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OBJETIVO

Este processo permite realizar a gestão de cobranças de taxas originadas das “unidades de negócio” (lotes e residências) - receitas que são  recorrentes de Taxas de manutenção, investimentos, fundos de reserva, dentre outras.

UTILIZAÇÃO

1. Cadastros

 

Unidade de Negócios 

  • Na tela Financeiro -> Movimentos -> Central de Cobrança Condomínios -> Cadastros -> Unidades de Negócios. Efetue o cadastro de lotes e seus respectivos proprietários. Figura 1.



Figura 1 - Cadastro Unidade de Negócio


 

Taxas 

  • Na tela Financeiro -> Movimentos -> Central de Cobrança Condomínios -> Cadastros -> Taxas. São receitas originadas das “unidades de negócio” recorrentes de Taxas de manutenção, investimentos, fundos de reserva, dentre outras. Figura 2.

 

Figura 2 - Cadastro de Taxas


Taxas por Unidade

  • Na tela Financeiro -> Movimentos -> Central de Cobrança Condomínios -> Cadastros -> Taxas por Unidade. nesta janela será feito o lançamento das taxas referente a cada unidade de negócio. Figura 3.

Figura 3 - Cadastro de Taxas por Unidade

2. Painel de Gestão de Taxas

  •  Na tela Financeiro -> Movimentos -> Central de Cobrança Condomínios -> Painel de Gestão de Taxas.  Uma vez realizado o cadastro das taxas para a Unidade de Negócio,  no painel de Gestão Taxas ocorrerá o  processamento das Taxas para a Unidade de Negócio conforme o período informado. Veja Figura 4.

 

 

Figura 4 - Painel de Gestão de Taxas

Pesquisar

  • Conforme os parâmetros de filtro informados o sistema pesquisa todos os lançamentos de taxas no período e exibe os dados na grid.

Gerar Período

  • Conforme os parâmetros de filtro informados o sistema lança todas as taxas de acordo com o período de vigência da taxa. Caso já exista informações para o filtro informado o sistema emitirá um alerta (com as opções Sim ou Não para cancelar) informando ao usuário que já existe informações de acordo com o filtro informado e que os lançamentos automáticos serão reprocessado, ou seja, excluídos e relançados.
    Importante: Caso o contas a receber já possua boleto, borderô, ou baixa o sistema não irá prosseguir com o reprocessamento sendo necessário o usuário desfazer manualmente a ação no contas a receber.

Relatório

  • De acordo com os filtros informados é gerado o relatório com as informações das taxas no período. Importante: O layout/modelo do relatório será desenvolvido em campo pelos implantadores.

Adicionar taxa manual

  • Permite o usuário informar manualmente uma taxa. Campos a serem informados: Id Unidade, Id Taxa, Quantidade, Valor Unitário e Responsável.

Excluir Taxa

  • Permite o usuário excluir uma taxa lançada manualmente ou automática.

Lançar Contas a Receber

  • Lança os contas a receber conforme os itens marcados na Grid. Para marcar os itens na grid pode clicar individualmente no X ou então clicar com o botão direito do Mouse na Grid e utilizar a opção Marcar Todos. Importante: Na tela do contas a receber os documentos de taxas não permite exclusão e nem alteração de valores.

Excluir Contas a Receber

  • Exclui os contas a receber conforme os itens marcados na Grid. 

    Importante: Somente os contas a receber em aberto e que não foram gerados boletos ou borderô podem ser excluídos, caso contrário o usuário precisará realizar a ação manual para liberar o documento;

Campos da Grid Editáveis

  • Origem Automática: Para os lançamentos de origem automática os seguinte campos podem ser alterados: Quantidade;

  • Origem Manual: Para os lançamentos de origem manual os seguinte campos podem ser alterados: Quantidade, Responsável (Cobrança) e Proprietário;


 

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