OBJETIVO
Processo para geração de Remessas para Industrialização de forma automática.
PARAMETRIZAÇÃO
1. Parâmetros dos Processos Terceirizados
Disponível em: Custos Industriais -> Auxiliar -> Parâmetros dos Processos Terceirizados
Nesta tela devem ser informados os parâmetros para geração dos pedidos de vendas de remessa ao fornecedor bem como os parâmetros para geração da solicitação/pedido de compras.
Figura 1 - Tela de Parâmetros
Campos:
Remessa para industrialização
- Operação padrão: Informe o código de operação para geração das remessas de industrialização.
- Finalidade padrão: Finalidade padrão para remessa de industrialização.
- Aprovação automática: Aprovação automática para remessas de industrialização. Ao gerar o pedido de vendas de remessa irá gerar o pedido até a etapa de aprovação comercial, porém aguardando Efetivação.
- Permite alterar finalidade: Permite alterar finalidade ao efetuar remessa.
Compra (pós industrialização)
- Operação padrão: Informe o código de operação para geração dos pedidos de compras.
- Finalidade padrão: Finalidade padrão para geração dos pedidos de compras.
- Aprovação automática: Aprovação automática para pedidos de compras.
Remessa (para retrabalho na industrialização)
- Operação padrão: Informe o código de operação para geração das remessas de retrabalho de industrialização.
- Finalidade padrão: Finalidade padrão para remessa de retrabalho de industrialização.
- Aprovação automática: Aprovação automática para remessas de retrabalho de industrialização.
Compra (pós retrabalho na industrialização)
- Operação padrão: Informe o código de operação para geração dos pedidos de compras.
- Finalidade padrão: Finalidade padrão para geração dos pedidos de compras de retrabalho.
- Aprovação automática: Aprovação automática para pedidos de compras de retrabalho.
Importante:
- Deve ser conferidas as informações das operações utilizadas nas remessas, visto que a aprovação automática das etapas no fluxo dependem da operação utilizada, por exemplo.
- A operação deve ter parametrizada fixa o indicador de presença visto ser campo obrigatório para salvar o pedido.
- A operação não deve validar o financeiro, visto que se estiver marcada o sistema irá realizar a validação financeira, podendo bloquear o pedido
- A tabela de preços deve estar parametrizada (inclusive deve existir para o produto) para que o sistema consiga carregar o preço.
- Conforme informado acima o pedido de remessa são aprovados até a última etapa automaticamente, porém os mesmos não vem efetivados devendo os mesmos ser efetivados um a um ou em lote através da tela Efetivação Pedido de Vendas em Lote.
CADASTRO COMPOSIÇÃO OSP
2.1 Requer processo terceirizado
Disponível em: Cadastro de Produtos -> Complementos -> Produção
Para proporcionar a automatização do processo de remessa para industrialização é necessário demarcar no cadastro do produto a opção Requer processo terceirizado conforme demonstrado na figura 2.
Ao demarcar esta opção ao gerar o vale de produção o sistema passa a prover informações para a geração da remessa de industrialização.
Figura 2 - Opção requer processo terceirizado
2.2 Determinação dos Fornecedores e Composição OSP
Disponível em: Cadastro de Produtos -> Fornecedores
Para determinar os fornecedores disponíveis para geração da remessa foi disponibilizado as opções "Processo Terceirizado" conforme demonstrado na figura 3.
Uma vez marcado o fornecedor como "Processo Terceirizado = Sim" o sistema disponibiliza o fornecedor para geração das remessas, porém é necessário verificar a opção "Compra Permitida Apenas de Fornecedor Homologado" disponibilizada no cadastro do Produto, aba Compras. Caso esta opção esteja marca como sim, somente os fornecedores marcados como Homologados (Aba Geral) estarão disponíveis para seleção.
Figura 3 - Composição OSP x Fornecedores
Campos:
- Filial: Código da Filial. Caso o fornecedor for utilizado para mais de uma filial deve ser incluído um registro para cada filial.
- Fornecedor: Código do fornecedor.
- Processo Terceirizado: Marque esta opção para determinar que este fornecedor poderá receber remessas de industrialização. Esta opção depende da marcação "Requer processo terceirizado" disponível em Complementos->Produção.
- Lote Mínimo: Lote mínimo para envio do pedido da remessa (quantidade de acordo com a unidade do produto utilizado na remessa).
O sistema irá bloquear o envio da remessa quando não atingir a quantidade mínima, porém, para optar por não bloquear marque a opção "Apenas exibir alerta", definido na opção abaixo.
Caso definir a quantidade para ZERO o sistema não irá realizar o bloqueio. - Apenas exibir alerta (lote mínimo): Marque esta opção quando optar por não bloquear o envio da remessa, apenas irá exibir alerta quando movimentação não atingir o lote mínimo.
- Observações: Campo apenas informativo, não sendo utilizado na geração do pedido de compras.
2.3 Serviços / Materiais Aplicado
Disponível em: Cadastro de Produtos -> Fornecedores -> Serviços / Materiais Aplicados
Para geração do pedido de compras com os serviços/materiais aplicados na industrialização deve ser preenchido as informações conforme demonstrado na figura 4. Os pedidos serão gerados somente para os serviços que estiverem marcados como "Serviço Ativo = Sim".
Conforme demonstrado na figura 5, é possível estabelecer uma faixa de preço conforme a quantidade da MO/Material aplicado.
Figura 4 - Serviços / Materiais Aplicados
Campos:
- Código do Serviço: Código do Serviço ou Material Aplicado pelo Fornecedor
- Aplicação: MA -> MATERIAL APLICADO ou MO -> MÃO DE OBRA
- Finalidade (na compra pós industrialização): Deixe em branco para utilizar a finalidade definida nos parâmetros do Processo Terceirizado
- Fator de conversão: Fator de conversão para a unidade do serviço. Exemplo: Unidade do Produto Industrializado MIL (Milheiro), unidade do Serviço UN. Fator = 1000.
