OBJETIVO
Facilidade na criação de novas tabelas de preço, facilidade nas importações de preço, melhoria nas amarrações em clientes ou operações. Melhor controle dos preços por data de vigência mantendo histórico de preços para consultas ou ajustes de valores conforme negociado em contrato. Demonstração de alíquotas de impostos por dentro, valores somando os impostos e valor liquido venda.
UTILIZAÇÃO
Para utilizar a tabela de preço x cliente x produto , é necessário ativar, por OPERAÇÃO, a opção localizada dentro da grade "Tabela de Preços" (Disponível somente das operações 70 à 78) chamada "Ativa Tabela de Preço por Cliente x Produto". conforme figura 1.
Figura 1. Ativação de parâmetro da tabela de preço nos cadastros das operações.
Ao ativar este parâmetro, os campos existentes nesta grade "Utilizar Tabela de Preços", "Tabela de Preços Fixa", "Preço Fixo" serão desabilitados e o sistema passará a respeitar os preços da tabela "Tabela de Preço Cliente x Produto" para todos os pedidos de vendas desta operação.
NOTA: Nesta parametrização não será possível cadastrar mais de um preço para o mesmo produto x cliente/fábrica/local de entrega,mesmo que a operação e/ou pedido do cliente sejam diferentes.
A janela "Tabela de Preço Cliente x Produto" pode ser encontrada no módulo de Vendas > Cadastros > Tabelas de Configurações > Tabela Preço Cliente x Produto.
Figura 2. Tabela de Preço Cliente x Produto.
Relação de campos na janela:
Cabeçalho tabela de preço:
Filial: Código do cliente/Fornecedor;
Fabrica: Código da Fábrica;
Local de entrega: Código do local de entrega;
Código Produto: Permitir a tecla de pesquisa (F3), exibindo somente os produtos que possuírem relacionamento com o cliente na tabela de código do cliente e tenham informação preenchida no campo código do produto no cliente;
Código do Produto no Cliente: Preencher automaticamente com o código do produto no cliente;
Preço Bloqueado: Opção de SIM ou NÃO(este campo será validado no pedido de vendas, caso o preço esteja bloqueado, não será possível selecionar o mesmo no pedido);
Motivo: Campo que se tornará obrigatório caso o usuário opte por bloquear o preço;
Para que seja possível inserir as informações da grade inferior do produto, é necessário salvar as informações do cabeçalho.
Uma grade para consulta dos produtos será disponibilizada na parte inferior, contendo os seguintes campos:
Preço: Valor do preço do produto;
Código Moeda: Código da Moeda ;
Descrição Moeda: Descrição da Moeda ;
Alíq. ICMS: Alíquota ICMS em % ;
Alíq. PIS: Alíquota PIS em % ;
Alíq. COFINS: Alíquota COFINS em % ;
Vl. Impostos: Valor total dos impostos ;
Vl. Líquido: Valor líquido ;
Data Início Vigência: Data de inicio da vigência ;
Status: INT- Inativo ou VIG - Vigente ;
Observação: Campo de livre digitação para informar uma observação ;
O sistema adotará o produto como vigente, o que estiver com a data de vigência mais próxima com a data atual(menor ou igual data atual), sendo esta linha, utilizada posteriormente no pedido de vendas.
Em Vendas > Cadastros > Tabelas Configurações > foi implementada a possibilidade de exportar a tabela de preço em CSV ou EXCEL na janela "Tabela Exportação Preço Cliente x Produto". Conforme figura 3.
Figura 3. Exportação de Tabela de Preço x Cliente .
Esta janela é constituída pelos seguintes filtros de multi seleção: Filial / Código Cliente / Fábrica / Local Entrega / Código Produto / Bloqueado / Status. Ao clicar em OK uma nova janela de consulta será aberta contendo os valores pré estabelecidos pela janela acima(figura 3).
No resultado da consulta, clicando com o botão direito, é possível exportar as informações tanto em Excel quanto na extensão .CSV. Exemplo conforme figura 4.
Figura 4. Consulta Lista Preços.
IMPORTANTE: Quando selecionada a opção .CSV, dois campos serão habilitados na tela são eles: Separador de Coluna e Caracter de Citação.
