A finalidade desta customização é criar um processo para controle e gestão da programação de faturamento dos clientes, com o objetivo de otimizar o processo de gestão e liberação das demandas para faturamento, bem como tornar mais prática a manutenção do planejamento e faturamento.
Para que a janela "Liberação Itens para Faturamento" exiba os dados na pesquisa, é necessário que:
O cliente deve possuir as informações de Plantas (fábrica e local de entrega) conforme os dados informados na pesquisa:
Figura 1 - Informações de Plantas
O produto da demanda em questão deve estar relacionado ao cliente informado na pesquisa:
Figura 2 - Relacionamento do Produto da Demanda
Foi criada uma nova aba no software de plano de senhas chamada "Op. Pré Nota", nessa aba ficam as operações de 70 a 78. O usuário deve estar vinculado à Operação relativa à demanda, caso nenhuma demanda tenha sido selecionada o sistema irá considerar como se todas as operações tivessem sido selecionadas. Exemplo: Demanda com Operação 7001:
Figura 3 - Cadastro de Operações
O campo "Data de Programação" deve ser habilitado no cadastro de operações "Figura 4", ainda nesse cadastro, haverá a opção de habilitar esse campo no cabeçalho do pedido de vendas "Figura 5", ou no item do pedido de vendas "Figura 6".
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Foi criado o campo "Moeda" na tela de "Parametrização do Pedido do Cliente - EDI", por padrão esse campo ja vem com a moeda "REAL" carregada.
Figura 7 - Tela de Paramentrização do Pedido EDI
Na tela de "Cadastro de Unidades", foi criado o campo "Numero de Casas Decimais". O sistema deverá validar essas casas decimais na inclusão de nova demanda na tela de planejamento do faturamento e inclusão de pedidos de vendas, tanto na importação de arquivo EDI automático (já contemplado no integrador), importação de arquivo EDI manual e inclusão de demanda manual. Esse campo aceitará valores de 0 a 4.
Figura 8 - Número de Casas Decimais
Para acessar a tela de "Liberação Itens para Faturamento", entrar no modulo de "Faturamento > Movimentos > Liberação Itens para Faturamento".
Nessa tela serão inseridas as demandas para o planejamento do faturamento, as demandas pode ser inseridas de três formas:
Botões existentes:
Figura 9 - Botões
Figura 10 - Tela de Inserção de nova necessidade
Figura 11 - Tela de Importação EDI
O layout das telas é dividido nas seguintes partes: "Filtros do Planejamento", "Ao Liberar o Planejamento" e "Planejamento".
Na parte de "Filtros do Planejamento" ficam os critérios para se listar as demandas.
Campos existentes:
Caso ambos os campos estejam vazios, o sistema trará todas as demandas até o dia atual, ou até a data de corte caso a mesma tenha sido preenchida.
Figura 12 - Filtros do Planejamento
Na parte "Ao Liberar o Planejamento" ficam informações que precisam ser preenchidas para efetivar a liberação do item para faturamento (botão "Liberar para BS").
Campos existentes:
Figura 13 - Ao Liberar o Planejamento
Na parte "Planejamento", serão exibidas as demandas, inseridas ou importadas, de acordo com os filtros e com o tipo de agrupamento definido pelo usuário.
Figura 14 - Tabela de demandas
Acima da tabela, existe um ícone de ajuda, que abre uma tela com uma explicação resumida das funções e atalhos da tela.
Figura 15 - Tela de Ajuda
Após a liberação do boletim de separação na tela de "Liberação Itens para Faturamento", os itens liberados para faturamento ficarão atrelados a um documento chamado boletim de separação (BS) e deverão ser exibidos nesta tela, onde o setor de expedição poderá avançar os processos e gerar os pedidos para faturamento. As informações de "Numero Pallet" podem ser alteradas direto na linha do item, enquanto que as informações de quantidade e endereçamento só podem ser editadas caso a flag "Intervenção" esteja selecionada.
Figura 16 - Tela Boletim de Separação
Os botões dessa tela são:
Figura 17 - Nova Tela de Expedição
Figura 18 - Tela de Emissão de Notas Fiscais
Figura 19 - Launcher TI9
Neste momento será exibida a tela para transmissão das notas fiscais para o Sefaz "Figura 12". Na tela que será exibida, preencher com o número do boletim no campo “Boletim de”, o sistema deverá repetir automaticamente o número digitado no campo “Boletim até”, permitindo que o usuário altere para selecionar um intervalo com mais de um boletim se necessário. Ao clicar no botão “Filtrar (F5)”, o sistema deverá carregar todas as notas fiscais relacionadas aos boletins informados que estão pendentes de envio para o Sefaz.
Figura 20 - Tela de Transmissão da NF-e
Ao iniciar o envio a SEFAZ, o sistema irá verificar se haverá impressão automática das notas fiscais após confirmação da transmissão "Figura 13".
Figura 21 - Janela de confirmação de impressão
Na tela DANFE também será alterada com o filtro de boletim "Figura 14".
Figura 22 - Tela DANFE
Após ser transmitida as notas fiscais para o SEFAZ, alterar o status do pedido na seção “Detalhes do Faturamento” para “Faturado”.