OBJETIVO
A finalidade desta customização é criar um processo para controle e gestão da programação de faturamento dos clientes, com o objetivo de otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção do planejamento e faturamento.
UTILIZAÇÃO
Desenhar fluxograma explicativo do processo todo? (importante)
(lançamentos feitos pelo integrador, nota fiscal de devolução etc etc)
PARAMETRIZAÇÕES INICIAIS
Para que a janela "Planejamento do Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:
O cliente deve possuir as informações de Plantas (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:
Figura 1 - Informações de Plantas
O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:
Figura 2 - Relacionamento do Produto da Demanda
Foi criada uma nova aba no software de plano de senhas chamada "Op. Pré Nota", nessa aba ficam as operações de 70 a 78. O usuário deve estar vinculado à Operação relativa à demanda, caso nenhuma demanda tenha sido selecionada o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:
Figura 3 - Cadastro de Operações
O campo "Data de Programação" deve ser habilitado no cadastro de operações "Figura 4", ainda nesse cadastro, haverá a opção de habilitar esse campo no cabeçalho do pedido de vendas "Figura 5", ou no item do pedido de vendas "Figura 6".
Figura 4 - Cadastro de Operações | Figura 5 - Data de Programação no Cabeçalho | Figura 6 - Data de Programação nos Itens |
Foi criado o campo "Moeda" na tela de "Parametrização do Pedido do Cliente - EDI", por padrão esse campo ja vem com a moeda "REAL" carregada.
Figura 7 - Tela de Paramentrização do Pedido EDI
Na tela de "Cadastro de Unidades", foi criado o campo "Numero de Casas Decimais". O sistema deverá validar essas casas decimais na inclusão de nova demanda na tela de planejamento do faturamento e inclusão de pedidos de vendas, tanto na importação de arquivo EDI automático (já contemplado no integrador), importação de arquivo EDI manual e inclusão de demanda manual. Esse campo aceitará valores de 0 a 4.
TELA DE LIBERAÇÃO ITENS PARA FATURAMENTO
Para acessar a tela de "Liberação Itens para Faturamento", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".
Nessa tela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, as demandas pode ser inseridas de três formas:
- Importado automaticamente através do integrador (Arquivo EDI Sawluz), (ver manual EDI SAWLUZ).
- Importado através do botão "Importar EDI".
- Incluído manualmente através do botão "Adicionar Necessidade".
Botões existentes:
Figura 1 - Botões
- Atender automaticamente: Ao clicar no “Atendimento Automático”, o sistema deverá atender o saldo de estoque automaticamente para os itens que estiver sendo exibidos na tela. Neste momento o sistema deverá reservar o saldo de estoque alocado nos itens tanto no almoxarifado informado no item, quanto na localização do WMS. O sistema deverá levar em consideração o critério desenvolvido para a Acument, onde verifica o múltiplo de embalagem por cliente e também validar a quantidade de casas decimais. Este botão será habilitado somente quando o usuário preencher os campos: "Cliente", "Fábrica" e "Local de Entrega". Lembrando que os campos "Fábrica" e "Local de Entrega" podem vir em branco.
- Remover Atendimento: Remove o atendimento feito para o item selecionado. Somente quando o tipo de agrupamento for "Sem Agrupamento".
- Adicionar Necessidade: Ao clicar no botão “Adicionar Necessidade”, o sistema irá exibir uma nova tela para que sejam incluídas as necessidades do cliente, sendo necessário digitar todos os campos digitados atualmente na inclusão de um pedido de vendas manual.
Figura 2 - Tela de Inserção de nova necessidade
- Editar Necessidade: Ao clicar em "Editar Necessidade", será aberta a tela de "Nova Necessidade" (imagem X), permitindo a alteração dos dados da demanda.
- Importar EDI: Ao clicar em "Importar EDI", será aberta a tela "Importação de Nova Necessidade (Demanda)", nessa tela, será permitido a inserção de um arquivo CSV ou txt de acordo com o layout descrito.
Figura 3 - Tela de Importação EDI
- Liberar para BS: Ao clicar no botão "Liberar para BS", o sistema deverá gerar o BS e enviar automaticamente para a impressora sem exibir o documento na tela, caso o BS esteja com alguma restrição de validação de regra fiscal ou financeira, deverá exibir uma mensagem informando o número do BS e o tipo de restrição, exigindo que o usuário feche a mensagem de alerta para prosseguir com o processo e não imprimir o BS.
