OBJETIVO

Permitir o apontamento de Sucatas no lançamento do Vale de Produção.

DEFINIÇÃO

Refugo: produção que não satisfaz aos padrões dimensionais ou de qualidade e, portanto, é refugado e vendido por um valor
inferior ao do produto que atenda as especificações. 

 

Unidades defeituosas: produção que não satisfaz os padrões dimensionais ou de qualidade e é subseqüentemente reusinada e
vendida através dos canais normais como mercadoria de primeira ou de segunda, dependendo das características do produto e das
alternativas disponíveis. Normalmente estes produtos são vendidos no mercado como “pontas de estoque” (off price).

 

Desperdício: material que ou se perde, ou evapora, ou encolhe, ou é resíduo que não tem valor de recuperação mensurável;
exemplo: gases, poeira, fumaça e resíduos invendáveis. Às vezes a disposição do desperdício ainda obriga a empresa a custos
adicionais; por exemplo, o desperdício atômico.

 

Sobras: resíduo de materiais de operações fabris que tem valor mensurável, mas de importância relativamente pequena. Por
exemplo, o metal que sobra numa operação de estampagem, aparas, limalha, serragem e pequenos pedaços de material resultantes
de operações de corte. As sobras podem ser vendidas ou reaproveitadas.

 

(Extraído do Capítulo 19 do Livro Contabilidade de Custos: Pearson Education (STARK, José Antonio)) 

ESCOPO

 

Nesta funcionalidade foram abrangidos os apontamentos de dois dos tipos de Sucatas, no caso: Refugo e Sobras (a qual chamamos de Resíduos).
Esses dois tipos de sucata possuem tratamentos diferentes para realização do lançamento do estoque e custo, conforme segue abaixo:

UTILIZAÇÃO

 

 

1. Motivo de Geração da Sucata

 

No módulo Produção, em Cadastros Diversos > Tabelas Aux. Produtos, existe o cadastro Motivo de Geração Da Sucata. Nesta tela, serão cadastrados os motivos de uma sucata ser gerada. Esta informação será usada no Vale de Produção e opcionalmente pode ser restringida por produto, conforme item 2.3. 

 

 

Figura 1 - Cadastro do motivo da geração da sucata

 


2. CADASTRO DO PRODUTO 

 
2.1 Identificação das sucatas:

Para identificação dos produtos disponíveis para apontamento da sucata é necessário primeiramente identificar e classificar as Sucatas. Para isso foi adicionado a seção "Sucata" em Complementos. 

Figura 2 - Definição da Sucata 

 
Campos: 

2.2 Vínculo entre a sucata e o produto Acabado/Semi acabado:

Para realizar tal vínculo foi criado uma nova opção no cadastro do produto com o nome "Sucatas do Processo Produtivo" conforme demonstrado na figura 3. Nesta tela é possível informar mais de um código de sucata. 

Figura 3 - Vinculo da Sucata no Produto Acabado/Semi-acabado

Campos: 

Importante:

Ainda nesta tela existe a possibilidade de realizar uma simulação do apontamento do Vale de Produção. Para realizar a simulação basta preencher a quantidade apontada e o sistema irá demonstrar a conversão da unidade bem como a quantidade que seria baixada/transferida do produto Pai. (por se tratar de uma simulação os dados informados nesta parte não são salvos).


2.3 Vinculo e Restrição dos Motivos de Sucata por Produto:

Opcionalmente foi criada a opção de restringir a utilização dos motivos de sucata por produto. Para utilizar esta opção é necessário habilitar o parâmetro "Restringir Utilização dos Motivos de Geração de Sucata por Produto" em Parâmetros do Custo (em Custos Industriais) conforme demonstrado na Figura 4.

Figura 4 - Parâmetros do Custos - Restrição dos Motivos por Produto



2.3.1 Vinculo dos Motivos de Sucata por Produto:

Ao marcar a opção de restringir os motivos por produto, no cadastro de Sucata de Produção, opção Motivos, vincule ao cadastro do produto os motivos desejados. 

 

Figura 5 - Tela de Cadastro de Sucata da Produção



É possível a inserção e vários motivos de uma só vez para facilitar a inclusão deste cadastro. 

