Realizar criações de diversos pedidos de vendas a partir de um único pedido-pai, integrado do EDI, através do Ti9.
Na janela de Pedido de Venda, o botão Liberação de itens para Faturamento realiza a liberação apenas para pedidos integrados via EDI, conforme apresentado na figura 1.
Figura 1- Opção "Liberação dos Itens para Faturamento"
Uma vez que o pedido-pai é gerado, esta opção será habilitada e o pedido nesta condição terá algumas condições de fluxo:
Além da exibição da opção Liberação de itens para Faturamento, uma outra alteração notável é a supressão do fluxo do pedido de vendas para pedidos gerados pelo EDI. Para estes tipos de pedidos, como estes não serão avançados, e sim os pedidos gerados a partir deles, esta opção foi suprimida.
Figura 2 - Pedido de Venda sem o painel de fluxo
Quando um item ainda não foi gerado para um pedido, ele fica marcado com a Situação 0. Quando um pedido é gerado a partir de um item deste pedido-pai, o item passa a ser marcado pela situação 3 - Mantido em pedido, tendo o pedido-filho associado na coluna Histórico Situação. As informações do cabeçalho e dos itens marcados serão todos repassados ao pedido-filho.
Se o pedido-filho for excluído, o mesmo será marcado como tal no pedido-pai, conforme figura 3.
Figura 3 - Pedido-pai com pedidos-filhos já gerados
Quando o pedido-filho é gerado, ele terá como itens todos os itens marcados na sua geração, tendo os números dos itens preservados. Se um pedido foi gerado com os itens 3 e 7, por exemplo, este terá 2 itens: os próprios 3 e 7, seguindo esta numeração. Caso seja criado um novo item neste novo pedido, ele seguirá com a numeração 8.
Os pedidos-filhos são pedidos normais, que podem seguir o fluxo normalmente. Uma vez gerado, os itens no pedido-pai não poderão mais ser utilizados para gerar novos pedidos-filhos.
Após a geração do pedido-filho, uma mensagem será exibida com a numeração do pedido gerado, também estando marcado em Histórico Situação. Os pedido-filhos terão marcados o pedido-pai como origem. Todos os itens do pedido-filho gerado estarão marcados por padrão.
Este processo também pode ser feito de forma manual ou automática através de arquivos EDI, para isso, é utilizado o Integrador EDI. Seu funcionamento é explicado na página EDI RND025 - Exportação do Arquivo com a Posição do Estoque.