OBJETIVO
Gerenciar as demandas de compras dos produtos para revenda em uma nova central de planejamento de compras, permitindo a geração de solicitações de compras.
UTILIZAÇÃO
Processo:
- Entradas:
- Pedidos de Venda, Ordem de Serviço (Demanda)
- Notas fiscais Faturadas (Histórico)
- Saldo de estoque (Estoque mínimo)
- Saídas: Solicitações de Compras.
Central de Planejamento de Compras:
Para acessar a central de planejamento de compras vá "Compras > Movimentos > Central de Planejamento de Compras".
Fig. 1 - Planejamentos
1. PLANEJAMENTO
Exibe os planejamentos efetuados. Por padrão o mês corrente é carregado.
1.1 BOTÕES
- Pesquisar: pesquisa os planejamentos conforme o período informado.
- Novo Planejamento: Cria um novo planejamento.
- Editar: Edita um planejamento. *
- Excluir: Exclui um planejamento *
- Visualizar Impressão: visualiza a impressão do planejamento selecionado.
1.2 OPÇÕES
- Período: data "de" e "até" dos planejamentos. Por padrão será preenchido com o mês corrente (ativo)
Observação: - * apenas para planejamentos não processados.
- Para o acesso é necessário estar ativo uma única filial.
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Necessidade de Compras
Ao concluir o cadastro de um novo planejamento ou quando da edição de um já existente, será exibido a janela para pesquisa das necessidades de compras de produtos para a revenda. (Fig 2)
Fig. 2 - Necessidades de Compra de produtos para a revenda.
1. OPÇÕES
1.1 A opção “Modo de Análise” define qual o tipo de necessidades de compras a serem exibidas, que são:
- Histórico: histórico de vendas do período.
- Demanda: baseado nos pedidos de venda em aberto no sistema no período selecionado.
- Estoque Mínimo: quantidade necessárias para atender o estoque mínimo do produtos.
Tipo: DEMANDA Descrição: Seleciona todos os produtos dos pedidos de vendas em aberto, cujo almoxarifado possua a propriedade "Sug. Produção / Rep. Estoque" esteja marcada. Critérios de seleção: - Item do pedido ainda não atendido totalmente ((Quantidade Pedida - Quantidade Atendida) > 0)
- Data de entrega entre o período filtrado.
- Filial
- Não possuir nota fiscal gerada.
- Não possuir ordem de produção.
- Liberado para faturamento.
- Crédito Liberado (não bloqueado).
- Operação não pode estar preenchido "Código da Operação de Destino na Aprovação do Cliente". Em outras palavras, o pedido não pode ser cotação.
- O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
- O item do pedido não pode ter sido usado em outro planejamento.
Tipo: HISTÓRICA Descrição: Somatória por produtos vendidos no período informado com base nas notas fiscais de saída. O agrupamento da informação é por produto. Critérios de seleção: - Data de Emissão da nota entre o período filtrado.
- O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
- A nota fiscal não pode estar cancelada.
- Apenas notas fiscais com operação de venda, parâmetros da operação "Movimentação Financeira" e "Despesa/Receita Operacional" marcados.
Considerações: - As devoluções devem ser descontadas.
Tipo: SALDO MÍNIMO Descrição: Seleciona todos os produtos que estejam abaixo do estoque mínimo. Critérios de seleção: Formula: saldominimo - saldo_fisico - (previsao_entrada - qtde_produzida) + ped_venda > 0 Onde: saldominimo : saldo mínimo do produto.saldo_fisico : saldo físico (somatória) do produto nos almoxarifados com a propriedade "Sug. Produção / Rep. Estoque" marcadas.previsao_entrada : com base nos pedidos de compras liberados e não encerrados onde exista quantidade a receber. Somatória da quantidade pedida - quantidade de entrada.qtde_produzida : é considerada zero visto que neste caso não se aplica ao propósito. Esta variável foi citada apenas por integrar a formula utilizada pelo sistema para outros tipos de demanda.ped_venda : somatória da quantidade pedida nos pedidos de venda que:
- Não tenham sido faturados (nota fiscal gerada)
- Não possuam ordem de produção
- O produto não pode ser do tipo "1 - Fabricação própria" ou "8 - Subproduto".
- O pedido não esteja encerrado.
- Operação com a propriedade "Controlar NF Mãe e Filhas" e "Código da Operação de Destino na Aprovação do Cliente" em branco
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1.2. Consolida Necessidade: Consolida necessidades de compra de acordo com produtos e data de necessidade (somente para o modo de análise por demanda).
1.3. Período: esta opção é levada em consideração conforme o modo de analise escolhido.
- Demanda: Data de entrega do pedido de vendas.
- Histórica: Data de emissão da nota fiscal.
- Saldo Mínimo: utilizada para a previsão de entrada e pedidos de vendas.
1.4. Percentual de Ajuste: disponível apenas para a opção “Histórico”. Será aplicado um percentual em cima da quantidade calculada .
2. BOTÕES DE AÇÃO
Pesquisar: atualiza a grade de registro de necessidades conforme as opções da janela
Processar: o sistema efetua o processamento das necessidades de compras selecionadas, dando acesso a janela de PRÉ geração do MRP.
Adicionar Necessidade: Adiciona uma nova necessidade de compra manual. A mesma passará a ser exibida na grade de necessidades na cor azul.(Fig. 3)
Fig. 3 - Necessidade de Compra Manual.
Encerrar Necessidade: Define que uma necessidade não deve ser considerada. Quando do encerramento de uma necessidade, a mesma passará a ser exibida na cor vermelho.
Observação: - Para necessidades incluídas manualmente esta ação as exclui permanentemente.
- Para necessidades do modo de análise "Historica" esta funcionalidade não se aplica.
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Tela: Pré visualização da Solicitação de Compra
Esta tela apresentará a sugestão de compras a serem geradas bem como as necessidades selecionadas previamente.
Fig. 4 - Pré - Solicitação de Compras.
1. GRADE DE REGISTRO
1.1 Sugestão de Compras: Permitido alterar as colunas de "Qtde Confirmada" e a "Data de Necessidade".
2. BOTÕES:
- Confirmar Análise: efetua a geração da solicitação de compras.
- Cancelar: cancela a análise realizada e retorna para a tela de necessidade de compras (Fig. 2)