Permitir importar os pedidos dos clientes da Weleda, gerados em arquivos no layout NeoGrid versão 3.2, para o banco de dados do ERP Ti9.
Link para o layout NeoGrid: http://jira.ti9.com.br:8081/secure/attachment/53086/PORTAL-LayoutOrders_NeoGrid_v032.pdf
Visão Macro
- O cliente da Weleda (i.e. rede de farmácias) envia o arquivo, no layout NeoGrid, que contém os dados básicos de um pedido bem como os itens desejados;
- O usuário seleciona o arquivo e executa o processo em uma janela disponibilizada no sistema Ti9;
- O sistema realiza a importação dos pedidos de vendas com seus itens e demais informações de acordo com o estabelecido no arquivo, localizando o cliente através do CNPJ e os produtos através do código EAN;
- A Weleda realiza as etapas de faturamento nos pedidos para os clientes.
Configuração
É necessário que os seguintes campos estejam preenchidos na janela "Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais":
Figura 1 - Parâmetros do Faturamento > Parâmetros Gerais.
Processo de Importação
Acesse a janela "Vendas/Outras Saídas", clique no sub-menu "Layout NeoGrid" do botão EDI, conforme Figura 2.
Figura 2 - Importação de Pedidos de Venda - Layout NeoGrid
Com o campo "Caminho" selecionado, pressione F4 para selecionar o arquivo de pedidos para importação e clique no botão OK para iniciar o processo, conforme Figura 3.
Somente arquivos com a extensão ".txt" (arquivo texto) serão exibidos.
Figura 3 - Importação de Pedidos - Processamento do Arquivo
Ao término do processo aparecerá uma mensagem informando a quantidade de pedidos importados com sucesso, conforme Figura 4.
Figura 4 - Quantidade de Pedidos Importados
Os pedidos que não passarem na validação (do cabeçalho ou de algum dos seus itens) serão listados com uma mensagem referente a validação que inviabilizou a importação, podendo o usuário exportar esta lista clicando com o botão direito do mouse nela e na opção Exportar, conforme demonstrado nas Figuras 5 e 6.
Figura 5 - Exportando Mensagens de Validação da Importação
Figura 6 - Formato da Exportação
Observações
Versão do arquivo disponibilizada pela Weleda: v3.2
Arquivo do layout anexado: PORTAL-LayoutOrders_NeoGrid_v032.pdf
Mesmo que o arquivo contenha diversos registros e campos, não são todos necessários e/ou não devem ser considerados para a finalidade de confecção de pedido de vendas no sistema Ti9.
Dados específicos como: Descontos, Acréscimos, Tributação, Formas de Pagamento, etc., são estabelecidos pela Weleda e não pré-determinados pelo seu cliente.
O campo "Tipo do Frete" será sempre preenchido com a opção "1 - Emitente".
A Transportadora Padrão previamente vinculada ao Comprador no Ti9 ("Companhias & Pessoas", aba "Geral Faturamento", campo "Transp. Padrão") também será gravada em "Dados de Entrega/Outras Informações" (acessado pelo botão da janela principal do pedido), conforme demonstrado na Figura 7.
Figura 7 - Tipo do Frete e Transportadora
CABEÇALHO (01)
Figura 8 - Data de Entrega e Ordem de Compra em Observações
PAGAMENTO (02)
DESCONTOS E ENCARGOS DO PEDIDO (03)
ITENS (04)
Figura 9 - Cadastro para Código EAN no produto.
GRADE (05)
CROSSDOCKING (06)
Item ABC
- Quantidade: 10
-- Crossdocking:
---- Cnpj do Local de entrega: 00.000.000/0001-00
---- Data da Entrega: 01/02/2017
---- Quantidade: 05
-- Crossdocking:
---- Cnpj do Local de entrega: 11.111.111/0001-11
---- Data da Entrega: 25/02/2017
---- Quantidade: 05
- Cada ocorrência de crossdocking gerará um pedido de vendas, a fim de realizar a separação dos itens com diferentes informações de entrega.
- Pelo fato do layout NeoGrid determinar como NÃO OBRIGATÓRIOS os campos "CNPJ do Local de Entrega" e "Data - Hora Inicial do Período de Entrega", o sistema pode ficar sem referência para realizar a quebra por pedidos. Então o sistema somente realizará esta quebra se possuir ao menos uma destas informações.
- (A) Se possuir o CNPJ, encontra o local de entrega, então estabelece este local de entrega para este item. Se informado, deve estar devidamente cadastrado no Ti9. Caso contrário, o pedido não será importado.
- (B) Se possuir "Data - Hora Inicial" (a informação de hora será desconsiderada), então estabelece esta data de entrega para este item.
- Vale lembrar que são independentes, ou seja, se a linha do registro possuir a informação (A) mas não a (B), o sistema leva em consideração a informação (B) contida na linha do CABEÇALHO (registro 01).
- O mesmo vale para o caso de encontrar a informação (B) mas não a (A).
SUMARIO (09)