OBJETIVO

O objetivo principal é a criação de uma central de propostas para serviços. 

- Nesta rotina serão informados os serviços vendidos e uma seção de inserção de clientes diversos e percentuais. Ao finalizar a inclusão de itens e clientes com percentuais, conclui-se o processo que irá gerar novos pedidos gerenciados através das rotinas já utilizadas pelo TI9. 

- A nova rotina irá gerar pedidos distintos para os clientes inseridos fazendo o rateio dos valores de acordo com os percentuais definidos. 

- Todo o processamento de pedidos/faturamento ocorrerá sobre os pedidos gerados após essa etapa. 

- Cada Proposta será um registro na base de dados, portanto, será possível gravá-la para edição e/ou visualização posterior.

UTILIZAÇÃO

Para acessar a nova janela, basta ir em Faturamento -> Movimentos -> Proposta Comercial de Serviços(vide imagem 1).

Imagem 1. Nova Janela Proposta Comercial.

Após inserir as informações do cabeçalho(Dados da proposta e Dados da agência que será aplicada a comissão), é possível selecionar os clientes que irão realizar o rateio dos serviços, podendo ratear o valor pela porcentagem desejada, conforme destacado na imagem 2.

 

Imagem 2. Inserção de rateio clientes.

Após realizar a inserção dos dados do serviço, para que os valores totais da janela sejam atualizados, é necessário clicar na etapa "Calcular". Nesta etapa, serão geradas automaticamente as informações da grade "Detalhes de Faturamento", sendo realizado o rateio de cada cliente com base no valor do serviço e a porcentagem de rateio informado. Exemplo na imagem 3.

Imagem 3. Calculo da Proposta.

Após realizar a etapa de cálculo, será possível confirmar a Proposta clicando na etapa do fluxo "Proposta". Após a confirmação, os campos não poderão ser alterados, e o fluxo será avançado para "aguardando aceite" para aprovação comercial. Após o aceite, a proposta poderá ser efetivada para geração do pedido de vendas. Exemplo destacado na imagem 4.


 

Imagem 4. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.

Obs.:Caso haja a reprovação do aceite, é possível editar as informações da proposta comercial, clicando novamente na etapa "proposta" para reabrir a edição e realizar alguma correção (se necessário).

Ao clicar em Efetivação, o sistema utilizará as informações da grade "Detalhes de Faturamento" como base para gerar o pedido de vendas. Cada linha da grade será um pedido de vendas. Após concluído o processo, o campo "número pedido" da grade de detalhes será atualizado com o pedido gerado correspondente. Exemplo imagem 5.

Imagem 5. Fluxo de aprovações - Etapa Aceite.


Ao cancelar a efetivação, os pedidos de vendas vinculados serão excluídos e a numeração dos mesmos na grade de detalhe de faturamento será apagada.

 

 

(aviso)Botões Laterais:

Informações Comerciais: Contém as mesmas informações que as do pedido de vendas

Processo: Sem funcionalidade. Espaço reservado para futuras customizações de  relatórios

Gerar Cópia: Gera a Cópia da proposta comercial ( não copia a data de aceite, nem os pedidos vinculados, sendo necessário passar as etapas novamente)

Encerrar Proposta: Rotina que encerra a proposta comercial. Caso a proposta já tenha pedidos de vendas vinculados, os mesmos terão o seu status atualizado para encerrado. 

Também é possível cancelar o encerramento, retornando a etapa em que se encontrava a proposta. Caso contenha pedidos de vendas relacionados, os mesmos terão seu status atualizado para disponível novamente.