OBJETIVO

Permitir configurar a exportação manual e automática do arquivo EDI RND025 - Posição do Estoque, com as informações necessárias para cada filial e cliente que necessitarem desta ferramenta.

UTILIZAÇÃO

exportação de arquivos RND025, de uma filial específica para um determinado cliente, precisa de parâmetros (variáveis) e controle de informações individuais, tais como: número (sequencial) de controle de transmissão, CNPJ do receptor na comunicação e os produtos que devem ter a posição de estoque informada. 

Para atender esta necessidade, cada processo de exportação (filial => cliente) tem seu próprio grupo de variáveis configuradas conforme o exemplo a seguir:


Exportação Acument Camaçari (filial 003) para FORD Camaçari (código 001592)

Grupo de Variáveis

O grupo de variáveis deve ser cadastrado no módulo Faturamento, menu "Cadastros > Cadastros Diversos > Grupo de Variáveis para EDI e Etiquetas" e seu nome deve iniciar com o texto "EDI_RND025".

Para facilitar a identificação no momento de cadastrar o valor para cada parâmetro, o grupo recebeu o nome do layout específico deste EDI + Filial + Cliente.

Visto que o identificador do grupo não pode se repetir, ele recebeu o nome do layout +  filial + código do cliente, conforme demonstrado na Figura 1:

Figura 1 - Grupo de Variáveis RND025


Campos do Grupo de Variáveis RND025

Com o grupo criado, precisamos adicionar os campos que este grupo disponibilizará ao processo de exportação do arquivo. 

Os campos necessários para o Layout RND025 estão na tabela abaixo, seguida da Figura 2 que exemplifica o preenchimento do cadastro:

IdNomeTipo DadosTamanhoMascara
FILIAL_TRANSMISSORAFILIAL TRANSMISS.13000
IDENT_RECEPTOR_COMUNICRECEPTOR COMUNIC11899.999.999/9999-99
NUM_CONTROLE_TRANSMISSAONÚM. CONTROLE3500000
ENVIA_POSICAO_ESTOQUEENVIA P.ESTQ (POP)60@!

 

Figura 2 - Preenchimento do Campo do Grupo de Variáveis


Preenchimento dos Novos Campos nos Cadastros

Companhias & Pessoas

Acesse o cadastro do cliente receptor dos arquivos RND025 deste grupo de variáveis (001592 - FORD BAHIA) e clique no botão "Campos do EDI e Etiquetas" destacados na Figura 3:

Figura 3 - Campos do EDI no Cadastro do Cliente

 

Na janela "Grupo de Variáveis para EDI e Etiquetas" que foi aberta, foi necessário incluir o grupo "RND025_003_001592" (Figura 4) para habilitar o preenchimento dos campos.

Figura 4 - Inclusão do Grupo de Variáveis RND025 para o Cliente

 

Após salvar o grupo, será necessário clicar no botão "Campos" (Figura 4 acima) e cadastrar os valores para os campos referentes a transmissão do arquivo.

Os valores utilizados nesta exportação do Layout RND025 estão na tabela abaixo, seguida da Figura 5 que demonstra o preenchimento da filial:

IdNomeValor
FILIAL_TRANSMISSORAFILIAL TRANSMISS.003
IDENT_RECEPTOR_COMUNICRECEPTOR COMUNIC03.470.727/0001-20
NUM_CONTROLE_TRANSMISSAONÚM. CONTROLE4350


Figura 5 - Variável da Filial Transmissora do Arquivo RND025

 

Cadastro de Produtos

Acesse o cadastro dos produtos que devem ter a posição do estoque enviada nos arquivos RND025 deste grupo de variáveis (001592 - FORD BAHIA) e clique no botão "Campos do EDI e Etiquetas" demonstrado na Figura 6:

Figura 6 - Campos do EDI no Cadastro de Produtos


Inclua o grupo "RND025_003_001592" (Figura 7) para habilitar o preenchimento do campo "ENVIA P.ESTQ (POP)". Este campo (Figura 8) deve ser preenchido com S (Sim) / N (Não), 

Figura 7 - Inclusão do Grupo de Variáveis RND025 para o Produto

Figura 8 - Campo Envia Posição de Estoque para o Arquivo RND025




Processo de Exportação Manual

Execute o IntegraEDI e escolha a opção RND025 destacada no menu abaixo (Figura 9):

Figura 9 - Opção RND025 no menu do IntegraEDI

Preecha a Data de Corte e clique em OK para exportar o arquivo (Figura 10):

Figura 10 - Janela de exportação do RND025

Modo automático

Para chamar esta funcionalidade de forma automática, pode-se criar um arquivo do tipo Batch, e preenchê-lo de forma parecida como está no arquivo PG_CONF.ini, como é explicado abaixo (Figura 11).

Figura 11 - Configuração do arquivo para execução automática

Esta opção foi criada para casos que são necessários executar a funcionalidade a cada X horas, ou precisa ser executado constantemente. 

Para a configuração, é necessário passar alguns parâmetros. São eles:

Para realizar a chamada automática, basta configurar o Agendador de Tarefas do Windows para que este possa executar o arquivo criado, de acordo com sua necessidade.

 

Observações e Referências

Registro ITP

NOME DO TRANSMISSOR - preenchido com a informação do campo Razão Social do cadastro da filial.

Registro ES1 / ES2

COD. ITEM DO CLIENTE - preenchido com a informação do campo "Cadastro de Produtos > Código no Cliente > Código do Produto no Cliente".

COD. DO FORNECEDOR COMPONENTE - preenchido com a informação do campo "Companhias & Pessoas > Faturamento > Parâmetros Arquivo EDI > Código da Empresa no Cliente".

NOME DO FORNECEDOR DO COMPONENTE - preenchido com a informação do campo "Cadastro de Empresas e Filiais > Geral > Razão Social".

COD. UNIDADE DE MEDIDA - preenchido com as duas primeiras letras do campo "Cadastro de Produtos > Geral > Unidade".

* Os produtos selecionados são:

 

 


Modo automático

Para chamar esta funcionalidade de forma automática, pode-se criar um arquivo do tipo Batch, e preenchê-lo de forma parecida como está no arquivo PG_CONF.ini, como é explicado abaixo.

Figura 14 - Configuração do arquivo para execução automática

Esta opção foi criada para casos que são necessários executar a funcionalidade a cada X horas, ou precisa ser executado constantemente. 

Para a configuração, são necessário passar alguns parâmetros. São eles:

Para realizar a chamada automática, basta configurar o Agendador de Tarefas do Windows para que este possa executar o arquivo criado, de acordo com suas necessidades.