Possibilitar baixas de ativos fixos por notas de débito para aqueles que constam como enviados para locação em nota fiscal inexistente no sistema (i.e. dados de remessa/controle de locação importados diretamente na base de dados).
Estes ativos podem aparecer normalmente no relatório de SALDOS POR REMESSA e no controle de locação.
Figura 01 - Relatório Saldos por Remessa do Controle de Locação.
Figura 02 - Controle de Locação - nota fiscal inexistente no sistema.
Para realizar a baixa de ativos por nota de débito para ativos que estão constantes em notas fiscais de remessa inexistentes no sistema, primeiramente é necessário criar esta nota fiscal inexistente, diretamente na janela Documento de Saída.
Será necessário utilizar uma operação de Nota Fiscal Complementar.
Lançar normalmente o item (Botão "Edição dos Itens"), exatamente com os dados informados no relatório de remessa. Lançar os dados Número do Contrato e Código do Ativo na seção Dados de Remessa (acertos).
Figura 03 - Item do documento de saída - dados idênticos ao apresentado no saldo por remessa.
Figura 04 - Item do documento de saída - dados idênticos ao apresentado no saldos por remessa.
Então é necessário configurar a Finalidade, para que esta NÃO exija informação de documento de origem. Recomenda-se a criação de uma nova finalidade para tal:
Figura 05 - Cadastro de Finalidades.
Lançada a nota, será possível então referenciá-la no Pedido de Vendas quando da confecção da Nota de Débito.
Figura 06 - Pedido de Vendas - Dados corretos e relacionados garantidos através da pesquisa com <F3> nestes campos.
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Figura 07 - Consulta de Itens do Ativo - Dados corretos para relacionar ao pedido de vendas.
Figura 08 - Pedido de Vendas - Operação de baixa de ativo por nota de débito (venda de item locado / em comodato).