
OBJETIVO
Possibilitar na janela de pedido de vendas, a venda de produtos kit, verificando a baixa e a quantidade do estoque pelos subprodutos que compõem o mesmo.
UTILIZAÇÃO
Pedido de Vendas
Sempre que um produto tipo KIT for inserido no pedido de vendas, o sistema buscará na composição deste, reservando as quantidades necessárias para atendimento do pedido.
Caso a quantidade atendida na composição dos itens não for suficiente para o atendimento total, o sistema fará a conta de quantos KITS serão possíveis atender com a quantidade disponível em estoque, e atenderá o pedido parcialmente fazendo assim a reserva de tais itens.
Para visualização das quantidades e composição do KIT deve-se pressionar a teclar F3 no campo Quantidade Atendida. Conforme ilustrado na figura 1 o sistema exibe nesta tela a composição do KIT com os respectivos saldos de cada item envolvido, para que possa ser de fácil identificação qual item não fora atendido totalmente.
Figura 1. Consulta de quantidade de saldo de produtos.
Reserva dos Saldos de Estoque
- O sistema reserva os saldos dos itens da composição e não do item Pai (KIT), desta manira, conforme mencionado acima a verificação da disponibilidade e atendimento da quantidade do item Pai se dá através dos itens da composição. No cadastro do produto Pai ao consultar o estoque o sistema não aloca o saldo reservado no campo "Saldo Alocado" (mesmo porque o item não existe), entretanto, caso o usuário clique na "Lupa" para visualização dos pedidos o sistema irá listar os pedidos que estão utilizando o item Pai (mas com saldo em branco).
- O almoxarifado utilizado para verificação dos saldos é o informado no item do pedido.
Restrição Importante:
- Ao realizar a verificação da quantidade a ser atendida o sistema realiza o calculo atendendo o máximo possível de acordo com a quantidade da composição cadastrada no KIT. Entretanto o cálculo que o sistema realiza trunca casas decimais considerando que um KIT nunca terá quantidades fracionadas. Esta é uma limitação do cálculo, um KIT nunca deverá ter quantidades fracionadas em sua composição.
Movimentação de Estoque
Ao faturar o pedido, o sistema fará a movimentação dos itens da composição, baixando-os como se fossem Movimentação interna do estoque. Abaixo é descrito as movimentações geradas:
- Baixa de estoque dos itens da composição. Custo conforme o tipo de custo definido na operação de faturamento (geralmente o custo médio).
- Entrada do item Pai. Custo conforme o custo dos itens da composição.
- Baixa do item Pai. Custo conforme o tipo de custo definido na operação de faturamento (geralmente o custo médio)
Ao realizar a efetivação do estoque, quando da entrada do KIT, o sistema fará no mesmo momento a entrada e saída do produto Pai (KIT) utilizando o tipo de custo parametrizado na operação, tanto para a realização da entrada quanto para a saída. Neste mesmo momento o sistema também irá realizar as entradas em transferência para os itens da composição, utilizando como custo, o custo do produto Pai realizando o rateio efetuado no documento.
Importante:
- O almoxarifado utilizado para todas as movimentações é o informado no item do pedido.
- Os documentos utilizados nas baixas da composição e entrada do item Pai são identificados na ficha de estoque com a série "DK-" + série do documento e no campo numero do documento utiliza o mesmo número da nota fiscal.
Relatório de Separação
O relatório de expedição virou Menu, e sua funcionalidade foi transferida para a nova chamada "Romaneio de cargas".Também foi disponibilizado o relatório de Lista de separação, que retornará os itens da composição do produto. Conforme figuras 2 e 3.
Figura 2. Modificação nas chamadas do relatório expedição - Romaneio de Cargas/Lista de Separação.
Figura 3. Relatório de Lista de Separação.