Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados
Está a ver a versão antiga (v. /pages/viewpage.action?pageId=35782681) desta página. ver diferenças ·  ver histórico de página

OBJETIVO

O objetivo principal é a criação de uma central de propostas para serviços. 

- Nesta rotina serão informados os serviços vendidos e uma seção de inserção de clientes diversos e percentuais. Ao finalizar a inclusão de itens e clientes com percentuais, conclui-se o processo que irá gerar novos pedidos gerenciados através das rotinas já utilizadas pelo TI9. 

- A nova rotina irá gerar pedidos distintos para os clientes inseridos fazendo o rateio dos valores de acordo com os percentuais definidos. 

- Todo o processamento de pedidos/faturamento ocorrerá sobre os pedidos gerados após essa etapa. 

UTILIZAÇÃO

Dados da Proposta

Para acessar a nova janela, basta ir em Faturamento -> Movimentos -> Proposta Comercial de Serviços(vide imagem 1).

Imagem 1. Proposta Comercial.

Após inserir as informações do cabeçalho(Dados da proposta e Dados da agência que será aplicada a comissão), é possível selecionar os clientes que irão realizar o rateio dos serviços, podendo ratear o valor pela porcentagem desejada, conforme destacado na imagem 2.

 

Imagem 2. Inserção de rateio clientes.

Para inserir os itens de serviços da proposta, como benefício, o sistema manterá os dados pré-digitados nos campos para não serem atualizados, a não ser que o campo "Serviço" referente ao código do mesmo for alterado". Campos destacados conforme exemplo 2.1.

Imagem 2.1 Alteração/Inserção de itens da proposta.

Cálculo e Envio da Proposta

 

Comissão à ser paga

Existem duas opções que podem ser atribuídas ao campo "Comissão à ser paga", são eles: "1 - Empresa" e  "2 - Cliente".

Quando a opção 1 for selecionada, o sistema não considerará no valor total da proposta o valor de comissão, conforme exemplo figura 3.1

Imagem 3.1 Comissão à ser paga opção 1 - Empresa.


Quando a opção 2 for selecionada, será necessário calcular novamente a proposta para o sistema atualizar os valores dentro da grade "totais" localizada na parte superior direita da janela. Neste caso o sistema considerará o valor de comissão e subtrairá do bruto. Conforme exemplo 3.2

 

Imagem 3.2 Comissão à ser paga opção 2 - Cliente.


Após realizar a inserção dos dados do serviço, para que os valores totais da janela sejam atualizados, é necessário clicar na etapa "Calcular".

Nesta etapa, serão geradas automaticamente as informações da grade "Detalhes de Faturamento", sendo realizado o rateio de cada cliente com base no valor do serviço e a porcentagem de rateio informado. Exemplo na imagem 3.1


Intervenção

Ainda nesta etapa é possível marcar a opção "Intervenção". Ao marcar esta opção o sistema habilita as alterações na grade de detalhamento da Proposta.

Com relação ao cálculo, uma vez marcada a opção intervenção ao calcular novamente a proposta o sistema apenas irá validar o total do detalhamento com o total da proposta mantendo todas as informação digitadas pelo usuário.

Data de fim de prestação

Existe uma exceção quanto ao preenchimento do campo data de fim de prestação. Este campo é habilitado para alteração independentemente da marcação da "Intervenção", podendo ser alterado a qualquer momento até a efetivação final da proposta. Também é importante ressaltar que ao modificar a data de fim de prestação caso seja necessário recalcular a proposta quando não há intervenção, o sistema irá refazer todo o detalhamento da proposta, consequentemente irá perder a informação alterada neste campo.

 


Imagem 3.3 Calculo da Proposta.


Após realizar a etapa de cálculo, será possível confirmar a Proposta clicando na etapa do fluxo "Proposta". Após a confirmação, os campos não poderão ser alterados, e o fluxo será avançado para "aguardando aceite" para aprovação comercial.

Aceite e Efetivação

Na etapa de aceite o sistema irá questionar o usuário quanto a aprovação ou não da proposta, podendo retornar para a confecção da proposta em caso de reprovação ou liberar a proposta para efetivação final em caso de aceite.

Com a aprovação a etapa Aceite, a proposta poderá ser efetivada para geração do pedido de vendas. Exemplo destacado na imagem 4.


 

Imagem 4. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.


Importante: Caso haja a reprovação do aceite, é possível editar as informações da proposta comercial, clicando novamente na etapa "proposta" para reabrir a edição e realizar alguma correção (se necessário).

Ao clicar em Efetivação, o sistema utilizará as informações da grade "Detalhes de Faturamento" como base para gerar o pedido de vendas. Cada linha da grade será um pedido de vendas. Após concluído o processo, o campo "número pedido" da grade de detalhes será atualizado com o pedido gerado correspondente. Exemplo imagem 5.

Imagem 5. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.



Ao cancelar a efetivação, os pedidos de vendas vinculados serão excluídos e a numeração dos mesmos na grade de detalhe de faturamento será apagada.

 

Ações da Barra Lateral

Informações de Análise Comercial

Contém as mesmas informações que as do pedido de vendas

 

Comissões

Comissões por item: Abre a janela de comissão por item por vendedor (funcionalidade implementada no ticket ERP-31825)


Formulários
    • Autorização: Relatório da proposta comercial (baseado no relatório de pedido do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)
    • Proposta 1: Relatório do contrato  (baseado no relatório de contrato do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)
    • Proposta 2: Relatório de Cotação  (baseado no relatório de cotação do vendas/outras saídas, porém com as informações da proposta comercial)


Gerar Cópia

Gera a Cópia da proposta comercial ( não copia a data de aceite, nem os pedidos vinculados, sendo necessário passar as etapas novamente)


Encerrar Proposta

Rotina que encerra a proposta comercial. Caso a proposta já tenha pedidos de vendas vinculados, os mesmos terão o seu status atualizado para encerrado. 

Também é possível cancelar o encerramento, retornando a etapa em que se encontrava a proposta. Caso contenha pedidos de vendas relacionados, os mesmos terão seu status atualizado para disponível novamente.

 

 

 


 

Labels
  • Nenhum