OBJETIVO
Aprimorar a funcionalidade de atendimento automático das requisições executado pelo botão "Reservar Requisições" do vale de produção, fazendo com que este reserve/atenda os itens das requisições utilizando o lote produzido nas ordens de produção anteriores, ou seja, respeitando a sequência do processo de produção elaborado pela "Central de Planejamento e Necessidade de Produção".
UTILIZAÇÃO
A partir da "Central de Planejamento e Necessidade de Produção" existe a funcionalidade onde cria-se "sub ordens" para os produtos necessários.
Exemplo:
113281
113281.1
113281.2
113281.3
113281.4
Da mesma forma como a criação das OP's "em nível", existe a rotina de atendimento respeitando os lotes "em nível", sendo possível executá-la através do botão "Reservar Requisições".
Exemplo:
Lançando o vale da ordem 113281.3, ao clicar no botão o sistema libera/atende a requisição usando o lote produzido pela ordem anterior, 113281.4.
Para utilizar a funcionalidade, em "Parâmetros do Custo", ative os parâmetros: "Exige Lote Padrão na Ordem de Produção" (pré-condição para esta funcionalidade) e "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis".
Se tentar ativar "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" sem ativar primeiro o parâmetro "Exige Lote Padrão na Ordem de Produção", os sistema exibirá uma mensagem de alerta e não permitirá prosseguir.
Da mesma forma, ao tentar desmarcar o parâmetro 1, se o parâmetro 2 estiver ativo, o sistema alertará que fazer isso também desativará o parâmetro 2, e se deseja continuar ou não.
Na ordem inicial da sequência, na maioria das vezes o usuário lançará a requisição de materiais e a atenderá manualmente, mas nem sempre, sendo que ele pode também utilizar o botão "Reservar Requisições" por conveniência, fazendo a liberação automaticamente. Neste caso o sistema detecta que trata-se da primeira ordem dos níveis, então o material será recuperado de um lote usando FIFO/FEFO normal.
Caso o parâmetro "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" esteja ativo, no exemplo dado aqui, a partir da próxima, que seria 113281.3, o processo recupera o material necessário daquele lote que foi lançado no anterior, no caso, o lote criado pelo vale anterior é 113281.4, e assim sucessivamente.
113281.4 gerou saldo de material para
113281.3 que gerou saldo de material para
113281.2 que gerou saldo de material para
113281.1 que gerou saldo de material para
113281 que gerou o produto final.
Veja nas ilustrações:
Se o parâmetro "Reservar Requisições: Liberação/atendimento de requisições usando lotes em níveis" estiver inativo, o botão "Reservar Requisições" continua com a funcionalidade padrão, tentando realizar o atendimento para a requisição utilizando FIFO/FEFO.
Observações:
- A definição do lote ficará sempre na ordem. O vale já fica com o campo do lote bloqueado e preenchido, no formato correto, quando do apontamento da "sub ordem".
- O parâmetro em "Custos Industriais > Parâmetros do Custos > guia Param. Gerais 2" chamado "Atender apenas subprodutos - Tipo 8" tem efeito sobre esta funcionalidade uma vez que determina que apenas subprodutos podem ser atendidos e baixados quando do processo automático executado pelo botão "Reservar Requisições".
- O parâmetro do custo "Formação do lote com base no grupo de estoque" pode formatar o código do lote na ordem de produção colocando até mesmo o dígito do ano corrente no final, dependendo da configuração utilizada no grupo de estoque de último nível do produto. Exemplo: 113281.419 Isto não influencia esta funcionalidade, porque o lote, seja ele o formato que for, será recuperado quando pesquisada a ordem pelos níveis.