recebe em seu cadastro o código de uma ficha, que deverá ser impressa no momento do faturamento de qualquer produto filho relacionado.
- O produto pai recebe a terminologia "SOLUÇÃO", pois o que fabricam são soluções (de compostos oxidantes, corrosivas, etc.) em uma grande quantidade (a granel) as quais darão origem aos produtos que serão vendidos posteriormente em quantidades menores.
- Portanto, todos os produtos que tiverem por origem a mesma SOLUÇÃO, serão enquadrados em um mesmo grupo de estoque.
- Este grupo de estoque (sempre em último nível) receberá a classificação do "Tipo de Ficha de Emergência" que será impressa (verde ou vermelha) e o "Código da Ficha".
- Assim, quando da emissão da NF, o sistema efetuará a contagem de quantas fichas Verde e Vermelhas serão necessárias para acompanhar a carga, emitirá uma mensagem para que o usuário possa imprimi-las.
Exemplo:
Grupo de Estoques
04 – PRODUTO MANUFATURADO
- 04.01 – SOLUÇÃO A (ficha vermelha – código 0401A)
-- Produtos:
-- FRASCO 100ML
-- FRASCO 500ML
- 04.02 SOLUÇÃO B (ficha verde – código 0402B)
-- Produtos:
-- TONEL
-- BARRIL
- 04.03 – SOLUÇÃO C (ficha vermelha – código 0403C)
-- Produtos:
-- BOMBONA
-- LATA
Nota Fiscal com os seguintes itens:
ITEM | QTDE | GRUPO |
---|---|---|
FRASCO 100ML | 1000 | 04.01 |
FRASCO 500ML | 500 | 04.01 |
TONEL | 3 | 04.02 |
BARRIL | 10 | 04.02 |
BOMBONA | 500 | 04.03 |
LATA | 500 | 04.03 |
Quantidade de fichas a serem impressas para essa Nota Fiscal (agrupamento por Tipo e Código da Ficha):
GRUPOS | TIPO FICHA | QTDE FICHAS |
---|---|---|
04.02(código ficha 0402B) | VERDE | 1 |
04.01(código ficha 0401A), 04.03(código ficha 0403C) | VERMELHA | 2 |
- *** Ainda no exemplo acima, se os grupos 04.01 e 04.03 utilizassem o mesmo código de ficha, apenas uma ficha vermelha seria impressa.
Funcionalidade e implementações necessárias:
1. Os arquivos das fichas ficarão em uma pasta a parte. Não serão arquivos no formato "rpt", mas sim em formato "PDF", de inteira responsabilidade do usuário.
- O caminho para esta pasta deverá ser definido na janela "Parâmetros do Faturamento", em um novo campo que foi criado com nome, "Local dos arquivos PDF das Fichas de Emergência". Este campo terá a funcionalidade de procura, através da tecla <F4>.
- Deve se informar o parâmetro "Impressão Aut. das Fichas de Emergência" para que se habilite a funcionalidade.
Fig. 01 - Parâmetros do Faturamento
2. Criado no cadastro "Grupos de Estoque" a sessão "Transporte". Aqui será definido o "Tipo da Ficha de Emergência" para cada grupo de estoque - verde ou vermelha - e o código da ficha a ser aplicado para o grupo:
- Tipo da Ficha de emergência: campo de seleção: Verde; Vermelha.
- Código da Ficha de emergência: deverá ser alfanumérico com tamanho máximo de 15 caracteres o nome do arquivo. Aqui será determinado o nome do arquivo PDF referente à ficha em questão. Este campo terá a funcionalidade de procura, através da tecla <F4>, sabendo que apenas o nome do arquivo PDF será retornado, pois o sistema usará a pasta definida no parâmetro determinado no item 1.
Importante: Estes campos só estarão visíveis e poderão ser preenchidos em grupos de último nível.
Fig. 02 - Grupo de Estoque
3. Estes campos também estarão definidos no cadastro do produto, com a mesma funcionalidade (vide manual ERP-30231 - Transporte de Produtos Perigosos) Entretanto estes terão prioridade em relação aqueles do grupo. Esta precedência é necessária para tratar casos de exceções de fichas relacionadas ao produto (casos específicos). Portanto, primeiro o sistema tenta recuperar estas informações no produto, não encontrando tenta recuperar no grupo de estoque.
Esta informação está disponível em: "Cadastro de Produtos -> Complementos -> Classificação Produtos Químicos
"
4. Na janela de emissão de Notas Fiscais de saída, após a emissão da nota, o sistema fará a contagem de fichas necessárias para a NF emitida:
- A diferenciação para a contagem é por Tipo e Código da ficha;
- Informará então ao usuário a quantidade necessária de cada ficha, verde e vermelha, para ser posicionada na impressora;
- Primeiro a ficha verde e somente após a confirmação ou não desta, passa-se para a ficha vermelha;
- A confirmação de impressão é individual por tipo de ficha, portanto o usuário é livre para imprimir a ficha vermelha, mas não a verde, por exemplo.
Importante:
- Esta funcionalidade NÃO estará disponível para as operações do tipo 81.
- A impressora será a impressora padrão do Sistema Operacional.
5. Criar no menu lateral da janela "Pedidos de Venda" o botão para reimpressão das fichas de emergência. Ao acionar este botão o sistema fará o mesmo processo de contagem das fichas mencionado no item 4. Obviamente só será possível para pedidos que tenham NF emitida.
Fig. 03 - Pedido de Venda
6. Criar a mesma funcionalidade do item 4 para a janela "Documento de Entrada", a ser efetuada após a emissão da nota fiscal.
Importante: somente será aplicado para operações de IMPORTAÇÃO, Notas Fiscais com tipo 50 marcados como IMPORTAÇÃO, NÃO APLICÁVEL PARA COMPLEMENTO/AJUSTE.
7. Criar no menu lateral da janela "Documento de Entrada" o botão para reimpressão das fichas de emergência. Ao acionar este botão o sistema fará o mesmo processo de contagem das fichas mencionado no item 4. Mesma restrição do item acima.
Fig. 04 - Documento de Entrada
Observações finais:
- Diversas fichas estarão disponíveis na pasta padrão determinada no item 1. Ainda que do mesmo tipo (verde ou vermelha), cada arquivo contem um teor específico de informações. Por este motivo, a diferenciação para contagem usada será a já mencionada no item 4, por Tipo e Código da Ficha.
- Na saída, não haverá impressão das fichas nas devoluções, pois as fichas que acompanham o transporte de devolução de compra são as do próprio fornecedor, portanto esta função estará indisponível para as operações do tipo 81.