O layout das telas é dividido nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".
Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.
Campos existentes:
- Data de corte, se refere a data de programação, caso esse campo não esteja preenchido o sistema não trará nenhuma data de corte futura na pesquisa.
- Cliente, campo obrigatório caso a opção "Por Cliente" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).
- Operador, campo obrigatório caso a opção "Por Operador" esteja selcionada, permite pesquisa (F3).
Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.
Figura 4 - Filtros do Planejamento
Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").
Campos existentes:
- Data de entrega, campo data obrigatório para liberação dos itens para faturamento.
- Observação do Operador, campo texto de até 80 caracteres.
- Moeda, ao tentar liberar o item para BS (botão "Liberar para BS"), o sistema detecta a moeda da demanda, caso seja diferente de REAL, o sistema exibe a moeda da demanda e solicita a taxa de conversão.
Figura 5 - Ao Liberar o Planejamento
Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.
Figura 6 - Tabela de demandas
Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma tela com uma explicação resumida das funções e atalhos da tela.
Figura 7 - Tela de Ajuda
TELA BOLETIM DE SEPARAÇÃO
Após a liberação do boletim de separação na tela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados a um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta tela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento. As informações de "Numero Pallet" podem ser alteradas direto na linha do item, enquanto que as informações de quantidade e endereçamento só podem ser editadas caso a flag "Intervenção" esteja selecionada.
Figura 8 - Tela Boletim de Separação
Os botões dessa tela são:
- Efetivar: Ao clicar no botão “Efetivar” o sistema deverá bloquear a edição do BS, criar os pedidos de venda para o BS e exiber na sessão "Detalhes do Faturamento", efetivar todos os pedidos atrelados ao BS e atualizar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Efetivado”.
- Expedição: Ao clicar no botão “Expedição”, o sistema deverá chamar a nova tela “Expedição”, com o número do boletim já preenchido no campo “Num. Boletim” e com todos os pedidos relacionados ao BS carregados na tela para que o usuário possa alterar os dados referente ao transporte, volume e efetivar. Após efetivado os pedidos na tela de “Expedição”, alterar o status dos pedidos na seção “Detalhes do Faturamento” para “Aguardando Faturamento”.
Figura 9 - Nova Tela de Expedição
- Emitir NF: Ao clicar no botão “Emitir NF”, o sistema deverá chamar a tela “Emissão de Notas Fiscais” do módulo “Faturamento” já com o número do BS preenchido no campo “Boletim”. Quando o usuário clicar no botão “Emitir Nota Fiscal” da tela “Emissão de Notas Fiscais” o sistema deverá gerar nota fiscal para todos os pedidos relacionados ao BS. Após ser gerada as notas fiscais na tela “Emissão de Notas Fiscais”, alterar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Aguardando Transmissão”.
Figura 10 - Tela de Emissão de Notas Fiscais
- Transmitir NF:Após a emissão das notas fiscais atreladas ao BS, abrir o launcher do Ti9 e selecionar a aplicação “NF-e”, conforme “Figura 11”.
Figura 11 - Launcher TI9
Neste momento será exibida a tela para transmissão das notas fiscais para o Sefaz "Figura 12". Na tela que será exibida, preencher com o número do boletim no campo “Boletim de”, o sistema deverá repetir automaticamente o número digitado no campo “Boletim até”, permitindo que o usuário altere para selecionar um intervalo com mais de um boletim se necessário. Ao clicar no botão “Filtrar (F5)”, o sistema deverá carregar todas as notas fiscais relacionadas aos boletins informados que estão pendentes de envio para o Sefaz.
Figura 12 - Tela de Transmissão da NF-e
Ao iniciar o envio a SEFAZ, o sistema irá verificar se haverá impressão automática das notas fiscais após confirmação da transmissão "Figura 13".
Figura 13 - Janela de confirmação de impressão
Na tela DANFE também será alterada com o filtro de boletim "Figura 14".
Figura 14 - Tela DANFE
Após ser transmitida as notas fiscais para o SEFAZ, alterar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Faturado”.
- Imprimir Boletim: Permite a reimpressão do boletim a qualquer momento, esse botão nunca deve estar desabilitado.
- Cancelar Boletim: Ao clicar no botão “Cancelar Boletim”, o sistema deverá cancelar o documento e reabrir todos os itens atrelados a ele na tela de "Liberação Itens para Faturamento". Só poderá ser cancelado um BS que esteja na etapa aguardando efetivação.