Possibilitar o vínculo entre projeto e almoxarifado, de modo que os saldos de estoque por projetos podem ser obtidos por meio dos saldos de estoque destes almoxarifados.
Para a utilização desta funcionalidade, primeiramente deve-se cadastrar um "almoxarifado modelo", no "Cadastro de Almoxarifados". Este "almoxarifado modelo", assim chamado, pode possuir qualquer código, descrição e configuração que o usuário desejar. Este será utilizado posteriormente quando da criação dos projetos de último nível, ou seja, projetos que possuem seu tipo igual ao nível de projetos configurado nos "Parâmetros da Contabilidade" (será explicado mais a frente). A figura 01 ilustra a criação de um almoxarifado modelo:
Figura 01: Cadastro de Almoxarifados - almoxarifado modelo para a criação automática de almoxarifados quando do cadastro de novos projetos de último nível.
Após esta primeira etapa de configuração, será necessário ativar o parâmetro "Controle de Almoxarifado por Projeto", bem como informar o "Almoxarifado Modelo" na janela "Parâmetros do Estoque", conforme ilustra a figura 02.
Figura 02: Parâmetros do Estoque - parâmetro e almoxarifado modelo.
A janela “Cadastro de Projetos” agora contempla o campo “Almoxarifado”¹, para ser utilizado nos projetos analíticos, ou seja, quando este projeto possuir seu "Tipo" igual ao nível de projetos configurado nos "Parâmetros da Contabilidade" (figura 03). Então um novo almoxarifado será gerado automaticamente quando o registro for salvo.
As figuras 03, 04 e 05 exemplificam o descrito.
¹ Este campo é visível somente se o parâmetro “Controle de Almoxarifado por Projeto” esteja configurado como “S - Sim”.
² Não será permitido ao usuário alterar este código.
Figura 03: Parâmetros da Contabilidade - parâmetro "Níveis de Projetos". Neste exemplo, todos os projetos de Tipo 4 serão analíticos.
Figura 04: Cadastro de Projetos - campo "Almoxarifado" informa que obterá o código do almoxarifado ao salvar o registro do novo projeto. Este campo é somente leitura.
Figura 05: Cadastro de Projetos - campo "Almoxarifado" demonstrando o novo almoxarifado gerado e vinculado, após salvar os dados.
Caso a empresa esteja utilizando o “Controle de Almoxarifado por Projeto”, ao realizar qualquer lançamento que seja necessário informar almoxarifado, o sistema preenche automaticamente o campo almoxarifado do documento com o almoxarifado vinculado ao projeto, e não permite que esta informação seja alterada pelo usuário.
Processos contemplados: Solicitação de Compras, Pedido de Compra, Nota Fiscal de Entrada, Pedido de Venda, Nota Fiscal de Saída, Ordem de Produção, Requisição de Material, Vale de Produção, Movimentação Interna.
Observações: