OBJETIVO

Realizar a controle da série dos equipamentos nos lançamentos dos documentos de entrada, pedido de vendas, ordem de produção (requisição da matéria prima), vale de produção e movimentação interna.

UTILIZAÇÃO

Cadastro do Produto

 

 

Documento de entrada

Produção

Faturamento

Movimentação Interna

 

Para incluir o rastreio pelo número de série dos equipamentos é necessario acessar o cadastro do "Produtos" > "Complementos" > "Complementos 1" no campo "Controla Série".

Ao incluir que o produto possui rastreio do número de série

  Quando o produto possui controle por série (a verificação do controle por série do produto é realizado em "Produtos" > "Complementos" > "Complementos 1" no campo "Controla Série"), porem ao utilizar o produto na o sistema não realiza o rastreio do número de série do produto.

 

No cadastro do produto deverá ser informado se o produto será controlado por número de série. O controle de número de série do produto não poderá ser alterado se o produto for movimentado, ou seja, se o produto nasce controlando número de série então o mesmo não poderá deixar de controlar, e vice-versa.

 

Visto que o rastreio é apenas de um código de série por produto, o atendimento da série do equipamento no documento de entrada foi alterado, e a janela de séries não permitirá alterar a quantidade, sendo o valor fixo igual a um (1), o sistema já possui uma validação para que inclua a quantidade de série igual à quantidade de produto que esta entrando na empresa;

Exemplo: Ao cadastrar um documento de entrada que possua produto com controle de série, e que este produto possuir a quantidade igual a 10 itens, na janela de série do equipamento deve possui 10 códigos série do mesmo produto.

 

No cadastro de requisição de matéria prima o sistema realizará automaticamente o lançamento dos itens que controlam série, e será incluso o código de série por ordem de entrada, esse processo será realizado nos atendimentos de requisição do tipo 1, tipo 2 e atendimento automático. Foi criado também um novo botão apenas na janela de Requisição de Matéria Prima, e esse botão terá como principal função a visualização ou alteração dos códigos de série lançados automaticamente para os produtos que controlam série, para visualizar as séries lançadas é necessário selecionar um item no quadro "Itens da Requisição de Material" e abrir a janela de série pelo novo botão. Na Figura 01 é possível ver a janela de Requisição de Matéria Prima com o novo botão de "Série".

Figura 01 - Requisição de Matéria Prima



Ao solicitar para visualizar as Séries cadastradas o sistema abrirá uma nova janela apresentando o código do produto, almoxarifado, lote e quantidade atendida que foi lançada no item que foi selecionado no quadro "Itens da Requisição de Material", na Figura 02 é apresentado a nova janela para edição ou atualização das séries lançadas, lembrando que apenas o campo "Código Série" pode ser inserido/alterado.

Figura 02 - Série do Equipamento



O sistema terá duas novas validações ao salvar/alterar o cadastro do Vale de Produção que possuir produto que controla série, que são:

  1. Será verificado se todos os produtos da requisição de matéria prima que controla série se possuem código de série para a quantidade total dos produtos liberados, caso não possua a quantidade total o sistema não permitirá salvar o vale de produção até resolver a pendência;
  2. E se o produto produzido no Vale de Produção controlar série é necessário que informe o código de série para a quantidade total produzida, e para isso foi criado um novo botão "Série" na janela "Vale de Produção", para que informe as séries manualmente (Figura 03), o código de série deve ser lançado antes de salvar o vale de produção, a janela de "Série" será a mesma apresentada na Figura 02, porem o campo "Código Série" deve ser informado um novo código de série.

 


Figura 03 - Vale de Produção

 




(aviso) Observação: o rastreio é apenas de um código de série por produto.