Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados
Está a ver a versão antiga (v. /pages/viewpage.action?pageId=53706841) desta página. ver diferenças ·  ver histórico de página

OBJETIVO

Alterar a Unidade de medida Comercial do produto no DANFE, assim como a obrigatoriedade do SPED.

UTILIZAÇÃO

Necessariamente deve ser cadastrada a unidade de medida do cliente no sistema através da janela "Unidades de Medida", esse cadastro é localizado nos módulos de Compras, WMS e Estoque, através do menu Cadastros -> Cadastros Diversos -> Tabelas Aux. Produtos, conforme figura 1.

Figura 1 - Unidades de Medida

 

 

Com o cadastra da unidade de medida do cliente realizada, será necessário vincular a unidade do cliente ao produto, e para realizar o vinculo da unidade do cliente deve acessar o cadastro do produto e no botão lateral "Unidades Conversão" realizar o cadastro da Unidade Entrada com seu fator de conversão, conforme figura 2.

(aviso) IMPORTANTE: Esse cadastro é compartilhado entre a Entrada e Saída dos produtos e o calculo realizado pelo sistema com o fator de conversão é da seguinte maneira.

  • Para a Unidade de Comercialização (Saída) o sistema realizará o seguinte calculo: "Quantidade" / "Fator Conversão" (divisão), essa conversão é meramente a informação para a NF-e/Danfe e SPED, o sistema não realiza validações sobre o unidade de comercialização.
  • Para a Unidade de Compra (Entrada) o sistema realizará o seguinte calculo: "Quantidade" * "Fator Conversão" (multiplicação), visto que esse cadastro alimentará o estoque da empresa no sistema, e o sistema utiliza essa conversão para realizar o controle de estoque.

Figura 2 - Cadastro do Produto com Unidades de Conversão

 

 

 

Na janela Companhias & Pessoas será criada uma chamada de cadastro que realizará a amarração entre o cliente, produto e unidade comercial padrão a ser utilizada no pedido de vendas.

 

No pedido de vendas será criado 2 campos na janela de itens, que conterão as informações "Unidade Comercial" e "Fator de Conversão".
A unidade comercial será carregado com a unidade cadastrada na amarração do cliente, produto e unidade comercial padrão (item 3.2), e caso não exista informação cadastrada no item 3.2, o sistema carregará a mesma informação do campo unidade, com o fator de conversão igual a 1, o único campo que aceitará edição é a unidade comercial, e para mudar a unidade comercial, será realizado via F3 onde apresentará as informações cadastradas nas “Unidades Conversão” no cadastro de Produtos, ao selecionar a unidade de conversão o sistema mostrar na unidade comercial selecionada assim como seu fator de conversão.

 

Após realizar o faturamento do pedido o sistema estará pronto para transmitir a NF para a Sefaz com a nova unidade comercial, e será usado o fator de conversão para calcular os campos "Quantidade Comercial" e "Valor Unitário de Comercialização".

 

Para o SPED teremos que realizar uma alteração no sistema, da qual o sistema preencherá no registro 0190 a unidade a ser convertida, e será carregado o valor de conversão no registro 0220.
O processo do SPED também afetará as entradas, visto que, o calculo do fator de conversão do produto usado na entrada é o mesmo da saída e quando possuir retorno por devolução o sistema deve exibir a informação da conversão lançada no formulário próprio.

 

 

OBS.: O único local de alteração para adicionar a informação do fator de conversão da saída será no item do pedido de vendas, não sendo realizado em outros processos automáticos como, por exemplo, em importações de arquivos.

Importante: O processo de conversão da unidade de medida é parecido com o existente no Documento de Entrada, contendo um campo de unidade e outro de fator de conversão, porém, a entrada recebe a informação da NF-e/DANFe e converte para alimentar o estoque do sistema. No caso da Saída seria o inverso, os campos existentes de unidade já faz o trabalho de alimentar o estoque do sistema, o que será realizado é apenas o lançamento da informação na NF-e/DANFe e SPED.


Labels
  • Nenhum