OBJETIVO

Realizar a controle da série dos equipamentos nos lançamentos dos documentos de entrada, pedido de vendas, ordem de produção (requisição da matéria prima), vale de produção e movimentação interna.

UTILIZAÇÃO

Cadastro do Produto

Para que o sistema realize o rastreio/controle do equipamento pelo código de série, é necessário ativar o parâmetro em "Produtos" > "Complementos" > "Complementos 1" no campo "Controla Série", conforme apresentado na figura 01.

Após realizar a movimentação do produto, o cadastro do controle de série não poderá ser alterado, ou seja, se o produto nasce controlando número de série então o mesmo não poderá deixar de controlar, e vice-versa.

Figura 01 - Cadastro do Produto, campo Controla Série



(aviso) Não é possível controlar Lote e Série no mesmo produto ao mesmo tempo.

 

Documento de entrada

Visto que o rastreio é apenas de um código de série por produto a janela de séries não permitirá alterar a quantidade, sendo o valor fixo igual a um (1), o sistema já possui uma validação para que inclua a quantidade de série igual à quantidade de produto que está entrando na empresa;

Exemplo: Ao cadastrar um documento de entrada que possua produto que controle a série, e que este produto possuir a quantidade igual a 10 itens, na janela de série do equipamento deve possui 10 códigos série do mesmo produto.

Após o preenchimento dos dados do cabeçalho e itens será necessário coletar os números de série dos equipamentos que controlam série. Para realizar tal coleta utilize a a opção "Série", conforme indicado na figura 02.

Figura 02 - Documento de Entrada, cadastro de Série


 

Ao clicar no botão "Série" será apresentada uma janela para captar os números de série, que poderá ser feito manualmente ou por leitura de código de barras. Cada produto terá um número de série que será único no sistema.

Para o processo de importação é necessário coletar os números de série antes de realizar o recebimento do material.

Na figura 03 é possível verificar a janela de recebimento das Séries do equipamento.

Figura 03 - Recebimento do Código de Série

 

 

Produção

No cadastro da ordem de produção, requisição de matéria prima e atendimento automático o sistema realizará automaticamente o lançamento dos itens que controlam série buscando pelo processo FIFO (na ordem de produção será lançado o atendimento automático ao gerar a requisição). A janela "Requisição de Matéria Prima" conta também com o botão "Série", para que seja possível visualizar ou alterar os códigos de série lançados automaticamente para os produtos que controlam série. 

(aviso) para visualizar as séries lançadas é necessário selecionar um item no quadro "Itens da Requisição de Material" e clicar para abrir a janela de série pelo botão.

Na Figura 04 é possível verificar a janela de Requisição de Matéria Prima com o botão "Série".

Figura 04 - Requisição de Matéria Prima

 


Ao clicar para visualizar as Séries cadastradas na requisição o sistema abrirá uma janela apresentando o código do produto, almoxarifado, lote e quantidade atendida que foi lançada no item que foi selecionado no quadro "Itens da Requisição de Material".

A Figura 05 é apresenta a janela para edição ou atualização das séries lançadas, lembrando que apenas o campo "Código Série" pode ser inserido/alterado.

Figura 05 - Série do Equipamento

 

Para o processo no "Vale de Produção" as validações serão as seguintes:

  1. Será verificado se todos os produtos da requisição de matéria prima que controlam série possuem código de série para a quantidade total dos produtos liberados, caso não possua a quantidade total o sistema não permitirá salvar o vale de produção;

  2. Caso o produto a ser produzido no vale controle série, será liberado o botão "Série". Será necessário então informar o código de série para a quantidade total produzida (Figura 06). O código de série deve ser lançado antes de salvar o vale de produção. A janela "Série" será a mesma apresentada na Figura 05, porém no campo "Código Série" deve ser informado um novo código de série, não sendo possível a opção de seleção (apenas um campo simples para preenchimento).

Figura 06 - Vale de Produção



Faturamento

Nos parâmetros do faturamento, há uma opção para que se exija realizar a separação de série do equipamento ao lançar o pedido de vendas (Figura 07). Caso a opção seja desabilitada, o sistema realizará automaticamente pelo processo FIFO.

Figura 07 - Parâmetros do Faturamento

 

Para realizar a separação por série para o pedido de vendas, utilize o controle em "Faturamento" > "Movimentos" > "Separação de produtos pelo Código de Série", conforme demonstrado na Figura 08.

Figura 08 - Separação de Materiais

 

O processo é realizado informando a filial e o número do pedido de vendas. O sistema pode sugerir automaticamente os códigos de série por FIFO, caso pertinente.

(informação) A captação dos números de série poderá ser realizado manualmente ou por leitura de código de barras.

 

Movimentação Interna

Lançamentos de movimentações no estoque para ajustes, quando no produto for marcada a opção "Controla Série", Figura 09.

 

Movimentação de Transferência: Operação do tipo "95". 

Movimentação de entrada (Custo informado e custo atualizado): Operação do tipo "91". 

Movimentação de saída (Custo informado ou custo atualizado): Operação do tipo "92".


Após a seleção do produto o sistema verifica se o produto controla saldo por série. Caso positivo, o sistema apresenta um campo para informar o número de série.

 

Figura 09 - Movimentação Interna, campo Série do equipamento