1.OBJETIVO

Este manual visa orientar os usuários na utilização da versão do sistema NFSe, especificamente para o Município de Campinas, conforme o padrão ABRASF 2.03. Aqui, você encontrará instruções detalhadas sobre as novas funcionalidades implementadas, alterações nos campos de cadastro e dicas para otimizar seu uso do sistema.

2.Funcionalidades

A seguir, são apresentadas as principais funcionalidades disponibilizadas nesta atualização:

3. Novos Campos

Detalhes sobre as mudanças implementadas nos campos para possibilitar a comunicação com a Prefeitura de Campinas:

3.1 Pedido de Vendas

3.2 Cadastro de Produtos/Serviços

3.3 Empresas e Filiais/NFSe/Tributos

3.4 Companhias e Pessoas

NIF: Campo obrigatório para serviços prestados no Exterior. Preencha com o Número de Identificação Fiscal do país do tomador. Para mais informações acesse aqui: Tax Identification Numbers


4. Validações e Erros Comuns

Ao utilizar o sistema NFSe, é fundamental garantir a precisão dos dados inseridos para evitar erros comuns que podem resultar em falhas na transmissão ou rejeição da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Seguem algumas dicas importantes para validar as informações cadastrais e evitar problemas comuns:

4.1 Revise o Cadastro de Município

4.2 Revise o Cadastro de Serviços

4.3 Revise o Cadastro da Empresa para a NFSe

4.4 Revise o Cadastro de Produtos

Erros Comuns e Como Resolvê-los:

5. Alterações importantes implementadas pela Prefeitura de Campinas

Como parte das recentes atualizações do sistema NFSe para o Município de Campinas, como o ISS (Imposto Sobre Serviços) é calculado e tratado sofreu mudanças significativas, com a troca do webservice utilizado pela prefeitura. A seguir, detalhamos as implicações dessas mudanças e como elas afetam o uso do sistema. É essencial que essas informações sejam bem compreendidas para evitar discrepâncias entre os cálculos realizados pelo ERP e os valores de ISS devolvidos pela prefeitura.

5.1 Cálculo de ISS Retido

3.6 ISS no Simples Nacional

Recomendações Adicionais:

Atenção: A falta de validação automática pela Prefeitura torna essas verificações uma parte crítica da operação fiscal das empresas localizadas em Campinas. Garantir que essas verificações sejam feitas com precisão e regularidade é essencial para evitar problemas fiscais e operacionais.

6. Suporte e Comunicação diretamente com a Prefeitura

Para resolver questões relacionadas ao cálculo do ISS, divergências de alíquotas, cadastro da empresa ou outros procedimentos, é essencial ter acesso direto ao suporte oferecido pela Prefeitura de Campinas. Caso a empresa necessite esclarecer dúvidas diretamente com a prefeitura ou relatar problemas específicos, segue o canal de atendimento oficial:

Canal de Atendimento da Prefeitura de Campinas:

Este canal deve ser usado para: