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OBJETIVO

A finalidade desta customização é criar um processo para controle e gestão da programação de faturamento dos clientes, com o objetivo de otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção do planejamento e faturamento.

UTILIZAÇÃO



Desenhar fluxograma explicativo do processo todo? (importante)

(lançamentos feitos pelo integrador, nota fiscal de devolução etc etc)


Para que a janela "Planejamento do Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:

O cliente deve possuir as informações de Plantas (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:

O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:

 

O usuário esteja vinculado à Operação relativa à demanda, caso nenhuma demanda tenha sido selecionada o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:


TELA DE LIBERAÇÃO ITENS PARA FATURAMENTO

Para acessar a tela de "Liberação Itens para Faturamento", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".

Nessa tela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, as demandas pode ser inseridas de três formas:

  • Importado automaticamente através do integrador (Arquivo EDI Sawluz), (ver manual EDI SAWLUZ).
  • Importado através do botão "Importar EDI".
  • Incluído manualmente através do botão "Adicionar Necessidade".

Botões existentes:

Figura 1 - Botões


  • Atender automaticamente: Ao clicar no “Atendimento Automático”, o sistema deverá atender o saldo de estoque automaticamente para os itens que estiver sendo exibidos na tela. Neste momento o sistema deverá reservar o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item, quanto na localização do WMS. O sistema deverá levar em consideração o critério desenvolvido para a Acument, onde verifica o múltiplo de embalagem por cliente e também validar a quantidade de casas decimais. Este botão será habilitado somente quando o usuário preencher os campos: "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega". Lembrando que os campos "Fábrica" e "Local de Entrega" podem vir em branco.
  • Remover Atendimento: Remove o atendimento feito para o item selecionado. Somente quando o tipo de agrupamento for "Sem Agrupamento".
  • Adicionar Necessidade: Ao clicar no botão “Adicionar Necessidade”, o sistema irá exibir uma nova tela para que sejam incluídas as necessidades do cliente, sendo necessário digitar todos os campos digitados atualmente na inclusão de um pedido de vendas manual.

Figura 2 - Tela de Inserção de nova necessidade


  •  Editar Necessidade: Ao clicar em "Editar Necessidade", será aberta a tela de "Nova Necessidade" (imagem X), permitindo a alteração dos dados da demanda.
  • Importar EDI: Ao clicar em "Importar EDI", será aberta a tela "Importação de Nova Necessidade (Demanda)", nessa tela, será permitido a inserção de um arquivo CSV ou txt de acordo com o layout descrito.

Figura 3 - Tela de Importação EDI

  • Liberar para BS: Ao clicar no botão "Liberar para BS", o sistema deverá gerar o BS e enviar automaticamente para a impressora sem exibir o documento na tela, caso o BS esteja com alguma restrição de validação de regra fiscal ou financeira, deverá exibir uma mensagem informando o número do BS e o tipo de restrição, exigindo que o usuário feche a mensagem de alerta para prosseguir com o processo e não imprimir o BS.


O layout das telas é dividido nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".

Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.

Campos existentes:

  • Data de corte, se refere a data de programação, caso esse campo não esteja preenchido o sistema não trará nenhuma data de corte futura na pesquisa.
  • Cliente, campo obrigatório caso a opção "Por Cliente" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).
  • Operador, campo obrigatório caso a opção "Por Operador" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).

Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.

Figura 4 - Filtros do Planejamento

Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").

Campos existentes:

  • Data de entrega, campo data obrigatório para liberação dos itens para faturamento.
  • Observação do Operador, campo texto de até 80 caracteres.
  • Moeda, ao tentar liberar o item para BS (botão "Liberar para BS"), o sistema detecta a moeda da demanda, caso seja diferente de REAL, o sistema exibe a moeda da demanda e solicita a taxa de conversão.

Figura 5 - Ao Liberar o Planejamento

Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.

Figura 6 - Tabela de demandas

Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma tela com uma explicação resumida das funções e atalhos da tela.

Figura 7 - Tela de Ajuda

 

 

TELA BOLETIM DE SEPARAÇÃO

Após a liberação do boletim de separação  na tela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados a um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta tela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento.

Os botões dessa tela são:

  • Efetivar:
  • Expedição:
  • Emitir NF:
  • Imprimir Boletim:
  • Cancelar Boletim:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

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