Figura 6 - Tela de Cadastro de Motivos da Sucata



3. Determinação das Operações para lançamento do estoque

Para determinar as operações para lançamento das sucatas foram adicionadas duas novas informações no cadastro da Operação do tipo 30-Ordem de Produção, conforme demonstra a figura 7. 
- Código de Operação Refugo (operação de transferência) 
- Código de Operação Resíduo (operação com custo informado) 


Figura 7 - Operação de Refugo e Resíduo


4. Motivo de Geração da Sucata

No módulo Produção, em Cadastros Diversos > Tabelas Aux. Produtos, existe o cadastro Motivo de Geração Da Sucata. Nesta tela, serão cadastrados os motivos de uma sucata ser gerada. Esta informação será usada no Vale de Produção, conforme figura 8. 

Figura 8 - Cadastro do motivo da geração da sucata


5. Vale de Produção 

Ao informar a Ordem de Produção o sistema verifica a existência de sucatas vinculada ao produto fabricado. Caso houver o sistema exibe uma nova Grade para que o usuário informe as quantidade em cada sucata (caso houver), conforme demonstra a figura 9. 


Figura 9 - Apontamento da Sucata no Vale de Produção


Para a realização do apontamento da sucata é necessário preencher os campos em cinza disponível na parte de Apontamento de Sucata antes de salvar o Vale de Produção. Como podemos ver no exemplo acima tal produto foi cadastrado com três possíveis tipos de Sucatas, desta maneira o operador deve informar a quantidade apenas para a(s) Sucata(s) gerada neste processo.

É importante ressaltar que o apontamento da quantidade produzida do produto Pai deve ser realizada sem subtrair os produtos defeituosos (Refugos) visto que o sistema irá realizar o cálculo conforme demonstrado no item 6.

Importante:

Ao salvar o Vale de Produção todas as definições da(s) sucata(s) são armazenadas no Vale (informações como tipo da sucata, custo, fator de conversão, etc). Sendo assim caso haja necessidade de realizar qualquer alteração na definição da sucata esta não será aplicada a um vale de produção já lançado, sendo necessário excluí-lo e realizar o lançamento novamente caso necessário.

O preenchimento do Motivo da Sucata é obrigatório quando se tem quantidade maior que 0. 


 

5.1 Informando os Motivos de Sucata:

 

Ao pressionar F3 na linha/coluna do motivo da Sucata é apresentada a tela para informação dos motivos daquela quantidade de sucata apontada, conforme figura 10.

Nesta tela é necessário informar o(s) motivo(s) e suas respectivas quantidades de forma que a quantidade seja igual a quantidade apontada na tela anterior.

Figura 10 - Apontamento dos Motivos de Geração da Sucata

 



6. Cálculo da quantidade para lançamento no estoque 
 

O cálculo é realizado de acordo com a Determinação dos tipos REFUGO e RESÍDUO e o tipo de apontamento. 
- REFUGO: Realiza transferência de código de produto, transferindo a quantidade e o custo de acordo com o apontamento. 
- RESÍDUO: Realiza lançamento de estoque sem realizar transferências do produto pai e o custo é o informado. Desta maneira o apontamento do resíduo sempre será realizado na sua própria unidade. 

Tipo de Apontamento: 
- PRÓPRIA UNIDADE: O operador deverá informar a sucata na sua própria unidade de medida da sucata. 
- UNIDADE DO PRODUTO PAI: O operador deverá informar a sucata na unidade de medida do item pai 

Cálculo: 
a. Supondo o apontamento utilizando a Opção "PRÓPRIA UNIDADE" para o tipo REFUGO: 
Significa que o operador deverá informar a sucata na sua própria unidade de medida da sucata. No exemplo se for informado 18kg de sucata, o programa irá dividir os 18kg pelo peso do item pai (supondo que o peso do item pai é 10kg), chegamos em uma quantidade equivalente de 1,8 peças. 
Desta maneira o sistema irá efetuar a entrada no estoque com 18kg de sucata e baixa os componentes no estoque relativos a 1,8 peças. 


b. Supondo o apontamento utilizando a Opção "UNIDADE DO PRODUTO PAI" para o tipo REFUGO
Significa que o operador deverá informar a sucata na unidade de medida do item pai. Neste caso trata-se de peças. Ao informar 2 peças de sucata o programa irá multiplicar a quantidade 2 pelo peso do item pai que é 10Kg. Então, teremos uma entrada no estoque de 20 kg de sucata e a baixa de componentes no estoque relativas a 2 peças. 

  

7. Custo da Sucata  

O custo da sucata será de acordo com o tipo da Sucata. 
- Para o tipo Refugo o sistema irá lançar o custo do produto Pai 
- Para o tipo Resíduo o sistema irá utilizar o custo informado em seu cadastro.