Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

OBJETIVO

Este manual é destinado aos departamentos internos da Ti9.

Este recurso da chave de ativação tem o objetivo de direcionar o usuário a entrar em contato com o Departamento Comercial da Ti9 para avaliar o ramo da nova filial/empresa a ser criada no sistema e determinar se o software adere ao processo e atende às necessidades dela.

UTILIZAÇÃO

  • Este procedimento foi implementado somente no módulo ERP. Portanto, o módulo Folha de Pagamento continua permitindo incluir novas filiais sem solicitar uma chave, e sem restrição de acesso por falta desta.
  • Foi criado um algoritmo de propriedade da Ti9 para geração da chave. As informações base para o algoritmo são: UF, CNPJ e IE.
  • Mesmo que a empresa em questão não possua Inscrição Estadual, a chave é gerada normalmente com esta informação em branco.

 

Cadastro de Empresas e Filiais

Ao incluir uma nova empresa/filial, o sistema exibe a mensagem "Para o cadastro de novas filiais a chave de ativação é necessária. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9", conforme a Figura 1 abaixo.

Figura 1 - Cadastro de Empresas e Filiais

 

O novo campo "Chave" (Figura 2 abaixo) foi incluído como obrigatório na aba Documentos.

Ao salvar o cadastro, esta a chave será validada. Caso a chave não seja válida, exibirá a mensagem: “A chave informada não é válida. Por favor entre em contato com o departamento comercial da Ti9”.

Foi adicionado também o campo "Data da Ativação da Chave" (somente leitura) abaixo da chave, compondo a nova seção "Dados da Ativação desta filial no Software". Ao salvar a chave, este campo recebe a data atual. Se, por algum motivo, a chave estiver sendo atualizada, esta data será atualizada também.

Figura 2 - Dados de Ativação do Software

 

Se o usuário alterar alguma das informações base para a chave (UF, CNPJ e IE) será necessário solicitar uma nova chave ao comercial do Ti9 com as informações atualizadas.

Até que uma chave válida seja informada e salva, apenas na aba "Geral" será permitido editar as informações do cadastro. Se o usuário tentar alterar a informação de algum campo das outras abas do cadastro, o sistema exibirá a mensagem: “Para alterar este cadastro é necessário informar uma chave de ativação válida para esta filial na guia Documentos. Por favor, entre em contato com o departamento comercial da Ti9.”

Os motivos de disponibilizar nesta aba "Documentos" o novo campo "Chave" e a validação desta:

  • A chave tem como base principal o CNPJ, UF e Inscrição Estadual;
  • Para efetuar qualquer movimentação com esta filial no Ti9 será necessário estes dados principais, tais como Tipo de Inscrição, CNPJ etc. Ou seja, não foram implementados novos controles de verificação da chave nos demais processos do ERP. A ausência do preenchimento dos campos da aba Documentos, e das demais abas, por falta da chave de ativação, já será suficiente para impedir prosseguir com as operações no ERP para a nova filial. Durante um atendimento, se notarmos um cadastro de filial está sem a chave de ativação e mesmo assim possui os dados preenchidos nas abas onde o sistema bloqueia o acesso, isto deverá ser informado ao Departamento Comercial do Ti9.

Geração da Chave de Ativação

Para contemplar os clientes já existentes, o sistema conta com um processo de geração automática da chave na abertura, onde atualiza os registros de filiais já existentes com uma chave única, a fim de equalizar os registros. Este processo deixa de ser executado automaticamente após a data de 31/12/2021, quando o cliente já deve ter atualizado o ERP com a release que contém esta funcionalidade.

Foi criado um menu no programa “Controle de Licenças”, armazenado na pasta “Ferramentas Internas” do Ti9, que é utilizado pelo "Gerente de Configurações". Neste menu, foi disponibilizada a nova tela "Chave por Filial" (demonstrada na Figura 3 abaixo) para gerar as chaves solicitadas pelo Departamento Comercial.

Figura 3 - Chave por Filial

Os times de Implantação e Help Desk devem procurar o Departamento Comercial quando novos clientes forem implantar o ERP, pois precisarão ter as chaves de ativação para o cadastramento inicial das filiais.

 


 

 

Labels
  • Nenhum