Por padrão, o Separador de Coluna estará preenchido com ;, e o campo Caracter de Citação estará preenchido com ". Neste caso em específico é necessário limpar a informação do campo Caracter de Citação para que o arquivo fique no layout correto, conforme exemplo figura 5.
Figura 5. Consulta Lista Preços - Exemplo correto de utilização de exportação de arquivo .CSV.
O arquivo gerado, estará no formato correto para posteriormente, caso necessário, ser realizada a importação do mesmo. Segue exemplo dos arquivos gerados em Excel/CSV conforme figura 6.
Figura 6. Exemplo de arquivo .CSV gerado pela Exportação.
Para certificar-se de que o arquivo está correto, basta abrir o mesmo no bloco de notas e verificar se contém a seguinte estrutura, conforme figura 7:
Figura 7. Exemplo layout no bloco de notas
Note que o layout contém colunas fixas com o separador ;. Este layout está disponível na janela de importação, a mesma está disponibilizada em Vendas > Cadastros > Tabelas Configurações >Tabela Importação Preço Cliente x Produto.
Nesta janela basta selecionar o arquivo exportado e importar o mesmo no sistema. Conforme figura 8.
Figura 8. Processo de importação preço x cliente.
Observações quanto a Importação dos dados:
O sistema não permite inserir o mesmo produto para um cliente com a mesma data de vigência. Durante a importação, caso existam duplicidades, as mesmas serão demonstradas no final do processo. Conforme exemplo figura 9.
O formato de arquivo válido para a importação é sempre ".CSV". A planilha pode ser trabalhada pelo usuário normalmente em formatos "Xls" ou "Xlsx", porém após os trabalhos esta deve ser exportada para ".Csv" para ser aceita e corretamente importada pelo sistema.
O ".txt" também é aceito contanto que respeite a mesma estrutura do arquivo ".csv" conforme layout.
Figura 9. Processo de importação - Produtos cadastrados com a mesma data de vigência.
Processo automático de atualização das tabelas de preços e dos preços nas carteiras referentes (INTSAW):
Processo está contemplado no programa “Integrador EDI Sawluz”, já utilizado para a integração das carteiras, layout RND022 e outros.
Assim como no caso destes layouts mencionados acima, deverá ser configurada também uma execução diária para este processo de atualização dos preços, utilizando um arquivo “.bat” com a configuração semelhante aos demais, conforme exemplo abaixo:
"E:\Programs\IntegradorSawluz.exe" PRDPR;mydatabase;192.168.0.777;5432;POSTGRESQL ANSI;9.0;ti9_user;0;1 |
---|
A sinalização ao programa para a execução do processo da funcionalidade descrita aqui, se dá pelo primeiro parâmetro do arquivo ".bat", informado como "PRDPR".
Utilize um programa gerenciador/agendador, de sua preferência (agendador de tarefas do Windows ou outro semelhante) para executar periodicamente este arquivo ".bat".
IMPORTANTE!
A execução deve ser agendada uma única vez por dia e todos os dias da semana e sem furo na execução do processo, visto que o preço somente se torna vigente no mesmo dia da execução do processo. |
---|
O processo considera:
- a) registros de "Produto x Preço" com a opção "Preço Bloqueado" desmarcada;
- b) registros de "Preços" que tenham sido incluídos em data anterior à data da execução;
- c) registros de "Preços" que se tornarão vigentes (Data Início Vigência) na data da execução.
Para ( b ) o sistema garante que não haja conflito com qualquer configuração manual de preço e/ou importação de preço que tenha ocorrido naquela data, visto que uma vez que o usuário executa estas ações, o sistema já se encarrega de atualizar carteiras e boletins (funcionalidades já existentes).
Para ( c ) o sistema garante a determinação da vigência dos registros que devem de fato se tornar vigentes na data da execução, bem como a devida atualização das carteiras (INTSAW) relativas àquele preço (por produto, filial, cliente, fábrica e local de entrega).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Neste caso, o sistema não atualizará o valor unitário dos BS e nem dos pedidos que já estejam gerados no momento que o preço se tornar vigente, uma vez que é necessária a confirmação dos usuários para que esta atualização seja efetivada.
Portanto, esta funcionalidade contempla apenas a atualização dos itens das demandas/carteiras “INTSAW”.