Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados
Está a ver a versão antiga (v. /pages/viewpage.action?pageId=80674823) desta página. ver diferenças ·  ver histórico de página

OBJETIVO

Permitir a utilização de itens de serviços e mercadorias para emissão de Recibo Simples, sem valor fiscal.

UTILIZAÇÃO

1. Emissão de Recibo Simples/CFe-SAT/NFe - Parametrização 

1.1. Espaços - Identificação dos Tipos de Documentos Fiscais / Recibos

Para que seja gerado recibos para determinada venda primeiramente é necessário informar no cadastro dos Espaços os tipos de documentos permitidos. Com esta definição ao faturar o pedido, será demonstrado apenas os tipos de documentos definidos no Espaço.

Exemplificando, conforme demonstrado na figura 1, ao definir que aquele Espaço pode ter somente Recibo Simples automaticamente o Caixa somente terá a opção de “Faturamento” que seria Emitir Recibo.

Figura 1 - Espaço - Definição dos Tipos de Documentos Fiscais / Recibos

 

Importante:

  • a. É necessário revisar todos os cadastros dos Espaços visto que por padrão nenhum Tipo de Documento virá marcado para utilizando, consequentemente no Caixa não será exibida nenhuma opção para Faturamento.
  • b. É importante ressaltar que havendo necessidade de separar produtos para emissão de Recibo Simples de CFe-SAT deve-se criar espaços separados visto que tal separação deve ser realizada operacionalmente, desta maneira a pessoa responsável por configurar os espaços deve verificar a necessidade de se criar mais de um espaço, bem como mais de um catálogo de produtos. Lembre-se um mesmo pedido/comanda não permite separação de itens para realização do faturamento parte em Recibo, parte em CFe-SAT/NFe.

 

1.2. Terminais de Vendas - Parametrização da Operação e Finalidade para Recibo Simples

Para realizar o lançamento do documento referente ao Recibo Simples foram disponibilizados novos campos na parametrização do Faturamento no cadastro dos Terminais de Vendas (Caixas), conforme demonstrado na figura 2.

Figura 2 - Terminais de Vendas - Definição da Operação e Finalidade para Faturamento do Recibo Simples

 

 

Novos campos:

  • Código Operação: Código da operação para faturamento do Recibo de Simples. Visto que não será gerado lançamento Fiscal para o Recibo Simples, é necessário utilizar uma operação que não lança escrita fiscal. Também é necessário preencher os campos de série fixa, cadastrar a série (em Séries de Notas Fiscais, com modelo em branco), bem como informar a espécie fixa "REC" para identificação do Recibo.
  • Finalidade: Finalidade padrão para lançamento dos itens.

 

1.3. Frente de Caixa - Faturamento Recibo Simples

Uma vez parametrizado os espaços e realizada a configuração das operações, ao realizar o Faturamento de um pedido/comanda na tela do Caixa, o sistema identifica o Espaço pertencente ao pedido e disponibiliza apenas as opções de faturamento habilitadas no Espaço, conforme demonstrado na figura 3.

Figura 3 - Frente de Caixa - Faturamento por Recibo Simples

 

Após o faturamento por Recibo Simples, é gerado o relatório/Recibo, conforme modelo apresentado na figura 4.

Figura 4 - Frente de Caixa - Modelo Impressão - Recibo Simples

 

a

 

 

Labels
  • Nenhum