- Preço: F -> PREÇO FIXO ou T -> TABELA (CONFORME QUANTIDADE UTILIZADA)
- Preço Unitário: Quando informado o tipo do preço como Fixo, informe o preço neste campo
Material Aplicado pelo Fornecedor
- Quantidade: Campo apenas informativo.
- Unidade: Campo apenas informativo.
Ativação
- Serviço Ativo: Sim/Não, somente será gerado pedido de compras para os itens marcados como SIM, desta maneria quando um determinado serviço não for mais utilizado poderá marcar como Não (sem necessidade de excluir o produto/serviço), entretanto, caso não haja nenhum serviço ativo o sistema irá cancelar a geração da remessa exibindo mensagem informando a necessidade de ativar pelo menus um serviço.
Campos:
- Sequencia: Informe um número sequencial.
- Quantidade: Conforme unidade do serviço / material aplicado.
- Preço Unitário: Preço unitário
GERAÇÃO DE REMESSA PARA INDUSTRIALIZAÇÃO
2.1 Tela de Geração da Remessa
Disponível em: Produção -> Movimentos -> Geração de Remessas para Industrialização
Figura 6 - Tela de Geração de Remessa
O processo de geração das remessas de industrialização é manual, devendo o usuário informar o fornecedor e posteriormente acessar a opção "Remeter Selecionados" para geração do pedido de vendas/remessa.
Os itens demonstrado na grade são provenientes dos Vales de Produção gerados posteriormente a marcação da opção "Requer processo terceirizado", ou seja, somente serão exibidos os vales lançados após demarcar a opção, os vales anteriores a marcação não serão exibidos.
Nesta tela as ordens de produção são dividas em duas partes, a primeira para as ordens de produção que possuem vale de produção e consequentemente podem ser enviadas para a fornecedor industrializar, a segunda é referente as ordens de produção que ainda não possuem vale de produção, demonstrando a quantidade planejada - quantidade produzida, apenas para terem uma prévia já que tais quantidade não podem ser enviadas neste momento.
Nesta tela é possível alterar as informações do fornecedor, finalidade e quantidade (fracionar) através da tecla F3. Para alterar tais informações pressione F3 na linha e a tela de atualização será exibida (conforme demonstrado na figura 7).
Figura 7 - Atualização dos dados da remessa
Caso haja somente um fornecedor identificado com preferência 1 para o produto, o sistema preenche automaticamente, caso contrário o usuário deverá informar o fornecedor manualmente através desta tela.
Importante:
a. Para geração das remessas o sistema agrupa os itens selecionados de acordo com a filial, fornecedor, finalidade, retrabalho. Desta maneira o sistema pode gerar um único pedido com diversos itens no mesmo pedido / nota fiscal. Isto se aplica tanto para o pedido de vendas quanto ao de compras.
b. Os pedidos de vendas e compras são gerados e aprovados (conforme determinação do parâmetros), entretanto, caso o pedido não possa ser aprovado por falta de informações como por exemplo regra tributária, o pedido permanece gerado e deve ser avançado manualmente.
c. Na falta de qualquer informação necessária que impeça a geração da remessa o sistema demonstra o item em vermelho na grade e acrescenta informações acima da grade informando o problema ao usuário. Por exemplo tanto a remessa normal quanto a de retrabalho deve ter sido informado nas operações a tabela de preço, seja fixa, ou do cliente, realizada a parametrização na operação o produto também deve ter tabela de preço.
d. Uma vez gerada a remessa não é possível desfazê-la. Mesmo ao excluir o pedido de vendas/compras o sistema não irá apresentar o vale de produção novamente na tela da remessa visto que o mesmo já foi gerado anteriormente. Entretanto caso o Vale de produção seja excluído e relançado a informação volta a ser demonstrada na tela de geração.
e. A validação do Lote mínimo é realizada de acordo com a somatória do Produto + Filial + Fornecedor.
f. A determinação do preço para os itens da remessa é de acordo com a tabela de preços parametrizada na Operação de Remessa, desta maneira o produto enviado na remessa deve ter a tabela de preço cadastrada para a UF do fornecedor e o operador que esta gerando a remessa deve ter permissão para o preço parametrizado. Já os preços dos serviços aplicados são informados nas telas de Serviço / Materiais Aplicado, conforme figura 4 e 5.
2.2 Diagrama do processo de geração da remessa
A geração de pedidos de venda e compra citados ocorrerá conforme diagrama demonstrado na figura 8:
Figura 8 - Diagrama - Geração da Remessa
2.3 Determinação de retrabalho na Ordem de Produção
Para determinar uma ordem de produção como retrabalho (bem como informar se o retrabalho é por conta do fornecedor) foram adicionados dois novos campos na tela da Ordem de Produção, conforme demonstrado na figura 9.
Figura 9 - Determinação de Retrabalho na OP
NOTIFICAÇÃO DE NOVAS REMESSAS
3.1 Notificação
Para receber notificações referente a remessas disponíveis para geração foi disponibilizado no Plano de Senhas do usuário a opção "Receber Notificação de Novas Remessas de Industrialização" conforme demonstrado na figura 10.
Figura 10 - Notificação de Novas Remessas - Definição no usuário
Ao marcar esta opção o usuário passa a receber alertas de itens pendentes. Esta notificação é exibida sempre que o usuário acessa o ti9 e ativa a empresa. Logo após o primeiro acesso o usuário somente receberá as notificações a cada 5 minutos caso haja novos itens após o alerta de notificação anterior.
Figura 11 - Notificação de Novas Remessas